Professor Paulo Roberto Motta, egresso Ebape, recebe homenagem pelos 50 anos dedicados ao magistério na FGV

ter, 05/09/2017
Português, Brasil

No dia 16 de agosto, a Fundação Getulio Vargas realizou evento em homenagem ao professor Paulo Roberto Motta pelos 50 anos de dedicação ao magistério na instituição. A comemoração reuniu, também, outros brilhantes egressos da Ebape e que, hoje, são importantes personalidades das áreas de educação e administração pública do país.

Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Fundação Getulio Vargas (FGV) Carlos Ivan Simonsen Leal parabenizou o professor Paulo Motta pela contribuição ao ensino na instituição, formando gestores  e grandes executivos que, hoje, colaboram com o desenvolvimento de importantes setores da administração pública brasileira.

Para reforçar toda essa importância, o diretor da Ebape, professor Flavio Vasconcellos ressaltou que poucas são as instituições que possuem em seu corpo docente, professores tão empenhados na qualificação e no fortalecimento da Escola, com uma bagagem de comprometimento e dedicação de mais de 50 anos como a do professor Paulo Motta.

Já o vice-diretor da Ebape, professor Alvaro Cyrino destacou que o professor Paulo Motta formou gerações de administradores que beberam na fonte do conhecimento e, hoje, é um exemplo na magistratura, demonstrando seu caráter mais humano e ético.

A relevância da atuação do professor Paulo Motta foi destacada na primeira mesa de homenagens que abordou sua contribuição ao pensamento administrativo do Brasil e também ao desenvolvimento institucional da Ebape. Participaram da mesa, os egressos e atuais professores da Ebape Paulo Motta; Armando Cunha; Bianor Cavalcanti; Humberto Falcão Martins e Alketa Perci.

O professor Armando Cunha, ao narrar as inúmeras facetas do professor Paulo Motta, relembrou as contribuições à história da administração pública do país e seu importante papel como docente formando e desenvolvendo padrões de ensino com o mais alto nível de excelência. Um verdadeiro especialista no campo da administração pública e sempre assumindo importantes funções de destaque na Ebape.

“O professor Paulo Motta nos brindou com decisões, ações e reflexões transformadoras tanto no plano institucional quanto no plano social e representa uma inestimável contribuição à educação do país e à Fundação Getulio Vargas ”, destacou o diretor Internacional da FGV (DINT), professor Bianor Cavalcanti.

Para a professora Alketa Perci, o professor Paulo Mota possui perfil inovador em traçar novos direcionamentos em cenários de mudanças constantes e uma grande facilidade em ver com otimismo as diversidades em diversos setores, apresentando sempre uma solução mais adequada para cada momento.

O Professor Humberto Falcão Martins destacou a personalidade absolutamente magnética e inspiradora do professor Paulo Motta e a grande importância que trouxe para a comunidade acadêmica, assim como a generosidade em partilhar todo seu conhecimento.

Seguindo as homenagens ao professor Paulo Motta, o ex-gerente executivo da Universidade Corporativa do Banco do Brasil e consultor Pedro Paulo Carbone ressaltou o quão importante foi a participação do docente na identificação de novos caminhos para solucionar problemas e definir novos modelos de gestão e administração para o Banco.

Ao dar continuidade aos depoimentos, o subsecretário de assuntos corporativos da Secretaria do Tesouro Nacional Líscio Camargo, evidenciou  sua admiração ao professor Paulo Motta pela grande contribuição ao magistério, pelo amplo conhecimento na administração pública e por ser uma pessoa amiga e extremamente generosa.

Na sequência, a ex-aluna de pós graduação em administração pública (CIPAD) e do Mestrado em Administração Pública (MAP) da Ebape e assessora do diretor geral da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, Márcia Relvas, destacou a importante participação do professor Paulo Motta em sua vida profissional  e  sua preocupação contínua no desenvolvimento ético e humano.

Para encerrar o painel, o professor da Ebape Marco Túlio Zanini,  parabenizou o professor Paulo Motta ao destacar sua amizade, gratidão e a generosidade em sempre estar presente nos momentos mais difíceis. Evidenciou, ainda, a proeminência em tratar temas complexos com tanta facilidade.

No encerramento do evento, o professor Paulo Motta parabenizou a Fundação Getulio Vargas, a direção da Ebape e todas as pessoas presentes, expressando sua gratidão à FGV e às inúmeras homenagens recebidas.