Você Ebapeano

 

Por meio desse canal você pode nos ajudar permanentemente a conectar a realidade acadêmica à empresarial

  • Você é ex-aluno e gostaria de compartilhar sua trajetória profissional, ou um projeto profissional atual? Queremos conhecer sua história ou o seu projeto.
  • Você gostaria de contribuir com a escola doando seu tempo para alunos realizando uma mentoria ou de alguma outra forma?

Este espaço objetiva ser o canal em que a Rede Alumni Ebape participa ativamente da construção e desenvolvimento do Alumni. Basta enviar um e-mail com sua sugestão ou comentando sobre sua expertise e/ou proposta: alumni.ebape@fgv.br

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

CEO da Origem Energia e alumnus, Luiz Felipe Coutinho, compartilha sua trajetória profissional em entrevista para a Rede Alumni

Com mais de 15 anos de experiência em gestão, e intensa dedicação ao setor de gás e energia, o fundador e CEO da Origem Energia - uma das principais empresas do onshore brasileiro, e também alumnus da Graduação da FGV EBAPE, Luiz Felipe Coutinho, convidado recentemente para conduzir palestra para discentes da FGV, em entrevista para a Rede Alumni fala sobre a importância da Escola em sua vida pessoal e profissional, bem como destaca os principais aprendizados e conquistas ao longo de sua trajetória.

 

Quais contribuições o curso de graduação da FGV EBAPE trouxe para a sua carreira?

A Graduação em Administração na FGV EBAPE foi fundamental para minha carreira. Quando tomei a decisão de ingressar na EBAPE, era um momento único, pois a Escola estava retornando após cinco décadas fechada. Essa escolha representou uma aposta na marca da FGV e na qualidade de ensino que ela sempre proporcionou. Isso se refletiu em um ensino de referência pautado em um nível de dificuldade de mestrado, em razão do  tempo de adaptação dos professores a nova realidade da graduação, e que me ensinou antes de tudo a pensar de forma crítica,  e essa é a base para qualquer desenvolvimento profissional.

 

Fale um pouco sobre a sua trajetória profissional e conquistas ao longo dos anos?

Há mais de 15 anos tenho atuado como gestor, na maior parte do tempo, com foco em investimentos. Minha trajetória profissional tem sido marcada por uma dedicação intensa ao setor de gás e energia, pensando o Brasil através de modelos de negócios estruturados em países como Japão, Indonésia, Estados Unidos e Europa. A experiência, aliada ao espírito empreendedor, me impulsionaram rumo ao desenvolvimento do empreendimento que é hoje a Origem Energia - uma das principais empresas do onshore brasileiro, voltada para soluções integradas de energia e infraestrutura para apoiar na segurança e na transição da matriz energética brasileira. Atualmente, além de sócio-fundador, ocupo as posições de conselheiro, presidente e diretor de relações com investidores. No setor de energia, participo ativamente do conselho de administração de E&P do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP). Minhas conquistas foram e têm sido fruto de trabalho árduo, liderança, visão estratégica e capacidade de adaptação às mudanças do mercado.

 

O que representa o retorno à Escola, compartilhando seus conhecimentos com discentes da graduação?

Foi um momento ímpar, a possibilidade de compartilhar, um pouco sobre a trajetória da Origem Energia, com estudantes da graduação sentados no mesmo lugar que há 15 anos eu, enquanto estudante, ocupei. Houve uma troca rica sobre empreendedorismo, valores, propósito, excelência, mas, acima de tudo, sobre as relações genuínas que podem ser transformacionais. Temas que norteiam o nosso trabalho na companhia. Dividir um pouco com eles o orgulho que sinto ao relembrar que, em 2017, lá no início da Origem, éramos 30 funcionários e hoje somos mil que, literalmente, vestem a camisa da empresa e compartilham os mesmos valores consolidados na fundação. A única forma de manter esta coesão é liderar pelo exemplo. Agradeço novamente, ao Fabrício Dantas e a todos da FGV, pela oportunidade de trazer um pouco da minha história e da Origem Energia para essas mentes que estão sendo construídas em torno do ensino de excelência. Saio esperançoso que a nossa história possa inspirar novas histórias que transformem o Brasil.

 

Quais conselhos pode dar para quem deseja trilhar uma carreira promissora?

Aprenda a pensar, leia acima da média bebendo de fontes que as melhores cabeças bebem, compreenda o seu propósito, aquilo que te move e a partir de então trabalhe e confie. Nenhum objetivo é inalcançável com o plano certo e as pessoas certas.

Desenvolva a cultura que motiva você e seu time, e solidifique os valores que os move e não abra mão deles nunca. Lidere pelo exemplo, pois com as pessoas certas, nos lugares certos, as coisas acontecerão.

 

O curso de Graduação da Ebape, complementado por diversos projetos de consultoria assistidos pelos professores, é voltado para a prática profissional, o que confere uma excelente formação aos alunos que poderão atuar, com excelência, em empresas públicas e privadas. O aluno conta com a coordenação de estágios, que tem parcerias com diversas organizações, facilitando ainda mais a sua entrada no mercado de trabalho. O processo seletivo para o vestibular está com inscrições abertas até o dia 20 de outubro. Para mais informações, acesse https://ebape.fgv.br/cursos/graduacao/graduacao-em-administracao

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Estudo do alumnus Vitor Lima é premiado com o Highly Commended Paper for 2022 do Journal of Services Marketing

Em cerimônia realizada na Holanda, o paper Human Enhancement Technologies and the Future of Consumer Well-Being, produzido pelo alumnus do Mestrado em Gestão Empresarial da FGV EBAPE, assistant professor da ESCP Business School, Vitor Lima e o professor da Schulich School of Business Russell Belk, recebe o prêmio Highly Commended Paper for 2022 do Journal of Services Marketing.

 
Segundo Vitor Lima, a pesquisa, voltada para tecnologias emergentes, como inteligência artificial e robôs, e seus impactos no comportamento do consumidor, trata de questões éticas no consumo de algumas tecnologias emergentes, como implantes de microchips no corpo humano.

 
Desde a publicação do estudo, em março de 2022, o artigo teve mais de 1500 downloads.

 
A premiação é concedida a estudos reconhecidos pela inovação, relevância e impacto da pesquisa na área de marketing e sociedade como um todo.

 
Para ter acesso ao paper, acesse:
https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JSM-09-2021-0363/full/html
 
 

O Mestrado em Gestão Empresarial (MEX) é um programa altamente qualificado para graduados de nível superior do país ou do exterior, que estejam atuando ou que tenham por objetivo atuar na área de Administração de Empresas. O curso possibilita ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial empreendedora, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior no campo da Administração.

Para mais informações, acesse https://ebape.fgv.br/cursos/mestrado-profissional/mestrado-em-gestao-empresarial-mex

__________________________________________________________________________________________________________________________________

Estudo sobre anistia fiscal, de autoria da alumna e doutoranda Natalia Ferreira Rodrigues, ganha destaque na Folha de S.Paulo

O artigo “Refis e emprego: uma análise dos programas de recuperação fiscal no Brasil” produzido pela procuradora da Fazenda Nacional, a alumna do Mestrado Profissional em Administração Pública – MAP e doutoranda, Natalia Ferreira Rodrigues, em coautoria com os professores da FGV EBAPE, Diego de Faveri e Gregory Michener, foi tema de reportagem publicada dia 22 de junho, na Folha de S.Paulo.

 

Segundo a matéria, o estudo aponta que empresas que aderiram a um plano de parcelamento de débitos tributários (Refis), no ano de 2014, apresentaram, três anos depois, uma média de 6,2% menos empregos do que companhias semelhantes que não participaram do Refis.

 

"O Refis é uma política usada no Brasil há mais de 20 anos, mas ainda carece de avaliações de impacto. Estamos falando de um assunto pouco transparente e pouco discutido pelo público em geral, ficando restrito ao meio empresarial, especialmente entre as grandes empresas. É preciso expandir essa discussão, porque o Refis envolve perdão de dívidas. Ou seja: trata-se de dinheiro público, cuja cobrança deveria ser perdoada apenas em casos de empresas que estão em situação econômico-financeira difícil e que realmente necessitam deste benefício para se recuperar e voltar a gerar empregos. Nesse contexto, o estudo pode contribuir para a elaboração de políticas mais adequadas pela Administração Pública.", explica Natalia.

 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui

Para ter acesso ao estudo, acesse https://transparencia.ebape.fgv.br/2023-refis-emprego-analise-programas-de-recuperacao-fiscal-brasil

 

O Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) é voltado para dirigentes, gestores e profissionais de alto nível, que atuam em órgãos públicos da administração direta e indireta, nas diversas esferas do governo. O programa possibilita ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial para atuação no campo da Administração Pública, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior na área de administração e seguir carreira acadêmica.

Para mais informações sobre o programa, acesse https://ebape.fgv.br/cursos/mestrado-profissional/mestrado-profissional-em-administracao-publica-map

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Alumna do MEX, Gabriela Paciello, é convidada para atuar como membro da Comissão de Gestão Jurídica da OAB RJ

Gerente de gestão jurídica da Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros) e alumna do Mestrado em Gestão Empresarial – MEX da FGV EBAPE, Gabriela Paciello de Oliveira Bock, foi nomeada, recentemente, pelo presidente do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado do Rio de Janeiro, Luciano Bandeira Arantes, a membro da Comissão de Gestão Jurídica da OAB RJ.

 

Com uma trajetória profissional de mais de 15 anos em cargos de gestão jurídica, a executiva destaca que a nomeação aponta a consolidação do trabalho que tem desempenhado ao longo dos anos na área e traz muitas possibilidades de discussões.

 

“Atuar na comissão possibilita a discussão sobre as complexidades que envolvem a gestão, o que pode influenciar o mercado jurídico com as trocas de experiências e melhores práticas de gestão de departamentos jurídicos de escritórios e empresas e, eventualmente, um estímulo à transição de carreira de advogados e, também, de nova possibilidade de carreira para futuros advogados”. 

 

Alumna do Mestrado em Gestão Empresarial, Gabriela ressalta a importância do programa para a sua carreira. “O título de mestre em gestão pela FGV EBAPE reforça meu compromisso de disseminar conhecimento e promover mudanças que possam impactar positivamente não só na empresa onde atuo, a Petros, mas também na Comissão de Gestão Jurídica da OAB/RJ e, especialmente, no âmbito acadêmico, meu principal objetivo quando procurei o mestrado. Abrir oportunidades para lecionar e palestrar sobre tudo o que vivi e aprendi é o que há de mais gratificante para mim nesse momento”.

 

 

O Mestrado em Gestão Empresarial (MEX) é um programa altamente qualificado para graduados de nível superior do país ou do exterior, que estejam atuando ou que tenham por objetivo atuar na área de Administração de Empresas. O curso possibilita ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial empreendedora, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior no campo da Administração.

 

Para mais informações sobre o MEX e o processo seletivo que terá início no dia 1 de julho, acesse https://ebape.fgv.br/cursos/mestrado-profissional/mestrado-em-gestao-empresarial-mex

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Recém-nomeada diretora dos Correios, a Alumna Mariana Montenegro fala sobre os novos desafios e sua trajetória profissional

Direcionamento estratégico, geração de valor e governança mais humanizada são alguns dos pontos a ser trabalhado na gestão da Diretora de Governança e Estratégia da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafo (ECT) e alumna do Mestrado Profissional em Administração Pública da FGV EBAPE, Mariana Montenegro.

 

Para a gestora, assumir a diretoria significa colocar em prática todo o aprendizado acumulado em mais de dezessete anos de atuação no serviço público, bem como todo o conhecimento adquirido em vários cursos, seminários, pós-graduação, em especial a FGV EBAPE.

 

Em sua trajetória profissional, Mariana assumiu vários cargos no serviço público. Atuou na Presidência da República junto ao Comitê de Ética Pública; foi subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Públicas Governamentais - gestão pública (SAGEP/SAG); subsecretária de Compliance na Casa Civil do Governo do Distrito Federal;  coordenadora de integridade pública interina, membro da Comissão de Ética da Advocacia-Geral da União e coordenadora-substituta do Núcleo de Integridade da AGU, dentre outras funções e encargos.

 

Mariana aponta como alguns dos desafios no novo cargo: promover o direcionamento estratégico, avaliar e supervisionar a gestão, proteger os interesses das partes envolvidas e contribuir para a geração de valor da empresa.

 

“Costumo ressaltar que para o fortalecimento dos Correios é necessário o exercício da governança humanizada, com foco na valorização dos seus empregados, posto que a elevação do bem-estar social tem o potencial de gerar um efeito virtuoso para o crescimento da empresa pública de forma sustentável. Pretendo compartilhar as minhas vivências, impulsionando o pensamento crítico para a propositura de soluções inovadoras nos Correios, além de potencializar o fortalecimento de conexões entre a ECT e os diversos órgãos e entidades da administração Pública federal”, explica a gestora.

 

Ao falar sobre o programa de mestrado da EBAPE, Mariana ressalta: “os conhecimentos adquiridos me ajudaram a ter mais segurança para atuar fora da minha carreira de origem, assumindo cargos gerenciais e de alta administração como subsecretária de Compliance na Casa Civil do Governo do Distrito Federal e atualmente a Diretoria de Governança e Estratégia dos Correios. Ao longo do curso, tive a oportunidade de realizar dois módulos internacionais, que ampliaram a minha visão em gestão: um na ESADE BUSINESS SCHOOL, em Barcelona, e outro sobre o Modelo de desenvolvimento Chileno, em Santiago.

 

Além disso, ter cursado a FGV EBAPE foi fundamental para que eu atendesse aos requisitos previstos na Lei 13.303, de 30 de junho de 2016, conhecida como Lei das Estatais ou Lei de Responsabilidade das Estatais. Essa Lei prevê critérios para a escolha dos dirigentes, que devem atender a critérios de qualificação técnica, com exigência de tempo de exercício profissional, de formação acadêmica e de elegibilidade geral”.

 

Os Correios são uma empresa pública responsáveis pela operação no Brasil do serviço postal em regime de privilégio de exploração exclusiva, o que fortalece a sua função social de agente de integração nacional ao garantir à população o acesso à cidadania e a diversos serviços de governo, conectando pessoas e organizações onde quer que estejam. Atualmente, a empresa está presente em 5.553 municípios do país, contando quase 90 mil empregados.

 

O Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) é voltado para dirigentes, gestores e profissionais de alto nível, que atuam em órgãos públicos da administração direta e indireta, nas diversas esferas do governo. O programa possibilita ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial para atuação no campo da Administração Pública, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior na área de administração e seguir carreira acadêmica.

Para mais informações sobre o programa, acesse https://ebape.fgv.br/cursos/mestrado-profissional/mestrado-profissional-em-administracao-publica-map

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Alumna de mestrado, Julia Saraiva, apresenta estudo sobre liderança nas organizações em conferência na França

 

No dia 13 de abril, a alumna do mestrado acadêmico, Julia Saraiva, apresentou seu estudo “Yes, you can...but only: the influence of LMX relationships on leaders’ perceptions of remote workers’ boundary dynamics”, desenvolvido em co-autoria com o professor da FGV EBAPE, Filipe Sobral e da professora da COPPEAD/UFRJ, Liliane Furtado, na conferência  Leadership and Positive Change in Organizations da NEOMA Business School na França. 

 

O evento reuniu pesquisadores internacionais para trocas e discussões sobre o avanço da temática nas pesquisas acadêmicas, bem como dinâmicas e práticas das organizações.

O estudo da pesquisadora é fruto da sua dissertação do mestrado acadêmico “DO RELATIONSHIPS MATTER? Exploring how leaders perceive the work-family boundaries of employees when working remotely”.

 

Desenvolvido a partir do cenário da pandemia Covid-19 que expandiu a prática do trabalho remoto, o artigo apresentado pela pesquisadora aborda questões centrais acerca do trabalho remoto, liderança e dinâmicas das fronteiras de trabalho-família.  “Os resultados da pesquisa trazem reflexões e contribuições tanto para Academia quanto para as Organizações. “O estudo enfatiza que o nível da relação entre líderes e funcionários importa, e faz provocações para que práticas organizacionais sejam estabelecidas de forma a possibilitar a construção de relações positivas nos ambientes de trabalho, e aumentar a conscientização de potenciais estigmas em relação à profissionais que trabalham remotamente”, explica Julia.

 

Ao falar sobre o mestrado acadêmico na FGV EBAPE, a pesquisadora ressalta que foi uma etapa muito relevante em sua jornada pessoal e profissional. “Foi uma oportunidade de aprofundar meu conhecimento teórico e um espaço para reflexão sobre práticas das e (nas) organizações. Durante o curso tive a oportunidade de aprender com professores e pesquisadores renomados, além de construir laços com demais alunos (mesmo tendo aulas em formato online). Foi uma oportunidade de aprendizado, reflexão e transformação”, completa.
 

 

 

O Mestrado Acadêmico da EBAPE oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciados aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins. O Mestrado Acadêmico é ministrado todo em Inglês. Portanto, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma.

 

 

Alumnus do MAP, Paulo Villas Bôas, lança livro a partir de sua dissertação de mestrado

 

Lançada recentemente, a publicação “Parcerias Tecnológicas na Saúde Pública – Fundamentos jurídicos, evolução política e novas perspectivas legais” de autoria do alumnus do Mestrado Profissional em Administração Pública - MAP e chefe de contratos da Fiocruz, Paulo de Carvalho Villas Bôas, foi produzida a partir de sua dissertação de mestrado.

 

O livro trata das parcerias tecnológicas na área da saúde pública nacional abordando, de forma aprofundada, as concepções acerca desses ajustes, seus fundamentos jurídicos, a evolução de seu papel no contexto das políticas industriais sob a atual ordem constitucional, sua relevância para a saúde pública e as novas perspectivas legais que se abriram a partir das alterações legislativas ocorridas nos últimos anos.

 

Paulo destaca que “as parcerias tecnológicas na saúde pública compreendem uma matéria muito específica, mas também de grande relevância para o país. Dada minha formação jurídica, e também minha área de atuação profissional, sempre encarei esses ajustes do ponto de vista estritamente legal, o que é importante já que ainda é uma área muito inexplorada que se situa em uma zona fronteiriça entre o Direito público e o privado.

 

Todavia, a partir da minha pesquisa no MAP tal percepção foi ampliada para uma abordagem mais compreensiva que passa a tratar esses ajustes, também, sob a perspectiva de uma interação maior entre os agentes produtivos da sociedade e a administração pública para superação de desafios da nossa saúde e do nosso país.

 

Tal abordagem foi finalmente qualificada ao longo do meu doutorado, no Programa de Políticas Públicas do Instituto de Economia da UFRJ, quando passei a estudar essa interação dentro de um contexto bem mais amplo de desenvolvimento nacional.

 

Esse processo permitiu completar a construção de um encadeamento teórico que trata as parcerias sob todos os seus aspectos, i.e, como negócios jurídicos, como fenômenos da administração pública e, por fim, como instrumentos de políticas públicas.

 

De uma forma geral, esses ajustes são tratados isoladamente em cada um desses campos de estudo e foi precisamente a construção dessa abordagem compreensiva e inovadora - inexistente na literatura do Direito, da administração pública e da teoria econômica - o que motivou a publicação do livro.” 

 

Ao falar sobre o mestrado da FGV EBAPE, Paulo ressaltou que a experiência acadêmica, o contato com excelentes professores, a equipe da FGV EBAPE, a impressionante estrutura da Escola e, um dos maiores destaques do curso, os programas internacionais, trouxeram importantes contribuições para a sua carreira.

 

“Não poderia deixar de comentar sobre a rede profissional e de amigos que fiz ao longo do programa. Assim como o atendimento acolhedor da equipe do MAP em todas as etapas do curso.  Um dos diferenciais do MAP é a oportunidade de interagir com colegas de estudo atuantes na esfera pública e que, como gestores públicos, apresentam perspectivas, problemas e desafios muitos semelhantes, o que promove uma rede de interação em torno de questões vivenciadas pelos mestrandos. Posso afirmar que o networking gerado tem sido muito importante para a minha trajetória profissional”.

 

 

O Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) é voltado para dirigentes, gestores e profissionais de alto nível, que atuam em órgãos públicos da administração direta e indireta, nas diversas esferas do governo. O programa possibilita ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial para atuação no campo da Administração Pública, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior na área de administração e seguir carreira acadêmica.

Para mais informações sobre o programa, acesse https://ebape.fgv.br/cursos/mestrado-profissional/mestrado-profissional-em-administracao-publica-map

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Projeto da alumna Nathália Salles conquista primeiro lugar no 9º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade na Administração Pública

O projeto “Tran$forma”, de autoria da alumna do Mestrado Profissional em Administração Pública, Nathália Salles Ruivo de Barros, foi o vencedor na categoria Gestão de Resíduos no 9º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade na Administração Pública - Prêmio A3P. O evento, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente no final de 2022, premiou iniciativas socioambientais de todo o país. Os 92 projetos inscritos concorreram em cinco categorias: gestão de resíduos; uso sustentável dos recursos naturais; inovação na gestão pública; destaque da rede A3P; e combate à poluição das águas.

 

Ao falar sobre a iniciativa, a alumna, que também é gestora de Controle Ambiental da Casa da Moeda, destaca que o projeto Tran$forma foi pensado antes de iniciar sua jornada no mestrado, mas ressalta que foi durante as pesquisas para a elaboração de sua tese, sob orientação do professor da FGV EBAPE, Roberto Pimenta, que ganhou forma. “As coletas de dados explicitaram a relevância da temática de resíduos de cédulas no cenário mundial e, também, a ausência de soluções de larga escala que considerassem o conceito de economia circular para cédulas feitas a partir de algodão, que são a grande maioria, cerca de 90%, das cédulas em circulação nas maiores economias do mundo”, explica Nathália.

 

De acordo com a alumna, na pesquisa foi observado que a maioria dos países pensam em soluções de sustentabilidade no processo de fabricação de cédulas, mas com poucas opções de larga escala para o descarte das cédulas no fim de sua vida útil. Em geral elas acabam sendo incineradas ou dispostas em aterros. O projeto Tran$forma viabiliza a utilização das cédulas, que seriam descartadas, como matéria prima em outras cadeias de valor em setores como, por exemplo, o da indústria moveleira, mantendo o  valor do material em outros ciclos de vida e reduzindo a necessidade de utilização de matérias virgens.

 

Para mais informações sobre o projeto, acesse http://a3p.mma.gov.br/9o-premio-a3p-2022/

 

 

O Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) é voltado para dirigentes, gestores e profissionais de alto nível, que atuam em órgãos públicos da administração direta e indireta, nas diversas esferas do governo. O programa possibilita ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial para atuação no campo da Administração Pública, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior na área de administração e seguir carreira acadêmica.

Para mais informações sobre o programa, acesse https://ebape.fgv.br/programas/map/programa/apresentacao

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Alumna de doutorado, Aline Menezes, é uma das coautoras de publicação premiada como iniciativa inovadora no ANGRAD 2022

 

O E-book Casos em Administração. Um Caminho de Aprendizagem – produzido pela Casoteca ADM, lançado no mês de janeiro, conta com a participação de pesquisadores e docentes do campo da administração, dentre eles, a Aline Menezes, alumna de doutorado, professora e pesquisadora da FGV EBAPE e os alumni do Mestrado em Administração Pública - MAP CGU, João Vicente de Morais, Marcelo Montalvão Reis e Vanessa Gomes Pizzetti Constanti Geeverghese.

 
A publicação apresenta 7 casos de ensino exclusivos abordando temas atuais, tais como processos de mudança, diversidade, empresas juniores, marketing digital, empreendedorismo, startups, posicionamento de marcas, capacitação online e políticas de regulação, além de tutoriais para quem deseja aplicar o método.

 

Co-autora do capítulo “Não existe saída fácil para um problema complexo: o leilão do 5G no Brasil”, Aline Menezes destaca que o caso de ensino foi produto da disciplina de Políticas Regulatórias do MAP: "Fruto de uma parceria inédita com a Casoteca ADM, por meio da Professora  Helena  Costa, idealizadora  e  coordenadora, a premiação nos alegra e nos motiva profundamente. Acreditamos no impacto que casos de ensino promovem no futuro da experiência de aprendizagem, cada vez mais centrado em aspectos colaborativos".

 

Para acessar o E-book gratuitamente, acesse o link abaixo:
https://blog.casoteca.app.br/ebook-20casos-em-adm-um-caminho-de-aprendizagem/

 

O Doutorado em Administração da FGV EBAPE tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil, ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno.  

Para mais informações sobre o programa de doutorado, acesse  https://ebape.fgv.br/programas/msc-phd/programa/apresentacao

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Alumnus do MAP e conselheiro do TCM RJ, Felipe Puccioni, concede entrevista à Revista do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro

Egresso do Mestrado Profissional em Administração Pública - MAP da FGV EBAPE, atualmente cursando PhD na Cambridge University, na Inglaterra, o conselheiro do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, Felipe Puccioni, em entrevista para a Revista do TCE-RJ, fala do fortalecimento dos Tribunais de Contas, o desenvolvimento da accountability no Brasil, assim como destaca sua extensa trajetória profissional, pautada em estudos de diversos campos do conhecimento e suas relevantes contribuições para a administração pública do país.

 

A publicação, organizada pela Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, tem como objetivo disseminar trabalhos técnico-científicos – artigos, resenhas e estudos de caso – na área de administração pública, controle externo, tribunal de contas e áreas afins. 

 

Para ter acesso à matéria na íntegra, acesse o link https://www.tce.rj.gov.br/portalnovo/noticia/confira_a_nova_edicao_da_revista_do_tce_rj

 

 

 

O Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) é voltado para dirigentes, gestores e profissionais de alto nível, que atuam em órgãos públicos da administração direta e indireta, nas diversas esferas do governo. O programa possibilita ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial para atuação no campo da Administração Pública, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior na área de administração e seguir carreira acadêmica.

Para mais informações sobre o programa, acesse https://ebape.fgv.br/programas/map/programa/apresentacao
 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

Artigo de alumna e professores, sobre diversidade e desempenho empresarial, é publicado no Gender International Management Journal

 

O artigo - Global Perspectives on Gender Diversity and Business Performance, de autoria do professor da FGV EBAPE, Sam Fouad, em parceria com Nadya Fouad e Xu Li da University of Wisconsin-Milwaukee, e a alumna e pesquisadora, Juliana Carvalho, foi publicado em importante periódico sobre RH, o Gender International Management Journal.

 

O estudo aponta que é possível ver que o impacto da diversidade de gênero vai além de mostrar o compromisso das empresas com a responsabilidade social, sendo um fator que tem impacto direto na performance financeira das organizações. “Acredito que nossos resultados podem servir de guia para políticas de diversidade, que focam na progressão de carreira feminina e na promoção de diversidade”, destaca a pesquisadora Juliana.

 

Para ter acesso ao artigo, clique no link abaixo:

https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/GM-02-2022-0040/full/html

 

O Mestrado Acadêmico da EBAPE oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciados aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins. O Mestrado Acadêmico é ministrado todo em Inglês. Portanto, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma.

Para mais informações sobre o programa acadêmico acesse: https://ebape.fgv.br/programas/msc-phd/home 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Projeto sobre ciência de dados, de autoria do alumnus Florian Madruga, é vencedor do Prêmio Tesouro Nacional 2022

Desenvolvido pelo alumnus do mestrado acadêmico da FGV EBAPE, Florian Madruga, o aplicativo de visualização de dados Panorama do Legislativo Municipal obtém o primeiro lugar da 27ª edição do Prêmio Tesouro Nacional 2022, na categoria Soluções. O prêmio reconhece projetos de ciências de dados e inteligência artificial relacionados a Finanças Públicas que se destacam pela excelência. A cerimônia de premiação foi realizada no último dia 8.

 

O trabalho premiado consiste em uma plataforma de visualização de dados que disponibiliza informações sobre Câmaras Municipais de todo o Brasil. A aplicação agrega diferentes bases de dados sobre a temática que estavam dispersas, pela Administração Pública, e busca torná-las acessíveis a todos os públicos por meio de gráficos simples e intuitivos.  Para desenvolver a interface, foi utilizado um conjunto de softwares gratuitos e de código aberto (Open Source), tanto para a aplicação web como para o módulo de visualização de dados em gráficos.

 

Servidor público do Senado Federal desde 2010, Madruga destaca que o objetivo do projeto é subsidiar um dos setores do órgão que fomenta a inclusão digital de casas legislativas espalhadas pelo Brasil. No entanto, o trabalho representa, também, uma contribuição para que todos os cidadãos possam conhecer melhor as Câmaras Municipais e exercer o controle social sobre esses órgãos. “Nas últimas décadas, houve uma expansão na geração e na disponibilização de dados, mas a compreensão e análise das bases ainda são restritas a um público com conhecimento técnico. A nossa proposta nesse projeto é tornar parte desses dados acessível a todos”, explica o alumnus.

 

O prêmio é realizado desde 1996 pelo Tesouro Nacional e se tornou um dos concursos mais relevantes do país. A premiação tem como objetivo expandir as fronteiras do conhecimento em finanças públicas, promovendo a normalização de temas específicos quando tratados consistentemente pela pesquisa científica.

 

Para mais informações sobre o Prêmio Tesouro Nacional, acesse o link https://www.gov.br/tesouronacional/pt-br/tesouro-educacional/premio-tesouro

Para ter acesso ao aplicativo, acesse Panorama do Legislativo Municipal

 

O Mestrado Acadêmico da EBAPE oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciados aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins. O Mestrado Acadêmico é ministrado todo em Inglês. Portanto, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma.

Para mais informações sobre o programa acadêmico acesse: https://ebape.fgv.br/programas/msc-phd/home 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Presidente da Valmet South America e alumnus, Celso Tacla, fala sobre trajetória profissional e a experiência no mestrado

 

Convidado pelo professor da FGV EBAPE Paulo Figueiredo para palestrar em disciplina do Mestrado em Gestão Empresarial, o presidente da Valmet South America e alumnus, Celso Tacla, compartilha seus conhecimentos em aulas de Gestão da Inovação. Em entrevista para a Rede Alumni, o executivo fala sobre o retorno à Escola e a importância do mestrado para a sua carreira.

 

Formado em Engenharia Química, Celso Tacla atua há 30 anos no setor de Celulose e Papel. O executivo destaca que fica sempre muito entusiasmado em participar e, de alguma forma, poder colaborar com a FGV EBAPE, instituição em que concluiu o Mestrado em Gestão Empresarial.  Para Celso, a participação como palestrante, nas aulas do programa de mestrado, traz momentos de pura aprendizagem, desde a revisão mental para a preparação do encontro, a apresentação, a discussão e as perguntas. Todo esse processo sempre traz reflexões e novas percepções.

 

Como alumnus do MEX, Celso destaca que o programa impulsionou sua trajetória profissional. “O mestrado na FGV EBAPE foi um ponto de inflexão na minha carreira e por que não dizer, na minha vida. Abordamos nas disciplinas do mestrado temas relevantes fundamentais para a empresa e para a carreira executiva. De uma forma estruturada, trouxe luz e deu embasamento a diversos pontos e questões fundamentais para a gestão de uma empresa, e para um líder. Além disso, o mestrado oportunizou o networking com executivos de outras organizações e setores empresariais. Isso trouxe uma rica troca de experiências e discussões valiosas, pontos de vista e novas aprendizagens”, completa o executivo.

 

Logo após concluir o mestrado, Tacla passou a ocupar o cargo de Diretor de Divisão e, sequencialmente, assumiu a presidência na Metso Paper South America, empresa de capital finlandês. Atualmente é presidente da Valmet para a América do Sul, empresa criada a partir de processo de cisão da Metso Oy na Finlândia e ocupa a mesma posição no comitê executivo global da Valmet.

 

Segundo o executivo, ao longo dos anos, as empresas Metso e Valmet implantaram, com grande sucesso, vários dos principais projetos para a produção de celulose e papel no Brasil, no Chile e em outros países da América do Sul, alguns na casa dos bilhões de Euros. Assim como conduziram com êxito, vários processos de aquisição e fusão. “Na América do Sul formamos um pool de talentos e competências valiosas globalmente para a Valmet”, destaca.

 

Ao falar sobre a construção de uma carreira sólida, Celso Tacla aponta que é necessário ter a mente aberta e curiosidade para aprender sempre e intencionalmente. Buscar o conhecimento em diversos campos e, para tanto, ter a humildade para saber ouvir sugestões e ensinamentos que podem colaborar para o crescimento profissional.

 

 

O Mestrado em Gestão Empresarial (MEX) é um programa altamente qualificado para graduados de nível superior do país ou do exterior, que estejam atuando ou que tenham por objetivo atuar na área de Administração de Empresas. O curso possibilita ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial empreendedora, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior no campo da Administração.

Para mais informações, acesse https://mestrado-rio.fgv.br/administracao/mestrado-profissional/gestao-empresarial-turma-regular

__________________________________________________________________________________________________________________________________

Artigo da alumna do doutorado, Aline Menezes, é premiado durante o IX Encontro Brasileiro de Administração Pública

O estudo “Tackling the Covid-19 pandemic through public-nonprofit collaborations: the role of nonprofit”, produzido pela alumna e professora da FGV EBAPE, Aline Brêtas Menezes, a partir de sua tese de doutorado, foi premiado na categoria Melhores artigos e relatos técnicos do IX Encontro Brasileiro de Administração Pública realizado na FGV EAESP, no mês de outubro.

 

Segundo o estudo, a pandemia é um choque exógeno para investigar como a reputação de hospitais filantrópicos afeta o desempenho de parcerias público-privadas sem fins lucrativos promovidas pelo Ministério da Saúde.  Análises indicam que a gestão de crises na Administração Pública pressupõe que não há tempo para propostas bem estruturadas e longos processos decisórios. O artigo mostra evidências de que a reputação das organizações da sociedade civil (OSCs) pode servir como proxy para a tomada de decisão do gestor público em financiar parcerias com o Terceiro Setor.

 

Ao falar sobre a importância da premiação, Aline Menezes ressalta que “receber o prêmio da Sociedade Brasileira de Administração Pública consubstancia como a FGV EBAPE produz pesquisa científica aplicada à Agenda Governamental de Estado. A importância da premiação para minha carreira como jovem pesquisadora é fundamental para que eu participe ativamente da comunidade de acadêmicos, técnicos e praticantes (practioners) na construção de uma agenda de proposições para o Brasil.”

 

O Doutorado em Administração da FGV EBAPE tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil, ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno.  

O processo seletivo para o doutorado está com inscrições abertas até o dia 2 de dezembro de 2022. Para mais informações, acesse  https://ebape.fgv.br/programas/msc-phd/programa/apresentacao

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

Pesquisador e alumnus, Yan Vieites, recebe menção honrosa da Ferber Award

 

Com uma trajetória de premiações e destaques nos principais meios de comunicação, o pesquisador, professor da Escola e alumnus, Yan Vieites, recebe menção honrosa do Ferber Award pelo seu artigo Social Class Shapes Donation Allocation Preferences.

 

É a primeira vez que um pesquisador de universidade brasileira recebe a premiação, concedida ao melhor artigo, baseado em tese de doutorado, publicado no Journal of Consumer Research (uma das mais importantes revistas acadêmicas do mundo na área).

 

O estudo demonstra, entre outras questões, que consumidores de classe baixa preferem doar para causas mais urgentes, como a fome, enquanto os de classe econômica mais alta, preferem fazer doações para incentivar atividades culturais.

 

Ao falar sobre sua carreira e as premiações Internacionais, o pesquisador destaca que a FGV EBAPE foi essencial para que pudesse atingir tais feitos. “Com professores altamente qualificados pude aprender novas metodologias e conceitos que estão na fronteira do conhecimento. O rigor acadêmico e o ambiente colaborativo que se criou na FGV EBAPE me auxiliaram a empregar todo esse conhecimento adquirido em artigos que estão sendo reconhecidos internacionalmente e, espero, contribuirão para a sociedade como um todo. Fico extremamente feliz de continuar tendo o apoio da Escola, agora como professor”, ressalta Yan.

 

 

O Mestrado Acadêmico oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciados aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa, ministrado todo em inglês, enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins.

O Doutorado em Administração tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil, ou no exterior. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados em inglês, salvo acordo entre orientador e aluno.

Em ambos programas, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma. Para mais informações sobre o programa acadêmico acesse: https://ebape.fgv.br/programas/msc-phd/home

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Alumna da FGV EBAPE, Karina Furtado Rodrigues, é convidada para lecionar na National Defense University em Washington D.C

 

Convidada como docente do curso Strategy and Defense Policy - edição de 2022, do William J. Perry Center, na National Defense University em Washington D.C., EUA, a alumna do Doutorado e do Mestrado Acadêmico da FGV EBAPE, professora adjunta de Programa de Pós-Graduação do Instituto Meira Mattos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Karina Furtado Rodrigues, ministrará aulas para servidores públicos das áreas de Segurança e Defesa de 13 países da América Latina.

 

O curso tem como objetivo fornecer, aos servidores civis e militares que vivenciam o dia a dia dos Ministérios da Defesa, das Escolas de Guerra e das Forças Armadas, bem como das Polícias Federais, ferramentas de desenho de políticas públicas voltadas à Defesa Nacional, com vistas a trazer soluções para os desafios dissuasórios do continente.

 

A alumna destaca que o convite representa um grande reconhecimento do seu trabalho e da agenda de pesquisa que vem mobilizando na última década, que é o de trazer o dinamismo e a evolução das literaturas de políticas públicas, governança, transparência e integridade para as políticas de Defesa.

 

 “Minha agenda de pesquisa é bastante similar à do William J. Perry Center. Foi esse alinhamento que possibilitou essa colaboração bastante orgânica. Começamos a interagir nos cursos promovidos pelo Perry Center e pela Escola Superior de Guerra aqui no Brasil, desde 2020; e agora essa interação se consolida com o convite para lecionar em Washington D.C. Desde o início da minha carreira acadêmica, eu sempre quis influenciar positivamente as políticas públicas brasileiras e, agora, me vejo formando tomadores de decisão em todo o continente. Estou bastante feliz!”

 

Ao falar sobre a sua trajetória profissional, Karina afirma que a FGV EBAPE foi um componente essencial em sua carreira, ao proporcionar formação de excelência em termos metodológicos, experiências incríveis em sala de aula e acesso a uma rede ampla de pesquisadores. “Sem dúvida alguma, a gama de oportunidades que tive e que venho conquistando se deve, de uma maneira ou de outra, à minha passagem pela Escola”, completa a alumna.

 

 

O Mestrado Acadêmico oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciados aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa, ministrado todo em inglês, enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins. 

 

O Doutorado em Administração tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil, ou no exterior. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados em inglês, salvo acordo entre orientador e aluno.

 

Em ambos programas, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma. Para mais informações sobre o programa acadêmico acesse: https://ebape.fgv.br/programas/msc-phd/home 

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

Alumnus Vitor Lima assume como Assistant Professor of Marketing na ESCP Business School em Madrid

 

Enfrentar novos desafios profissionais e estabelecer uma carreira ascendente, internacionalmente, faz parte da trajetória do alumnus do Mestrado em Gestão Empresarial da FGV EBAPE, Vitor Lima. Recentemente, o egresso foi nomeado a Assistant Professor of Marketing da ESCP Business School em Madrid na Espanha, instituição considerada a primeira escola de negócios do mundo e rankeada entre as melhores, anualmente.

 

Com foco de pesquisa na área de marketing e cultura de consumo, os estudos de Vitor Lima, que, anteriormente, atuou como assistant professor na Audencia Business School na França, abordam, especificamente, como tecnologias especulativas e emergentes, como robôs e inteligência artificial, moldam e são moldadas pelo comportamento humano.

 

Ao falar sobre o novo momento, o alumnus destaca: “as expectativas são as melhores possíveis. O prestígio da instituição abre portas e facilita a conexão com uma rede alumni de alto nível. Além disso, como minhas pesquisas são ¨futuristas¨, há bastante interesse, incentivo e oportunidades de financiamento pelo impacto societal que podem gerar”.

 

Vitor Lima ressalta aos colegas alumni FGV EBAPE que também atuam ou tenham interesse na temática de seus estudos, podem ficar à vontade e o procurar via Linkedin ou Twitter para um bate papo.

 

A Rede Alumni FGV EBAPE parabeniza o alumnus Vitor Lima pela nova conquista e a trajetória profissional internacional.

 

 

O Mestrado em Gestão Empresarial (MEX) é um programa altamente qualificado para graduados de nível superior do país ou do exterior, que estejam atuando ou que tenham por objetivo atuar na área de Administração de Empresas. O curso possibilita ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial empreendedora, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior no campo da Administração.

Para mais informações, acesse https://mestrado-rio.fgv.br/administracao/mestrado-profissional/gestao-empresarial-turma-regular

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Alumnus de doutorado, Leonel Oliveira, lança livro sobre a efetividade e governança de órgão de controle perante os Tribunais de Justiça

Produzido a partir da tese de doutorado do novo coordenador-geral de Controle e Auditoria Interna do Ministério Público do Estado do Ceará e alumnus da FGV EBAPE, Leonel Oliveira, o livro Controles sobre o Judiciário geram governança e efetividade? reforça o papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na visão dos ex-conselheiros, na uniformização das atividades jurisdicionais e na promoção de uma gestão mais eficiente.

 

Leonel Oliveira, recém-empossado como coordenador-geral de Controle e Auditoria Interna do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), tendo atuado entre os anos de 2015 e 2019 como Auditor Chefe do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), destaca que o livro traz  uma reflexão crítica sobre a interação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com os Tribunais de Justiça na busca por melhorias dos níveis de eficiência do segmento da Justiça Estadual durante a primeira década do CNJ (2004 a 2013), reforçando desta forma, a importância do CNJ para a adequada uniformização das atividades jurisdicionais e melhorar a gestão.

 

“Além de publicar artigos em periódicos nacionais, relevantes para o poder público, tais como Revista do Serviço Público (RSP), Revista de Administração, Sociedade e Inovação (RASI), dentre outros, vejo a publicação do livro como a consolidação da minha carreira como pesquisador em Gestão do Poder Judiciário e como gestor público da área de controle e auditoria interna”, ressalta Leonel.

 

O livro, disponível para vendas no site da Editora Appris, será lançado nacionalmente durante o Encontro de Administração da Justiça  (EnAJUS 2022) em Curitiba, no Paraná, no período de 24 a 27 de outubro de 2022. 

 

A Rede Alumni FGV EBAPE parabeniza o alumnus Leonel Oliveira pela trajetória profissional e sua mais nova conquista, o primeiro livro publicado, dentre muitos outros que estão por vir.

 

 

 

O Doutorado em Administração da FGV EBAPE tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil, ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno.  

O processo seletivo para o doutorado está com inscrições abertas até o dia 2 de dezembro de 2022. Para mais informações, acesse  https://ebape.fgv.br/programas/msc-phd/programa/apresentacao

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Novo vice-presidente da Caixa e membro do Alumni FGV EBAPE, Alexandre Mota, apoia o projeto de inclusão “Caixa pra elas”

 

Presidente da CAIXA, Daniella Marques Consentino, convida Alexandre Mota, alumni FGV EBAPE, para assumir a Vice-Presidência de Mercados e atuar como um dos consultores estratégicos na reformulação de políticas internas, governança, projetos voltados para o público feminino, como o Caixa pra elas, entre outros.

 

Dentre as iniciativas promovidas pela nova diretoria da instituição está o “Caixa pra elas”. O programa tem como foco as mulheres, em especial, as de baixa renda e beneficiárias sociais, auxiliando a se tornarem protagonistas de suas realizações, com oferta de produtos e serviços especiais, promovendo a educação financeira, empreendedorismo e, ainda, orientando sobre a proteção de mulheres em situação de vulnerabilidade.

 

O programa será realizado não somente para os clientes da Caixa, mas também para o público externo. Com esse movimento, a Caixa convida também a FGV e outras organizações a fazer parte de um grande programa de enfrentamento à violência contra a mulher. A FGV EBAPE, apoia esta iniciativa.

 

“É uma honra fazer parte da história da CAIXA. Um banco com 161 anos com absoluta relevância no mercado financeiro e sendo protagonista social. Agora a CAIXA pretende se tornar embaixadora e promotora do combate à violência, do protagonismo e do empreendedorismo feminino”, destaca Alexandre Mota.

 

O Mestrado em Gestão Empresarial (MEX) é um programa altamente qualificado para graduados de nível superior do país ou do exterior, que estejam atuando ou que tenham por objetivo atuar na área de Administração de Empresas. O curso possibilita ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial empreendedora, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior no campo da Administração.

O processo seletivo para o Mestrado em Gestão Empresarial (MEX) está com inscrições abertas até o dia 18 de novembro de 2022. Para mais informações, acesse o link abaixo:

https://mestrado-rio.fgv.br/administracao/mestrado-profissional/gestao-empresarial-turma-regular

 

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

Alumnus, Weichao Wang, selecionado como professor assistente da Hong Kong Metropolitan University fala da excelência do programa acadêmico da FGV EBAPE

 

O alumnus de doutorado da FGV EBAPE, Weichao Wang, selecionado como professor assistente de Finanças da Hong Kong Metropolitan University destaca em depoimento exclusivo para a Newsletter Ebape Digital, a importância do programa acadêmico para sua carreira e para a vida.

 

Weichao ao falar de sua experiência no doutorado, ressalta o quão valorosas foram as orientações do seu professor orientador, Lars Norden e o apoio dos membros do corpo docente, bem como a inspiração de colegas doutorandos da FGV.

 

“Com o programa pude aprender com os melhores pesquisadores do mundo, a partir de debates de alta qualidade, seminários, workshops, cursos de inverno, viagens para conferências regionais e internacionais.  O apoio e atenção do staff da Escola, o  acesso à base de dados do sistema de bibliotecas da FGV, além do alto nível das instalações ajudaram a tornar minha experiência como doutorando verdadeiramente gratificante e agradável”.

 

O alumnus relembra os desafios vivenciados em um programa extenso como o de doutorado, mas destaca um aprendizado obtido ao longo do curso: “Nenhum esforço é em vão. Toda a dedicação aos estudos foi preciosa e, por fim, me mostrou que era necessário, apenas, um pouco mais de paciência e positividade. Não tenho dúvidas de que as lições aprendidas no Doutorado me guiarão por toda a minha carreira acadêmica, a começar pela conquista mais recente, a contratação como professor assistente de Finanças da prestigiada Lee Shau Kee School of Business and Administration da Hong Kong Metropolitan University (HKMU).

 

O Doutorado em Administração da FGV EBAPE tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil, ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno.  

 

Para mais informações, acesse https://ebape.fgv.br/programas/msc-phd/programa/apresentacao

 

____________________________________________________________________________________________________

Alumna de doutorado, Kelly Weires, assume como docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste

Reconhecido pela qualidade do corpo docente e na forte formação metodológica, o programa acadêmico da FGV EBAPE prepara discentes para atuar no campo da produção científica e conquistar posições relevantes em instituições públicas e privadas. Egressa de doutorado da Escola, Kelly Weires, recentemente, contratada como docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, fala sobre sua trajetória e destaca a importância do doutorado para sua carreira.

 

Para a alumna, a qualidade das produções e do corpo docente, constituindo-se referencial de produção em pesquisa no Brasil e, de modo cada vez mais consistente, no exterior, foi essencial para que escolhesse o programa de doutorado da Escola.

 

A oportunidade de aprender com pesquisadores experientes e interagir com professores que são referências em suas respectivas áreas de conhecimento foi um privilégio, destaca Kelly. Além disso, o programa acadêmico oportuniza uma formação metodológica forte, capacitando o desenvolvimento de pesquisadores comprometidos com uma produção acadêmica internacional e de qualidade. Particularmente, o doutorado proporcionou o desenvolvimento de competências acadêmicas e a segurança para enfrentar novos desafios profissionais, completa a alumna.

 

Ao falar sobre a conquista da oportunidade como docente, Kelly ressalta que: “considero ser a docência universitária uma porta para fazer a diferença no desenvolvimento de profissionais zelosos e comprometidos. Esta foi a motivação principal para investir no programa acadêmico como o da FGV EBAPE. Atualmente, atuo como docente em duas instituições de Ensino superior, uma pública (Unioeste) e outra privada (UniAmérica), conquistas oportunizadas pela formação pessoal de qualidade”.

 

O Doutorado em Administração da FGV EBAPE tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil, ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno.  

Para mais informações, acesse https://ebape.fgv.br/programas/msc-phd/programa/apresentacao

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Alumna do MAP, Andreza Souza, é a primeira mulher a assumir a presidência da Fundação Amazonprev

 

No dia 11 de fevereiro, a egressa do Mestrado Profissional em Administração Pública da FGV EBABE, Andreza de Souza Silva, foi nomeada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima à Diretora-Presidente da Fundação Amazonprev. 

 

Andreza Souza é a primeira mulher na presidência da instituição que já possui 20 anos de fundação. Ao falar sobre os novos desafios, a presidente da Amazonprev destaca que “toda gestão requer sempre um olhar para o futuro.  Pensar o que podemos fazer para reduzir os gastos. Nunca uma gestão é 100% sem problemas, então nosso foco é otimizar o que já temos no corpo efetivo da Amazonprev, uma equipe técnica e qualificada muito fechada com a gente. Objetivando inovar e avançar cada vez mais, sempre mantendo a qualidade em nossos serviços, para melhor atender nossos beneficiados.”

 

Alumna do MAP da FGV EBAPE, Andreza ressalta a contribução da Escola para sua vida profissional e pessoal. "A FGV faz parte da minha formação técnica, levo para a vida todo o conhecimento e experiência que aprendi com meus professores, aproveito o momento para lembrar de um que marcou minha vida, o Dr. Paulo Figueiredo que me capacitou em “Inovação no setor público”, foi uma chave de virada em minha vida e hoje colho os frutos do conhecimento adquirido com ele. As decisões que tomei durante esse período da FGV norteiam minha vida pessoal e profissional, diariamente, sou muito grata por essa oportunidade."

 

 

O Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) é voltado para dirigentes, gestores e profissionais de alto nível, que atuam em órgãos públicos da administração direta e indireta, nas diversas esferas do governo. O programa possibilita ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial para atuação no campo da Administração Pública, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior na área de administração e seguir carreira acadêmica. 

 

Para mais informações sobre o programa acesse: https://ebape.fgv.br/programas/map/home 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Discente e alumni, aprovados para programas de doutorado em Harvard, Princeton, MIT dentre outras instituições, destacam a excelência do programa acadêmico

 

Tradição na produção do saber, reconhecimento pela qualidade do corpo docente e excelência no desenvolvimento de competências para a condução de pesquisas científicas são alguns dos diferenciais do programa acadêmico da FGV EBAPE.  Os alumni, Jamil Civitarese e Joaquim Meira, beberam na fonte do conhecimento e, aprovados para instituições de renome internacional, viram-se privilegiados em poder escolher, respectivamente, a New York University e Harvard para realizar o doutorado. Já o mestrando Leonardo Dantas, mesmo aprovado para PhD da Universidade de Notre Dame e da Columbia, preferiu continuar na Escola, se aperfeiçoando como pesquisador.

  

Conheça um pouco da trajetória acadêmica dos alumni e suas percepções sobre o programa:

O  alumnus Joaquim Meira, aprovado em 10 programas de PhD em Ciência Política nos EUA, incluindo Harvard, Berkeley, Princeton, Columbia e MIT, ressalta que: “ter cursado o Mestrado Acadêmico da FGV EBAPE fez toda a diferença na minha carreira acadêmica e profissional. Escolhi a Escola principalmente pelo corpo docente constituído por pesquisadores renomados em seus campos de estudo, e pela Escola já ter histórico de alumni aprovados em programas bem-conceituados de Doutorado no exterior - particularmente em Ciência Política, que é minha área. As oportunidades de atuar como assistente de pesquisa e como monitor também foram grandes diferenciais, e me permitiram obter experiências de pesquisa e ensino que eu dificilmente teria em outros programas”. 

Joaquim Meira reforça que optou pela Harvard, por ser um dos programas de maior prestígio na área, pelo corpo docente com diversos especialistas em partidos políticos, eleições e desenvolvimento na América Latina que são seus temas de interesse. Além disso, alguns dos principais centros de estudos de política brasileira e latino-americana no mundo estão em Harvard. 

 

O também alumnus do mestrado acadêmico, Jamil Civitarese, foi aprovado para o doutorado da New York University e da Universidade de Rochester, tendo escolhido a primeira instituição para realizar o programa.  Jamil destaca que ao ingressar na FGV EBAPE se surpreendeu com a pluralidade e excelência do programa. Com interesse em métodos quantitativos, o alumnus reforça que suas habilidades foram fortemente desenvolvidas na Escola, o que foi de grande importância para iniciar um novo negócio e empreender no mercado de criptomoedas. Jamil explica que durante o mestrado nutriu interesse por ciência política, graças à influência dos professores de política e administração pública. 

Jamil ressalta que seu ingresso em programas bem ranqueados, em metodologia política, deve-se muito ao estímulo obtido durante as aulas com os professores, em especial, Gregory MIchener e Octavio Amorim Neto, com os quais publicou artigo. 

 “A EBAPE me ajudou a criar laços com pesquisadores incríveis que me conduziram para uma transição de carreira da melhor forma possível”. 

 

 

Já o mestrando Leonardo Dantas aprovado para o programa de PhD em Ciência Política da Universidade de Notre Dame e da Columbia, ressalta que a tradição da FGV EBAPE, professores renomados, em especial cientistas políticos, programa todo em inglês e flexibilidade o fizeram perceber que o mestrado acadêmico foi o programa perfeito para ele desenvolver seus interesses em pesquisa científica.

Mesmo aprovado para o doutorado, em duas importantes instituições de ensino no exterior, Leonardo preferiu continuar na Escola, se aperfeiçoando como pesquisador. Em 2023 Leonardo aplicará novamente para PhD.

 

 

 

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________

O Mestrado Acadêmico da EBAPE oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciados aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins. O Mestrado Acadêmico é ministrado todo em Inglês. Portanto, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma.

O Doutorado em Administração da Ebape tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno.

O processo seletivo para o programa acadêmico está com as inscrições abertas até o dia 4 de agosto de 2022.  

Para mais informações sobre o programa acadêmico acesse: https://ebape.fgv.br/programas/msc-phd/home 

_________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Excelência dos programas da FGV EBAPE é destaque em depoimento da alumna, Charlotte Jacobs, selecionada como professora assistente da Louisiana State University

Alumna do doutorado e do mestrado acadêmico da FGV EBAPE, Charlotte Jacobs, selecionada para atuar como professora assistente em Strategic Management da Louisiana State University teve seu artigo Knowledge Spillovers in Schumpeterian Environments: Asymmetries Between New Entrants and Incumbents in Spurring Innovations by Others Firms publicado na Academy of Management Best Paper Proceedings 2021 e credita parte destas conquistas a excelência dos programas de mestrado acadêmico e doutorado da FGV EBAPE. “Eu quero compartilhar com todos da Ebape, essas conquistas, pois a Escola foi responsável por me fazer chegar onde estou neste momento”, destaca a egressa.

 

A partir de agosto de 2022 Charlotte assumirá como professora assistente em Strategic Management da Louisiana State University. A alumna, atualmente, está finalizando seu doutorado em Strategic Management da Temple University, Pennsylvania, iniciado em paralelo com o programa de doutorado da FGV EBAPE.

 

O artigo da  egressa,  Knowledge Spillovers in Schumpeterian Environments: Asymmetries Between New Entrants and Incumbents in Spurring Innovations by Others Firms produzido, a partir de sua dissertação do Mestrado Acadêmico, juntamente com o professor visitante da FGV EBAPE, Francisco Polidoro, além de ter sido publicado no Academy of Management Best Paper Proceedings 2021, o estudo está no processo final para ser publicado no Strategic Management Journal.

.

Para ter acesso ao paper publicado na AOM, acesse o link abaixo

https://ebape.fgv.br/sites/ebape.fgv.br/files/paginas/out/21/aom_proceedings_best_paper.pdf

 


O Mestrado Acadêmico da EBAPE oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciados aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins. O Mestrado Acadêmico é ministrado todo em Inglês. Portanto, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma.

O Doutorado em Administração da Ebape tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno

As inscrições para o processo seletivo do Mestrado Acadêmico e do Doutorado 2022 estão abertas até o dia 15 de dezembro de 2021. Para mais informações, acesse https://ebape.fgv.br/programas/msc-phd/programa/apresentacao

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado fala sobre sua experiência no mestrado da FGV EBAPE e os resultados nos jogos de Tóquio em 2021

 

Alumnus da turma de 2018 do Mestrado Profissional em Administração Pública - MAP, Mizael Conrado de Oliveira, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), destaca em depoimento exclusivo para a FGV EBAPE que encontrou na Escola, condições necessárias para auxiliá-lo a fundamentar discussões sobre governança no esporte e criar um modelo bem-sucedido para o CPB.

 

“A Escola realmente é aquilo que nós imaginamos, olhando de fora. E certamente os professores e os processos da Escola foram fundamentais para avançar na melhoria dos processos de governança do Comitê Paralímpico”, afirma o presidente do CPB.

 

Ao falar sobre os resultados das paralimpíadas, Mizael destaca que mesmo com a crise da pandemia e tendo pouco mais de 6 meses de treinos, a equipe brasileira paralímpica realizou em Tóquio, a maior participação da história em jogos olímpicos, desde 1960 em Roma. Foram 72 medalhas, sendo 22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze.

 

Mizael Conrado assumiu em março de 2017 a presidência do CPB e, desde 2009, exercia a função de vice-presidente e secretário-geral da entidade durante as gestões de Andrew Parsons. Foi peça-chave na aprovação da Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência (instituída em de julho de 2015) que elimina barreiras de acessibilidade no transporte, na moradia, nos serviços, na educação, no esporte, no exercício da cidadania e beneficia cerca de 50 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência e mobilidade reduzida.

 


O Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) é voltado para dirigentes, gestores e profissionais de alto nível, que atuam em órgãos públicos da administração direta e indireta, nas diversas esferas do governo. O programa possibilita ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial para atuação no campo da Administração Pública, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior na área de administração e seguir carreira acadêmica.

Para mais informações sobre o programa acesse https://ebape.fgv.br/programas/map/home

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Artigo de Alumnus da FGV EBAPE é premiado em conferência internacional sobre Marketing e Políticas Públicas

 

A 2021 AMA Marketing and Public Policy Conference (MPPC), realizada virtualmente no mês de junho, premia o paper How Counter-Stereotypical Sources Attenuate Polarization Over Consumption-Related Policy Issues produzido pelo egresso de mestrado, doutorando da FGV EBAPE, Guilherme Ramos, sob orientação do professor Eduardo Andrade, com o Brenda M. Derby Memorial Award, concedido a aluno de doutorado que demonstra excelência como pesquisador de políticas públicas e marketing.

 

O estudo, em co-autoria com o Professor Eduardo Andrade e o alumnus de doutorado Yan Vieites, teve origem a partir da análise sobre a crescente polarização política entre esquerda e direita. Os resultados destacam que quando políticas públicas são apoiadas por políticos contra-estereotípicos (ou seja, quando políticos de esquerda apoiam política pública associada à direita, ou quando políticos de direita apoiam política pública associada à esquerda), as opiniões das pessoas tendem a mudar.

 

“Identificamos que tais políticos aumentam o apoio à política pública entre aqueles participantes que compartilham de seu grupo político, sem diminuir o apoio entre aqueles do grupo político oposto, o que leva, consequentemente, a uma atenuação da polarização”, ressalta o pesquisador Guilherme Ramos.

 

Ao falar sobre a importância da FGV EBAPE para sua carreira, Guilherme ressalta que: “A Escola contribui diariamente para a minha evolução como pesquisador. O corpo docente, formado nas escolas mais bem avaliadas do mundo, nos desafia constantemente a buscar as melhores práticas internacionais de pesquisa, tanto em termos de metodologia quanto de publicação em periódicos de ponta. Sou muito grato à FGV EBAPE não apenas pelo que a Escola tem me proporcionado profissionalmente, mas também pelas grandes amizades que tenho construído nessa caminhada”.

 

A Conferência de Marketing e Políticas Públicas da AMA (MPPC) é o principal evento internacional para acadêmicos de marketing, formuladores de políticas públicas e profissionais de marketing interessados em políticas públicas e sociais.

 

Para ter acesso ao resumo do artigo premiado,  clique aqui


 

O Doutorado em Administração da EBAPE tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno.

O Programa oferece bolsas de estudo para todos os alunos aprovados no processo seletivo. As inscrições para a próxima turma devem ser feitas até o dia 23 de julho de 2021.

Para mais informações acesse http://ebape.fgv.br/programas/msc-phd/programa/apresentacao

 

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Executiva inglesa, alumna do IMPM, aplica conhecimentos obtidos no módulo Action Mindset nos negócios e em sua vida pessoal

 

Kathryn Munt, proprietária da Phoenix Learning and Development – empresa de desenvolvimento profissional e treinamento, aplica conhecimento obtido durante o módulo Action Mindset do International Masters Program for Managers - IMPM, realizado na FGV EBAPE, sob a coordenação do professor Alexandre Faria, e potencializa o processo de aprendizado de seus clientes.

 

A próxima edição do IMPM terá início em maio, a partir de orientação online e contará com módulo presencial em setembro de 2021, na Lancaster University. O IMPM é um programa realizado em parceria com relevantes instituições de ensino em negócios do mundo: FGV EBAPE no Brasil; Lancaster University na Inglaterra; McGill University no Canadá; Yokohama National University no Japão; e Indian Institute of Management Bangalore na Índia.

 

De acordo com Kathryn, o módulo a fez obter uma nova visão sobre si mesmo e compreender os princípios de action learning, no qual é necessário desenvolver a capacidade de mudar a ação pelo aprendizado e poder agir, aprender, colocar em prática e colocar-se no lugar do outro.

 

A executiva tem inserido o action learning nos programas de treinamento da Phoenix. A iniciativa teve como objetivo fazer com que seus clientes aprendessem tanto sobre eles mesmos, quanto sobre os demais assuntos abordados nos treinamentos. Sobre os resultados do aprendizado, eles são mensurados pelos impactos nos negócios e no comportamento individual.

 

Kathryn agradece ao professor Alexandre Faria pelo contínuo apoio e incentivo, e ressalta que participar do módulo Action Mindset lhe trouxe uma nova visão sobre diversidade.

 

 

O IMPM é um programa único e projetado em torno de mindsets gerenciais, propondo atividades que se baseiam na experiência de cada um dos participantes do programa para gerar reflexão.Fundado por Henry Mintzberg e parceiros internacionais, o programa reúne gestores e líderes experientes de todo o mundo para refletir sobre suas experiências e aprender com os insights uns dos outros. Durante 16 meses, esses líderes participam de cinco módulos de 10 dias cada, ministrados pelas principais escolas de negócios da Inglaterra, Canadá, Índia e Japão.

Para mais informações sobre o programa clique aqui

 

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

Alumna da FGV EBAPE, Camila Scheidegger, é aprovada para doutorado na University of British Columbia e para mais duas universidades norte-americanas

 

Excelência acadêmica dos programas da FGV EBAPE capacita seus alunos e alumni a produzirem conhecimento para diversos campos do estudo científico e a construírem uma sólida carreira. Egressa do mestrado acadêmico, Camila Scheidegger destaca para o Ebape Digital – Escola em foco, a importância da Escola para sua trajetória profissional.

 

Ebape Digital - Qual a relevância de ter estudado na Ebape para sua formação?

 

Alumna Camila Scheidegger - O padrão de excelência internacional de ensino e pesquisa do mestrado acadêmico da FGV Ebape foi indispensável para minha formação acadêmica. O mestrado me propiciou a aprovação em três programas internacionais de doutorado bastante concorridos em ciências políticas: University of Maryland (USA), American University (USA) e University of British Columbia - UBC (Canadá).

 

Foi imprescindível para minhas conquistas acadêmicas ter tido como professores grandes acadêmicos da ciência política e administração pública nacional e internacional. Optei por juntar-me ao programa de PhD em ciências políticas da University of British Columbia, que além de ser bem-conceituado no Canadá e no mundo, tem uma abordagem metodológica abrangente e robusta. Adicionalmente, escolhi o departamento de ciências políticas da UBC, pois meus interesses de pesquisa convergem com os dos pesquisadores deste, especificamente as conexões entre grupos sociais, instituições políticas e políticas públicas sociais.

 


 

Mestrado Acadêmico da FGV EBAPE oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciados aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins. O Mestrado Acadêmico é ministrado todo em Inglês. Portanto, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma.

 

Para mais informações acesse https://mestrado-rio.fgv.br/administracao/academico/administracao

 

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Anna Speroni, Alumna da FGV EBAPE e COO da Hive Marketing Technology, compartilha experiência em aula inaugural da graduação

 

A Coordenação da Graduação Presencial da FGV EBAPE realizou, no dia 03 de setembro, a aula inaugural do curso de graduação e a coordenação da Rede Alumni convidou a egressa Anna Vasconi Speroni, Chief Operating Office da Hive Marketing Technology para compartilhar sua experiência. O professor e Coordenador da Graduação Presencial da FGV EBAPE, Bernardo Fajardo ressaltou a importância da aproximação dos atuais alunos com os alumni que trilham uma carreira de sucesso e retornam à Escola para falar sobre a trajetória profissional.

 

Ao falar um pouco sobre o período em que estudou na FGV EBAPE, a alumna Anna Speroni deu algumas dicas para os alunos que vislumbram conquistar uma carreira de sucesso. Anna Speroni destacou o sentimento de gratidão pela formação que teve na FGV EBAPE e pelas oportunidades que a FGV trouxe para sua carreira.

 

“A FGV EBAPE abriu portas extremamente estratégicas e que me ajudou a formar quem eu sou.  Usem a estrutura que vocês têm hoje na Escola, pois o sucesso só acontece quando a preparação encontra a oportunidade”, ressaltou Anna.

 

Sobre o início de sua carreira, Anna ressalta que, independente, da área de atuação, é importante saber economizar e aprender a investir. Ana destacou que hoje tem um patrimônio que trabalha com ela, ou seja, lhe dá fôlego financeiro por conta de sua disciplina.

 

Planejamento para transição de carreira

 

Para Anna, uma boa formação é a base para se reinventar. Com um planejamento bem claro, Anna realizou mudanças importantes em sua trajetória profissional. Iniciou na área financeira e depois largou tudo para recomeçar na área de planejamento de uma agência de publicidade. Para obter ganho em conhecimento e segurança, na nova área, chegou a trabalhar, em um primeiro momento, sem remuneração.

 

Para continuar evoluindo, Anna fez uma nova transição de carreira, foi trabalhar no Canal de TV Esporte Interativo. Na época, Anna precisou mudar do Rio de Janeiro para São Paulo e saiu, definitivamente, da sua zona de conforto.  Por um período de 3 anos, trabalhou em uma área que era centralizada por homens e no qual o assunto e negócio principal era o esporte.

 

Em 2015, Anna foi convidada para trabalhar no marketing da Coca-Cola. Empresa que já admirava há muito tempo e era uma oportunidade de retornar para a sua cidade, o Rio de Janeiro. Atuou no desenvolvimento de portfólio de produtos, adquiriu valiosos conhecimentos, mas seu interesse em empreender a fez perceber que era hora de mudar, de alçar novos voos.

 

Para Anna, toda essa bagagem profissional e de vida lhe trouxe alguns aprendizados: ter propósito, resiliência e empatia, e que foram determinantes para ajudá-la a conquistar novas e melhores oportunidades para sua carreira. Com esses novos aprendizados, Anna seguiu para um novo desafio, trabalhar na indústria de bebidas ARBOR, como gestora de três áreas: Comunicação, Eventos e Trade Marketing. Algum tempo depois assumiu a diretoria de marketing da empresa e destaca que foi lá que ela conseguiu colocar em prática seus aprendizados, atuando com muito desafios, tais como: Gerenciar múltiplas áreas em uma empresa familiar; única mulher e a mais jovem em um conselho com oito homens; liderar pessoas mais conservadoras em um ambiente extremamente machista, lidar com concorrentes de grande porte (Ambev, Heineken e outros) e trabalhar com faturamento de mais de 500 milhões de reais/ano.

 

Após todo esse período, Anna decidiu seguir para o mais novo e ousado desafio, ter sua própria empresa. Tornou-se, então, sócia da Hive Marketing Technology, empresa de martech que desenvolve soluções/produtos tecnológicos, e orienta empresas em seus processos de transformação digital com uma perspectiva focada em marketing. Anna, para finalizar a palestra, exemplificou que na construção de carreira, os alunos devem se ver como jogadores e que precisam de um grande técnico para orientá-los nas melhores estratégias de jogo. “Na vida acadêmica, a FGV EBAPE é o grande técnico, mas é importante que os jogadores estejam preparados para jogar quando entrarem em campo. Com uma boa preparação todos chegam lá”, completou a egressa.

 


O curso de Graduação da Ebape, complementado por diversos projetos de consultoria assistidos pelos professores, é voltado para a prática profissional, o que confere uma excelente formação aos alunos que poderão atuar, com excelência, em empresas públicas e privadas. O aluno conta com a coordenação de estágios, que tem parcerias com diversas organizações, facilitando ainda mais a sua entrada no mercado de trabalho.

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Alumna e professora da FGV EBAPE, Alketa Peci assume presidência da ANPAD

 

 

Editora-chefe da Revista de Administração Pública (RAP), alumna de doutorado e mestrado da FGV EBAPE e professora da Escola, Alketa Peci foi eleita, em julho de 2020, para o cargo de diretora-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad).

 

Alketa Peci concorreu pela “Chapa Ciência e Ação” que reuniu pesquisadores da USP, UFPE, Unisinos e UnB e será responsável pela gestão da ANPAD no período 2021-2023.

 

A ANPAD é hoje a principal associação dos programas de pós-graduação no país e atua com a missão de melhoria da qualidade do ensino e pesquisa. “Propomos um conjunto de ações que buscam consolidar a inteligência do campo da pós-graduação em administração, contribuindo para a relevância social da área e a representatividade da associação”, destacou Alketa Peci.

 

A Associação foi criada em 1976, a partir da iniciativa dos oito programas de pós-graduação então existentes no Brasil, entre os quais, a FGV EBAPE.

 

Entre as principais ações da ANPAD destacam-se a realização da EnAnpad, o principal evento acadêmico do país e o teste ANPAD, uma das principais formas de entrada em vários cursos de pós-graduação do campo.  

 

 

 


O Doutorado em Administração da Ebape tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno.

Para mais informações acesse https://bit.ly/2vzsPtv

 

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Doutorando da FGV EBAPE, Yan Vieites, alumni de mestrado, recebe segunda premiação internacional em menos de cinco meses

 

A tese “Your need doesn't appeal to me: How social class shapes charitable giving across causes” do doutorando da FGV EBAPE Yan Vieites, egresso de mestrado, é premiada durante a SCP Annual Conference pelo Society for Consumer Psychology, no início de março, na Califórnia.

 

O SCP é considerado uma das maiores conferências de marketing no mundo. Esta é a primeira vez que um estudante de instituição da América Latina conquista o prêmio de melhor paper no tema da conferência, distribuído anualmente para reconhecer e estimular o trabalho de pesquisa sobre a psicologia do consumidor.

 

A pesquisa de Yan promove uma discussão sobre o comportamento de pessoas de diferentes classes em relação a contribuições para causas sociais. Segundo o estudo, cidadãos de maior poder aquisitivo tendem a direcionar suas contribuições a necessidades menos urgentes, como atividades esportivas e culturais, ao passo que pessoas com menos posses focam em causas mais urgentes, como o combate à fome.

 

Essa diferença no padrão de doação das classes sociais é explicada por um desnível na sensibilidade ao grau de urgência das causas. Por passarem ou testemunharem situações de escassez no acesso às necessidades básicas, as pessoas de baixa classe social se sensibilizam mais com causas consideradas urgentes. Em contrapartida, por viverem em contextos de relativa abundância, as pessoas de classe mais alta se sensibilizam menos com causas ligadas à fome e à falta de abrigo, por exemplo.

 

Ao falar sobre a importância do doutorado na conquista da premiação, Yan Vieites ressalta que “ter feito o doutorado na FGV EBAPE foi essencial para que eu pudesse conquistar esse prêmio. No programa tive a oportunidade de trabalhar ao lado de pesquisadores extremamente competentes e dedicados, que sempre me forneceram meios para que eu pudesse desenvolver as minhas potencialidades. O foco em metodologia e o rigor teórico me permitiram elaborar projetos de pesquisa que foram não só aceitos, mas também reconhecidos em importantes conferências internacionais.

 

Acredito que o foco na internacionalização é, em si, um diferencial da FGV EBAPE. Ao se espelhar nos parâmetros internacionais de pesquisa para estabelecer os padrões internos de qualidade, a FGV EBAPE prepara os seus alunos para um ambiente exponencialmente mais competitivo. Sou grato à Escola como um todo e aos meus mentores e professores da FGV EBAPE, Eduardo Andrade e Rafael Goldszmidt, por terem me oferecido tanto apoio ao longo da minha trajetória acadêmica”.

 

Em outubro de 2019, o estudo de Vieites foi premiado pela Fundação ACR/Sheth, durante o ACR Conference, realizado em Atlanta.

 

SCP Annual Conferente e ACR Conference são duas das três mais importantes conferências em Marketing no mundo, voltadas para a área de Comportamento do Consumidor.

 

A Rede Alumni EBAPE parabeniza seu egresso por mais essa conquista para sua carreira e para todo a comunidade acadêmica e ebapeana.

 


O Mestrado Acadêmico da EBAPE oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciados aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins. O Mestrado Acadêmico é ministrado todo em Inglês. Portanto, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma.

 

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Alumnus do MAP, da FGV Ebape, Felipe Puccioni é aprovado para programa de doutorado de Cambridge na Inglaterra

 

O egresso foi aprovado pela Trinity College que é o principal “college” de Cambridge, e uma das mais disputadas instituições de ensino do Reino Unido. Dos 109 prêmios Nobel recebidos pela instituição, 34 foram conquistados por membros do college.

 

Fazer parte da mesma instituição em que cientistas como Newton e Darwin estudaram, foi um dos estímulos para que o egresso da FGV Ebape Felipe Puccioni se dedicasse aos estudos e obtivesse a aprovação no programa de doutorado de Cambridge.

 

Felipe Puccioni, egresso da turma do MAP de 2014, Conselheiro do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, cursava o programa de PhD em IA na COPPE/UFRJ, quando, ao longo do curso, decidiu trancá-lo, pois havia sido aprovado para o programa de doutorado em Estudos do Desenvolvimento, da Faculdade de Cambridge na Inglaterra, instituição essa que já almejava desde criança, uma vez que a mesma já registrava em seu quadro de alunos, grandes mentes, tais como: Newton, Darwin e Allan Turing, além de 109 prêmios Nobel.

 

“Lembro ter visto um documentário sobre Isaac Newton no Trinity College (Cambridge) quando ainda era bem jovem, talvez 10 anos, e fiquei fascinado pelos castelos e ambiente intimista do lugar. Trinity College, em Cambridge, também é o ambiente em que se passa boa parte de filmes que marcaram minha vida: Teoria de Tudo, que retrata a vida de Stephen Hawking e; Jogo da Imitação, que apresenta os feitos heroicos de Alan Turing, pai da computação, na segunda guerra mundial e O homem que viu o infinito, sobre a vida do matemático indiano Ramanujan.

 

É um grande sonho que se realiza! Como o meu foco de estudo será a educação e desenvolvimento, espero poder, com o PhD em Estudos do Desenvolvimento, ajudar meu país a alcançar um desenvolvimento econômico e social sustentável”, detalha Puccioni.

 

A Rede Alumni parabeniza seu egresso, Felipe Puccioni, por mais este feito para sua carreira, pelas valorosas contribuições para a Escola e a administração pública do país.

 


O Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) é voltado para dirigentes, gestores e profissionais de alto nível, que atuam em órgãos públicos da administração direta e indireta, nas diversas esferas do governo. O programa possibilita ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial para atuação no campo da Administração Pública, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior na área de administração e seguir carreira acadêmica.

Para mais informações sobre o programa acesse http://mestrado-rio.fgv.br/administracao/profissional/administracao-publica

 

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Egresso de doutorado cria uma nova tecnologia de blockchain a partir de sua tese de doutorado

 

Tecnologias em evolução constante, mercado de criptomoedas, novos negócios, mundo tokenizado foram alguns dos pontos destacados durante o lançamento da Hathor Network, criada a partir de tese de doutorado do egresso Marcelo Brogliatto, em evento realizado no dia 20 de agosto de 2019, no prédio sede da FGV.

 

O evento foi moderado por Caio Ramalho, coordenador do FGVnest e Alexandre Barbosa da ITS. A mesa de debates foi composta por Marcelo Brogliato CEO da Hathor Network, Layla Mendes, egressa de mestrado e doutoranda da FGV EBAPE, co-fundadora da Hathor, Alexandre Linhares professor da FGV EBAPE, Flávio Codeço professor da FGV EMAP, Vanessa Almeida do BNDES, Raphael Lima da Cubo e Minds/Trust, Fernando Carvalho da QR Capital, Paulo Queiroz da Anjos do Brasil e JuryVox e Carlos Maior Almeida da Ipanema Ventures.

 

A startup, criada a partir da tese de doutorado de Marcelo Brogliato, sob orientação do professor da FGV Ebape Alexandre Linhares – e que concorre como à melhor tese em administração no Brasil pelo Prêmio CAPES - com tecnologia blockchain, traz uma plataforma escalável onde qualquer criança de 13 anos pode criar seu próprio token.  Segundo Brogliato, a plataforma – desenvolvida do zero na FGV, com tecnologia inovadora e sem taxas, viabiliza a sua utilização e a criação de inúmeros tokens, possibilita o aumento na liquidez dos negócios, a oferta de investidores, assim como a capitalização das empresas.

 

Uma das questões que são avaliadas nas plataformas existentes é como processar grandes volumes de transações por segundo. De acordo com Marcelo, a Bitcoin processa, por exemplo, 7 transações por segundo, a Ethereum, 20 por segundo, o Paypal 193 por segundo. A Hathor, com seu time atual mais enxuto, consegue processar 200 transações e, desta forma, possui condições técnicas para ter a Paypal como usuária de sua tecnologia, assim como possui potencial tecnológico para atender a visa que, hoje, processa 1.800 transações por segundo, bastando uma readequação na engenharia do projeto.

 

A Hathor se especializou em tokenização e, tira a complexidade da tecnologia, para apresentar ao usuário/empresa a facilidade em criar tokens, clicando em apenas alguns botões. Desta forma, qualquer pessoa pode criar tokens e identificar quais os melhores modelos de negócios em seu mercado de atuação.

 

Para demonstrar a facilidade de utilização, os participantes do evento foram convidados a instalar o wallet da Hathor, em seus celulares, e ganharam tokens para trocar por taças de champagne. Para utilizá-los, era necessário fazer a leitura digital do Qr Code estampado na blusa de um garçom e enviar um token para ter direito a uma taça de champagne.

 

A Hathor em sua primeira rodada de investimento, captou U$ 600 mil dólares (cerca de 2,4 milhões de reais) e já se prepara para uma nova rodada para avançar outras etapas do negócio.

 


O Doutorado em Administração da Ebape tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno.

Para mais informações acesse https://bit.ly/2vzsPtv

 

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Estudo de egresso vence prêmio Best Paper Award 2019

 

O trabalho “Firm’s characteristics and capabilities that enable superior performance in recessions”, de autoria do egresso de doutorado Claudio Ramos Conti (pós-doutorando FGV EBAPE), Rafael Burstein Goldszmidt (professor FGV EBAPE) e Flávio Carvalho de Vasconcelos (professor e diretor da FGV EBAPE), foi o grande vencedor do prêmio Best Paper Award da 8th International Conference on Strategic Management in Latin America (SMLA). O evento, que é realizado a cada dois anos, é copatrocinado pela FGV EAESP e o periódico internacional Journal of Business Research.

 

No artigo, os autores discorrem sobre as características de empresas que são capazes de obter uma performance superior em tempos de recessão. A partir da construção de um modelo integrativo, os pesquisadores investigaram quais as características e competências que determinadas organizações tinham antes de períodos recessivos e que fizeram com que tivessem bom desempenho e se destacassem frente a seus competidores.

 

Segundo o estudo, as empresas que tiveram performance superior reuniam características como: propensão a reconhecer oportunidades em crises; orientação empreendedora; capacidade de improvisar; e flexibilidade.

 

A SMLA é um dos principais eventos da área de estratégia de negócios na América Latina e reúne pesquisadores, consultores, executivos, empresários e empreendedores interessados na região.

 


O Doutorado em Administração da Ebape tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno.

Para mais informações acesse https://bit.ly/2vzsPtv

 

 

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Diretora da L’Oréal, Alumna EBAPE, ganha prêmio ANPAD de melhor artigo acadêmico

 

Rosmari Capra Sales diretora de tributos e ética da L’Oréal Brasil, egressa do Mestrado Profissional Executivo em Gestão Empresarial (MEX) conquista prêmio de “Melhor Artigo Derivado de Dissertação de Mestrado” no EMA 2018 pela ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.

 

O artigo intitulado – Escolarização e Consumo Distintivo – Um Estudo Sobre a Escolha dos Pais por uma Escola Internacional no Rio de Janeiro traz contribuições importantes para o avanço do conhecimento em Marketing e é oriundo da dissertação da egressa com a orientação da professora FGV EBAPE Marisol Goia.

 

O tema aborda um segmento de mercado, pouco explorado nos estudos de Marketing: o mercado das escolas “premium” de ensino fundamental e médio. A pesquisa permitiu explorar o discurso sobre o valor proposto por uma instituição escolar internacional, em comparação com o valor percebido pelos consumidores (no caso, os pais de alunos, responsáveis pela decisão de adesão à escola).

 

O estudo adota o pressuposto de que os fenômenos de consumo não podem ser compreendidos sem a devida consideração de dimensões históricas, culturais e sociais.

 

A pesquisa indica que as demandas e expectativas das elites são complexas e permeadas de ambivalências, trazendo para o gestor a necessidade de uma leitura mais atenta sobre questões ligadas a pertencimento, seletividade e distinção dentro desses segmentos.

 

O artigo teve origem na dissertação de mestrado da egressa e na área de estudo do Marketing na disciplina Antropologia do Consumo e contou com a orientação da professora da FGV EBAPE Marisol Goia, Rosmari ressalta o aprendizado obtido na EBAPE, o qual promoveu o entendimento de que as organizações aplicam diversos conceitos já desenvolvidos no âmbito acadêmico, assim como a mudança de percepção das organizações nesta área, saindo do olhar focado no produto e se aprofundando na visão do consumidor.

 

Rosmari reforça a importância do aprendizado sobre Metodologia de Pesquisa, o qual lhe inseriu no universo do trabalho científico e a capacitou para a produção de pesquisas de ponta. “Há um grande empenho em buscar o equilíbrio entre engajamento acadêmico e profissional. Obtive a consciência de que produzir um trabalho científico exige um esforço enorme, mas que o resultado é altamente recompensador”, finalizou Rosmari.

 

Para ter acesso à dissertação que deu origem ao artigo da egressa, clique no link http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/19498

 


Mestrado Executivo em Gestão Empresarial da EBAPE, nível profissional, é um programa de pós-graduação stricto sensu que busca contribuir para a formação e o desenvolvimento de profissionais no campo da administração de empresas que possam agregar valor à atividade empresarial através da construção e aplicação do conhecimento. Recomendado pela CAPES com conceito 5 (cinco), nota máxima para mestrados profissionais, o curso confere titulação de Mestre aos seus graduados.

Para mais informações acesse https://ebape.fgv.br/programas/mex/apresentacao

 

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Doutora pela Ebape, Juliana Mansur, recebe o prêmio Globe Robert J. House Best Research Paper Award

 

O artigo “Shades Paternalistic Leadership Across of Cultures” produzido pela professora da FGV EBAPE, egressa do doutorado, Juliana Mansur, que contou com a orientação do professor Filipe Sobral e a participação do professor Rafael Goldszmidt, recebeu o prêmio de Melhor Artigo (Best Paper) no 2017 Globe Robert J. House Best Research Paper Award, prêmio internacional concedido a pesquisas desenvolvidas com base nos dados do Projeto GLOBE – Global Leadership & Organizational Behavior Effectiveness.

 

A pesquisa mostra que a Liderança Paternalista não é endossada universalmente ou de forma homogênea pelas mais de 59 sociedades analisadas, mas que diferentes padrões de endosso dão origem a tons idiossincráticos de Paternalismo. O artigo aponta ainda que esses diferentes tons de liderança – que variam entre o Paternalismo Benevolente e o Paternalismo Explorador – podem ter sua aceitação e efetividade compreendidas por meio das orientações culturais dominantes em cada uma das sociedades.

 

O estudo foi escolhido por um comitê formado por renomados pesquisadores da área, como Neal M. Ashkanasy (Presidente do Comitê), professor de Management da Universidade de Queensland (Austrália); Paul Hanges, professor de Psicologia Organizacional da Universidade de Maryland, (EUA); e Peter W. Dorfman, ex-Presidente do Projeto Globe e professor emérito da Universidade Estadual de Novo México (EUA).

 

O artigo publicado em 2017 no Journal of World Business pode ser lido na íntegra pelo link https://goo.gl/DYfBsb

 


 

O Doutorado em Administração da Ebape tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno.

O Mestrado Acadêmico da Ebape oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciados aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins. O Mestrado Acadêmico é ministrado todo em Inglês. Portanto, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma.

Para mais informações e inscrições, acesse aqui.

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Consultor de políticas educacionais do Banco Mundial, egresso do Mestrado Acadêmico da EBAPE, conquista vaga em programa de doutorado no exterior

 

Quebrar paradigmas, traçar objetivos claros para conquistar o sucesso pessoal e profissional, assim como promover o desenvolvimento de jovens e líderes, foram alguns dos pontos que o alumnus do Mestrado Acadêmico em Administração Giovani Rocha destacou em entrevista concedida para a newsletter da Rede Alumni Ebape.

 

Alumni Ebape - Por que escolheu a FGV EBAPE para o seu mestrado e quais as principais contribuições da Escola para a sua formação?

 

Giovani - A escolha foi estratégica, pois o programa acadêmico da EBAPE oferece uma série de ferramentas essenciais para que eu atingisse o meu objetivo principal, que era entrar em um programa de doutorado no exterior. A Escola me concedeu base teórica extremamente sólida e combinada à base metodológica, ambas no campo de política, área na qual quero atuar academicamente, além disso, a Ebape me possibilitou ter contato direto com professores de excelência, reconhecidos nacional e internacionalmente e que estão na fronteira do que está sendo desenvolvido no campo da política.

​​

Aproveito para destacar a necessidade de trazer a representatividade racial para dentro da FGV. Isso se dá não só sob uma perspectiva numérica (pautada na minha presença enquanto aluno negro), mas também de fomentar, sob uma perspectiva acadêmica, uma discussão que ao meu ver precisa existir dentro de uma instituição do porte da FGV: a discussão sobre racismo no Brasil. Por isso que reforcei esse diálogo junto ao coletivo de alunos negros da FGV e pautei toda a minha dissertação na questão de representatividade racial na política brasileira e o comportamento do eleitor negro. Em outras palavras, entrar na EBAPE significou uma oportunidade de refinar a minha compreensão sobre essa problemática, entender como fomentar essa discussão em um ambiente acadêmico de alto nível e, finalmente, potencializar a minha entrada em um dos melhores programas de PhD no exterior para continuar alimentando essa discussão.

 

Alumni Ebape  – Que fatos poderia destacar sobre sua trajetória profissional?

 

Giovani - Destaco a minha trajetória dual de impacto social atrelado ao meu desenvolvimento acadêmico. Na graduação, me formei em Economia no Ibmec-RJ como bolsista e fiz intercâmbio nos EUA​, na University of Arkansas. No mestrado, fiz a EBAPE e o intercâmbio em Portugal, na Universidade Nova de Lisboa. Contudo, em paralelo, coordenei o LdA - Líderes do Amanhã, um projeto social de desenvolvimento de lideranças e potencialização de jovens estudantes de escola pública, em sua maioria negros e os primeiros de suas famílias a finalizarem o ensino médio. Por intermédio da ONG Vetor Brasil, trabalhei como consultor do BID na Secretaria de Estado de Educação do Pará. Hoje atuo no Banco Mundial junto ao MEC no escopo da Reforma do Ensino Médio. Em suma, essas experiências exemplificam o meu objetivo de realmente me tornar um ponto de conexão entre a Academia e o "mundo real", gerando conhecimento que possa diretamente influenciar positivamente o país.

 

Alumni Ebape   - Fale um pouco sobre sua atuação em projetos de desenvolvimento de jovens talentos?

 

Giovani - A partir da ONG Vetor que atua na potencialização e desenvolvimento de jovens talentos, alocando-os em posições estratégicas em cargos do setor público, comecei a trabalhar com educação pública na Secretaria de Estado de​ Educação do Pará. Além disso, como um dos valores principais do Vetor é a diversidade, eu os apoiei desde o desenho de ações afirmativas que promoviam uma maior representatividade de negros entre os participantes até a fundação do coletivo Vetor dxs Pretxs. Por intermédio desse coletivo, desenvolvemos treinamentos sobre a questão racial no Brasil e sua interseção com o desenho e a implementação de políticas públicas. Foi essa mesma apresentação e esse mesmo engajamento que me levaram a palestrar em lugares como o Ministério de Desenvolvimento Social e ser palestrante no evento TEDx por duas vezes (uma no TEDxBlumenau em 2015 e outra no TEDxSantarém este ano). Com o início do PhD, quero continuar contribuindo para fomentar a discussão sobre raça tanto em espaços acadêmicos como dentro da gestão pública, apoiando a conversão desse debate em políticas públicas focalizadas e de alto potencial de impacto.

 

Alumni Ebape   – Quais os principais desafios assumidos como Consultor de Políticas Educacionais do Banco Mundial?

 

​Giovani - O trabalho como consultor no Banco Mundial tem sido um grande desafio de articulação com atores do Banco, do Ministério da Educação e do governo federal como um todo. Um Acordo de Empréstimo na casa dos 250 milhões de dólares vai ser realizado pelo Banco Mundial junto ao MEC para fomentar ações estratégicas de apoio aos estados para a implementação do Novo Ensino Médio. Eu trabalho diretamente no desenho do acordo, na articulação estratégica e no desenvolvimento das assistências técnicas que vão apoiar os estados no desafio que representa essa nova etapa. Trabalhar em um projeto da dimensão da Reforma do Ensino Médio no Banco Mundial e no MEC é uma grande oportunidade de poder pensar uma política macro em educação que vai influenciar o país nas próximas gerações. Isso está diretamente ligado ao meu propósito de vida e, ao que espero, poder realizar com as contribuições acadêmicas que trarei para o país no futuro. Em especial, é também um desafio grande o de ocupar um espaço enquanto negro e trazer uma perspectiva que reflete o Brasil sob a ótica dos passos para a real inclusão e geração de oportunidades para jovens, independente da cor da sua pele, condição social ou origem. Hoje sou o único negro em quase todos os espaços que caminho em Brasilia, mas a atuação que tenho no MEC e no BM me faz pensar que é uma questão de tempo até que a minha história deixe de ser uma exceção e se torne uma realidade possível para muitos brasileiros que se parecem comigo.

 

 

Alumni Ebape   - Conquistar uma vaga para o programa de doutorado em Ciência Política em uma instituição internacional era um dos seus objetivos?

 

Giovani - Sim. O caminho que tracei sempre tangenciou o doutorado porque eu sempre gostei muito de ensinar e sabia que aprender e produzir conhecimento (o que traduzo como "criar e buscar responder perguntas" a todo momento) faziam parte da minha essência. Contudo, entendi que a minha posição enquanto acadêmico que discute racismo e relações de poder no Brasil poderia elevar ainda mais o debate, sobretudo para espaços onde, infelizmente, hoje ele inexiste. Ganhei uma bolsa do Departamento de Estado Americano que custeou todos os meus gastos com aplicação (GRE, TOEFL, fees e etc) e entendi que aquele era o momento de dar o meu melhor para concretizar o objetivo do doutorado nos EUA. Passei para a University of Chicago e a University of Pennsylvania, ambas entre os 15 melhores departamentos de ciência política do mundo. Escolhi a UPenn como o lugar onde vou passar os próximos cinco anos da minha vida. Vai ser um desafio, mas um passo necessário. A minha visão é de que hoje o grande problema do Brasil é a baixa diversidade em suas elites intelectuais e econômicas. Em outras palavras, as pessoas que detêm poder de decisão e de influência de ideias são, em sua maioria, indivíduos que pouco refletem, viveram e pouco entendem os obstáculos que a maior parte da população, sobretudo a população negra, enfrenta. Esse é um gargalo para uma democracia representativa de verdade e, enquanto os que detiverem poder não entenderem os reais desafios da ponta com completude, dificilmente vamos acabar com as desigualdades que tanto definem o país. É por isso que fazer o doutorado e ser um acadêmico é tão importante para mim. Significa ocupar um espaço entre esse grupo, problematizar e provocar discussões estruturadas sobre os reais entraves do país ​ advindos de um histórico racista. Tudo isso entre pares que detêm as ferramentas e os recursos para de fato modificar a realidade. Além disso, ocupar esse espaço também significa poder inspirar outros jovens, que vieram de lugares como o que eu vim e que se parecem comigo, a me olharem e acreditarem no seu próprio potencial de também ocupar essas posições.

 

Alumni Ebape  -  Gostaria de acrescentar algum comentário?

 

​Giovani - Só queria adicionar que a jornada na EBAPE foi engrandecedora, principalmente, em função dos professores que lá encontrei e que tanto me inspiraram para seguir o caminho que começo a trilhar agora. Minha incrível orientadora, Daniela Campello, em especial e outros professores como o Cesar Zucco, Sonia Fleury, Rafael Goldszmidt e Octavio Amorim. Cada um deles foi essencial, da sua própria forma, para a minha construção enquanto pensador crítico da minha realidade. Se hoje a EBAPE é uma instituição que consegue colocar alunos com grande potencial acadêmico nas melhores universidades do mundo, isso sem dúvida só é possível pela existência de um corpo de professores que estão dispostos a contribuir com a formação multidimensional de pesquisadores brasileiros de ponta e que conseguem produzir conhecimento na fronteira de suas respectivas áreas. Só tenho a agradecer mesmo.

 

A Rede Alumni da FGV EBAPE agradece ao Giovani por compartilhar sua experiência e deseja muito sucesso em seus novos desafios!

 

O Mestrado Acadêmico da EBAPE, avaliado com nota máxima (nota 7) pela CAPES, oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciados aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins. O Mestrado Acadêmico é ministrado todo em Inglês. Portanto, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma.

Para mais informações e inscrições, acesse aqui.

 

Você, Alumni Ebape, pode compartilhar sua experiência profissional com toda a rede Alumni, para tanto, basta enviar informações para alumni.ebape@fgv.br.

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Diretora do Coppead, alumna Ebape, alinha visão empreendedora com pesquisa acadêmica para liderar

 

A excelência acadêmica da EBAPE e de seu corpo docente reflete-se no sucesso de seus egressos que, em sua atuação profissional, desempenham importante papel na condução de empresas e projetos em diversos setores da administração no país, o que pode ser corroborado pela história de carreira da nova diretora do Coppead, Elaine Tavares, egressa do doutorado e do mestrado profissional, durante entrevista para a Rede Alumni EBAPE, onde fala de sua trajetória profissional.

 

Alumni Ebape - Qual seu maior desafio ao assumir a Direção do Coppead?

Elaine – O Coppead sempre se posicionou como uma Escola pioneira e de alto grau de inovação, sendo responsável em estabelecer grandes marcos na Administração do país. Dentre eles podemos citar: o lançamento do primeiro MBA Executivo Brasileiro (na década de 80), a criação da Central Brasileira de Casos, assim com o programa de Cátedras. Em 2002, o Financial Times destacou os cursos do Coppead nos rankings dos melhores programas do mundo. Em 2015, a Escola lançou mestrado acadêmico integralmente ministrado em inglês.

Meu maior desafio será conquistar novos marcos para a instituição, para tanto venho estruturando e alinhando diretrizes para compreender as demandas da sociedade, o cenário atual do mercado e as principais tendências.  Um exemplo concreto é entender os desafios que a digitalização (a aplicação sistêmica de business analytics, inteligência artificial, big data, dentre outras tecnologias) impõe para a formação gerencial. Sem este entendimento, a digitalização entra no currículo escolar somente como um modismo. O avanço consistente demanda conhecimento de tendências e planejamento das ações.

 

Alumni Ebape - Qual a relevância de ter estudado na Ebape para sua formação?

Elaine – A EBAPE apresenta diversidade de conhecimento de alta relevância e corpo docente de ponta que garantem excelência em todos os seus programas acadêmicos. As diferentes perspectivas apresentadas pelos professores da Escola, proporcionaram-me uma visão mais rica da realidade e uma formação acadêmica completa. Em sala de aula, tive como foco a gestão empresarial, mas durante o período de estudo no doutorado, obtive amplo conhecimento e vivência com temas de administração pública e que foram enriquecedores para minha carreira.

 

Alumni Ebape - Você teve a oportunidade de estudar em uma das melhores escolas de negócios do país e agora está na direção do Coppead, que também está entre as primeiras. Em seu planejamento de carreira, essas eram suas metas?

Elaine – Escolhi a EBAPE por reconhecer a excelência da Escola e já tinha em mente que precisaria me dedicar para conquistar uma carreira sólida. O aprendizado na Escola foi importante e concedeu-me bagagem para realizar dois pós-doutorado no exterior. A minha meta sempre foi a de atuar em uma escola de excelência e inovadora, e quando assumi o Coppead encontrei um ambiente acadêmico rico, desafiador e propício para conduzir projetos nas áreas com as quais me identifico e que conquistei expertise: pesquisa acadêmica e gestão estratégica.

 

Alumni Ebape - Falando de sua trajetória profissional o que você gostaria de mencionar como fatores decisivos para sua fase atual?

Elaine – A formação acadêmica sólida concedeu-me base para conduzir a gestão de uma Escola, assim como as experiências que obtive em empresas privadas e altamente competitivas garantiram-me flexibilidade, visão estratégica e alto poder de decisão. Ao continuar meus investimentos em estudo, como nos pós-doutorados, pude ampliar o universo de possibilidades profissionais. Acrescento ainda o aprendizado obtido ao coordenar o Programa de Pós-Graduação do Coppead, o qual me permitiu desenvolver ações e entender as principais demandas da universidade, da Capes e da EFMD, certificadora internacional.

 

Alumni Ebape - Do ponto de vista pessoal, como é conciliar uma vida de desafios profissionais e a família?

Elaine – Conciliar a vida profissional e familiar é sempre um desafio. Sou casada e tenho uma filha de 8 anos e tenho em mente que é necessário equacionar a qualidade do tempo empreendido em atividades profissionais e pessoais com o tempo em que dedicamos para nossas famílias. Particularmente, abro mão do meu tempo pessoal para dedicá-lo a minha família!

 


O Doutorado em Administração da EBAPE tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno. O Programa oferece bolsas de estudo para todos os alunos aprovados no processo seletivo. Para mais informações acesse http://ebape.fgv.br/programas/msc-phd/programa/apresentacao

 

O Mestrado Executivo em Gestão Empresarial da EBAPE, nível profissional, é um programa de pós-graduação stricto sensu que busca contribuir para a formação e o desenvolvimento de profissionais no campo da administração de empresas que possam agregar valor à atividade empresarial através da construção e aplicação do conhecimento. Recomendado pela CAPES com conceito 5 (cinco), nota máxima para mestrados profissionais, o curso confere titulação de Mestre aos seus graduados. Para mais informações acesse https://ebape.fgv.br/programas/mex/apresentacao

 

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Egresso EBAPE ressalta que empreender vai além de abrir uma empresa

 

Ser um empreendedor no Brasil é um grande desafio, em virtude dos altos impostos e o pouco apoio que a esfera pública oferece aos empresários, mas empreender não está limitado a abrir um negócio. E para falar um pouco sobre empreender e de que forma aproveitar, com excelência, as oportunidades profissionais, a Rede Alumni Ebape convidou o egresso Ebape Raphael Tomé, Gestor Comercial da Stone Pagamentos, ex-diretor da Narciso Enxovais Online (maior player do setor de cama e mesa do Nordeste) e ex-gestor no Site Blindado/B2W, para destacar sua vivência no universo do empreendedorismo.

 

Na visão do egresso, para conquistar sucesso na vida profissional é preciso querer empreender na vida, no conhecimento, na construção de uma história e traçar objetivos claros para conquistar um amanhã promissor.

 

Raphael, ao falar sobre sua trajetória, conta que suas escolhas profissionais e seu empenho em buscar ser sempre o melhor, o estimulou a assumir novos desafios, e que sempre foi o condutor de seus passos em todas as posições que ocupou ao longo de sua carreira.

 

Para o egresso “não há glamour em empreender” e os caminhos que traçou, desde à época de sala de aula, o conduziram para oportunidades que potencializaram suas competências e visão de negócio.  Raphael ressaltou que foi no Site Blindado/B2W que sua veia empreendedora ganhou força e peso: “Conquistei uma posição como coordenador no Site Blindado e pouco depois assumi como gerente geral. Quando assumi o Site já era uma primeira experiência como empreendedor, pois atuava como Head da operação. Gerenciava todas as áreas que uma empresa possui: Financeiro – Marketing – Vendas – TI, dentre outras, desta forma, tinha em mãos uma empresa para experimentar, recebendo um salário e com carteira assinada. Na época, então, me vi como um privilegiado, pois a B2W me proporcionou a oportunidade de ser o dono de uma empresa, dentro de outra empresa”.

 

De acordo com o egresso, a experiência foi muito rica e já havia um sucessor, então decidiu buscar novos desafios. Raphael relembra que abriu mão de trabalhar em grandes companhias, bem estruturadas, em cargos bem interessantes e com equipes de peso, e aceitou o convite de um outro egresso da Ebape, Tiago Palmeira, para iniciar uma empresa de Comércio Eletrônico da Narciso Enxovais Online, marca líder em Market Share no setor de Cama e Mesa (na classe C, D e E) no Nordeste. Seguiu para o novo desafio, a partir do contrato de uso da marca, começando uma nova empresa, a Narciso Enxovais Online, o que o fez mudar para João Pessoa, na Paraíba.

 

Raphael precisou conhecer os aspectos culturais, os hábitos de consumo da região, o comportamento do consumidor afim de estruturar corretamente as etapas de construção do negócio. Fez imersão na fábrica, nas lojas, com os funcionários, conversou com costureiras, acompanhou o dia a dia do dono da marca na região.

 

No início de dezembro, finalizou o projeto de e-commerce da Narciso Enxovais Online, com a empresa já em atividade, com equipe, sucessor, ferramentas contratadas, contratos assinados, estrutura física, pessoal e de logística montadas, e então sentiu-se pronto para buscar novos desafios profissionais.

 

Novos projetos

 

Desde dezembro de 2017, Raphael segue uma nova jornada em sua carreira. Está atuando como Gestor Comercial na Stone Pagamentos e mantém sua programação de estudo, o que gerou um diferencial em sua carreira pelo amadurecimento, aprendizado e networking. Recentemente, o egresso realizou pós-graduação em Business e People Management, o que consolidou seu conhecimento sobre gestão de pessoas: “após anos atuando em posições comerciais, gerenciando resultado de vendas e processos, vi a necessidade de estabelecer estratégias comerciais e operacionais com foco em pessoas” afirmou Raphael.

 

Ao final da entrevista, o egresso Raphael Tomé ressaltou a importância da Ebape em sua carreira: “A Ebape capacitou-me a pensar de uma forma mais analítica, o que me conferiu uma excelente base para discutir e negociar, em qualquer área. Costumava fazer tudo por instinto e com o tempo fui aprendendo, a partir de orientações dentro da Escola, a analisar antes de tomar decisões”.

 

A Rede Alumni da FGV Ebape agradece ao Raphael por compartilhar sua experiência e deseja muito sucesso em seus novos desafios!


O curso de Graduação da Ebape, complementado por diversos projetos de consultoria assistidos pelos professores, é voltado para a prática profissional, o que confere uma excelente formação aos alunos que poderão atuar, com excelência, em empresas públicas e privadas. O aluno conta com a coordenação de estágios, que tem parcerias com diversas organizações, facilitando ainda mais a sua entrada no mercado de trabalho.

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Egresso do Mestrado Acadêmico EBAPE, premiado pelo Ministério Público, avalia caminhos para melhorar os gastos públicos no país

 

Pesquisador e Líder de Projetos no Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS), egresso EBAPE, Rafael Braem Velasco conquista premiação pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) pela brilhante pesquisa – Data Analytics e Compras Públicas – Promovendo o Controle Social da Administração Pública por Meio da Análise de Dados e compartilha com a Rede Alumni, os caminhos que percorreu para desenvolver o estudo, assim como fala sobre sua construção profissional e a importância do mestrado para sua carreira.

 

Na imagem, em destaque, a Procuradora Geral da República, Raquel Dodge

entrega a premiação ao egresso Ebape Rafael Velasco.

 

 

 

Alumni Ebape: O que motivou a escolha do tema de pesquisa?

 

Rafael: Creio que o fator que mais me motivou a desenvolver um projeto na área de corrupção em compras públicas tenha sido o progressivo reconhecimento de que as técnicas de análise de dados utilizadas pelos órgãos de controle brasileiros para identificar ineficiência ou corrupção em governos municipais e estaduais, estavam (e ainda estão) em estágio razoavelmente incipiente. Desde o início do meu interesse nesta temática, em meados de 2016, eu já supunha que o Ministério Público poderia ter ganhos de eficiência consideráveis, a partir da automatização de diversas rotinas de auditoria e análise de dados de compras públicas. Adicionalmente, tive a sorte de entrar em contato com uma literatura bastante recente que detalha alguns indicadores compostos que podem ser utilizados para medir, de forma objetiva, a corrupção em diferentes unidades subnacionais de um país. Todavia, esta literatura representou apenas a inspiração inicial e foi necessário compreender com detalhes a realidade brasileira.

 

Alumni Ebape: Qual a relevância da temática?

 

Rafael: Penso que esta é uma área relevante para o desenvolvimento do país, plenamente alinhada com demandas de melhora na qualidade do gasto público e promoção de integridade no governo. Atualmente, após o estudo de diferentes técnicas de modelagem de dados de compras públicas e compreensão dos gargalos analíticos dos promotores que estão na linha de frente do combate à corrupção no país, pude constatar que o MP de fato tem muito a se beneficiar do desenvolvimento de metodologias que ampliem a capacidade de monitoramento do gasto governamental. Adicionalmente, temos uma grande oportunidade de produção de pesquisa acadêmica inovadora e de alta qualidade. A ineficiência de governos municipais em compras públicas é um conceito complexo que possui muitas causas que ainda não foram plenamente compreendidas pelos estudos na área de administração pública.

 

Alumni Ebape: Por que escolheu a Ebape para realizar o mestrado?

 

Rafael: Escolhi o mestrado na EBAPE pela excelência do quadro de professores, pelo rigor acadêmico que é característico da FGV e pelo fato de ser um programa que fornece aos seus alunos o contato com vários métodos quantitativos e qualitativos fundamentais para qualquer acadêmico que deseja um dia produzir pesquisa de alta qualidade com abrangência internacional.

 

Alumni Ebape: Destaque a importância da Ebape em sua carreira?

 

Rafael: Considero que o mestrado na EBAPE tenha sido a melhor escolha possível para a minha carreira. Ainda sou obviamente um acadêmico em formação, mas a bagagem analítica que a EBAPE me forneceu foi vital para a ampliação de horizontes. Não posso deixar de registrar a minha profunda gratidão ao professor Gregory Michener pelo grande aprendizado que adquiri trabalhando com ele, ao longo de 3 anos, como pesquisador do Programa de Transparência Pública. Adicionalmente, as aulas com os professores Cesar Zucco, Alketa Pecci e Kaizô Beltrão foram de relevante peso para a minha formação acadêmica.

 

Alumni Ebape: Quais seus projetos futuros?

 

Rafael: Pretendo continuar trabalhando como pesquisador na FGV Direito Rio, desenvolvendo projetos interdisciplinares baseados no uso de grande volume de dados para o endereçamento de problemas de políticas públicas no Brasil e na América Latina.

O doutorado é um objetivo de médio prazo para o qual o trabalho que está sendo desenvolvido atualmente muito contribui.

 

A Rede Alumni da FGV Ebape agradece ao Rafael por compartilhar sua experiência e deseja muito sucesso em seus novos desafios!


O Mestrado Acadêmico da Ebape, avaliado com nota 7 pela CAPES, oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciados aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins. O Mestrado Acadêmico é ministrado todo em Inglês. Portanto, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma.

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Alumna EBAPE realiza estudo, em comunidades cariocas, que pode auxiliar a criação de políticas públicas para microempreendedores

 

A tradição da FGV EBAPE como centro de excelência em pesquisas, corpo docente de ponta, além de reconhecimento internacional, no ensino acadêmico, foram determinantes para que a doutora pela EBAPE, Anna-Katharina Lenz, continuasse seus estudos e pesquisas na Escola, por intermédio do programa de pós-doutorado, e iniciasse produções internacionais e de grande importância acadêmica.

 

Com experiência em pesquisa adquirida em sua formação no mestrado e doutorado, relacionada, principalmente, às ciências sociais aplicadas e administração, Anna estruturou um projeto de pós-doutorado e, a partir deste, iniciou o estudo, no qual busca compreender os desafios vividos pelos microempreendedores, apoiar a criação de políticas de inclusão, mitigando, dessa forma, obstáculos ao crescimento dos negócios locais.

 

“Com a EBAPE obtive formação sólida em métodos de pesquisa, oportunidade de trabalhar com professores de nível internacional, assim como obtive acesso a parcerias com importantes organizações relevantes para o estudo sobre empreendedorismo”, afirmou Anna.

 

O estudo, coordenado pela Anna-Khatarina e pelos professores Cesar Zucco, Rafael Goldszmidt, ambos da EBAPE, e Martin Valdivia da Grade no Peru, faz parte de um dos seis projetos financiados na II rodada da Metaketa, iniciativa do Evidence in Governance and Politics(EGAP) e conta com recursos, para sua viabilização, do Departamento Internacional do Reino Unido (UK-AID).

 

Para a realização dos estudos, estão sendo entrevistados mais de 5 mil empreendedores da Zona Oeste, especificamente, das comunidades de Rio das Pedras, Gardênia Azul, Anil, Curicica, Tijuquinha, Muzema e Terreirão. A partir de uma cooperação com o SEBRAE/RJ, os pequenos empresários receberão consultoria relacionada ao programa MicroEmpreendedor Individual (MEI) - muitos desconhecem o sistema, facilitando o acesso às informações relacionadas à inclusão no INSS, emissão de NFs, ampliação dos negócios e demais possibilidades do sistema.

Em uma segunda etapa, serão oferecidas consultorias, nas quais os microoempreendedores passarão por cursos no SEBRAE o que ampliará a visão de negócio e ajudará na tomada de decisões.

 

“Esperamos desenvolver melhores estratégias para tratar das demandas de empreendedores formais e informais no Brasil e oferecer evidências sobre a iniciativas de políticas eficientes”, afirmou Anna-Katharina.

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Alumni Ebape pode ser o elo entre sua empresa e sua Escola. Participe!

 

A Coordenação da Graduação da Ebape busca desenvolver iniciativas que aliem o conhecimento teórico dos nossos alunos à vivência prática nas organizações. Uma dessas inciativas é o Field Project (FP), realizado em parceria com organizações privadas, públicas e do terceiro setor. A Ebape oferece às organizações a oportunidade de ter um grupo de estudantes, sob a orientação de um professor especialista, desenvolvendo um projeto proposto pela própria empresa. Para os alunos é a oportunidade de desenvolver, na prática, um projeto que proporciona resultados aplicados a uma empresa.

Você, ex-aluno Ebape, pode levar esta parceria para sua empresa, sendo o elo que leva a solução para um problema de gestão em sua organização, oferecendo a oportunidade de aplicar conhecimento aos nossos estudantes e futuros gestores. É uma parceria virtuosa em que todos são beneficiados. 

Alguns ex-alunos já realizaram essa parceria conosco como, por exemplo, o egresso do MEX Guilherme Takamine (*), durante o período em que atuou como Key Account Executive na L’Oréal, conduziu o Field Project e pôde perceber dois ganhos diretos que a empresa conquista ao implantar o projeto -  o primeiro se refere à proximidade com jovens talentos e visualizar neles, futuros membros da empresa na prática; o segundo é a troca entre os alunos e tutores in loco. “Com o projeto, criamos a premissa de que é necessário formar líderes que tenham a vontade de formar profissionais melhores, desse modo, o FP nos proporciona a criação de uma postura de coach frente aos jovens. De outro lado, ainda ganhamos no contato com a academia, o que nos oxigena com nova visão do negócio”, destacou Takamine.

“Replicamos o Field Project por três vezes e fomos melhorando o processo e aprendendo. Todo projeto é focado em ter uma pergunta ou objetivo concluído ao fim dos 3 meses. Obviamente, sempre planejamos ter mais sucesso, mas a construção e a troca são os fatores primordiais que caracterizam sucesso no FP e foi esse o principal fator que moveu o projeto nos últimos 4 anos. O meu papel mudou bastante ao longo dos projetos. Comecei como tutor, logo depois acabei me tornando um PMO no processo dos grupos. Enxergo o FP como a grande oportunidade que tive de ensinar o que aprendi”, completou Takamine.

 

Para Gustavo Marchisotti (*), gestor na DataPrev, é muito importante participar de ações como o Field Project, pois uma empresa como a DataPrev que trabalha com inovação, por meio do FP, estabelece um canal de troca de experiências junto a alunos que possuem uma visão diferenciada em relação aos problemas/questões vivenciadas internamente, e contribuem, positivamente, ao interagir com novas visões para as soluções da empresa.

“Fui responsável em levar o Field Project para dentro da DataPrev e, durante alguns meses, participei de várias reuniões para convencer a alta gestão da empresa de que a parceria seria interessante para ambas as partes”. Desde então, sinto-me orgulhoso em ver o quão importante tem sido a parceria DataPrev x EBAPE/FGV. Atualmente, estou como mentor e embaixador do projeto na empresa e, posteriormente, o projeto será expandido para outras áreas da DataPrev”, concluiu Marchisotti.

 

* Guilherme Takamine é, atualmente, Gestor de Canal Indireto na Shell Brasil e Gustavo Marchisoti é Gestor de TIC na DataPrev, ambos são egressos do Mestrado Profissional Executivo em Gestão Empresarial (MEX).

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

O Field Project contribui para o desenvolvimento profissional e intelectual dos alunos por meio de vivência direta com desafios organizacionais reais, para além da realidade teórica.  Os contratos firmados, com as organizações parceiras, não possuem vínculo empregatício e possuem como foco central o desenvolvimento de talentos.

 

Os egressos Ebape interessados em conhecer a iniciativa e avaliar a possibilidade de uma parceria, devem encaminhar e-mail para alumni.ebape@fgv.br informando nome completo, instituição onde atua, cargo e telefone para contato.  

 

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Artigo sobre transparência da governança florestal, produzido por gestor do BNDES, alumnus Ebape, é destaque em publicação A1

O artigo "Forest Governance without Transparency? Evaluating state efforts to reduce deforestation in the Brazilian Amazon", produzido pelo egresso do Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP)* Eduardo Bizzo, com orientação do professor da Ebape Gregory Michener foi publicado em uma das principais revistas sobre política ambiental, o Journal Environmental Policy and Governance.

 

O artigo faz importante análise sobre a transparência das informações do governo brasileiro sobre o combate ao desmatamento da Floresta Amazônica e complementa a literatura existente, apontando novas constatações sobre os entraves para que as ações implementadas possam gerar resultados satisfatórios para a preservação da Floresta, considerada Patrimônio da Humanidade.  

 

O presente estudo abre precedente para que novas linhas de pesquisas sejam realizadas e  evidencia que o compromisso do governo em divulgar suas ações para coibir o desmatamento deixa muitas brechas, o que acaba por limitar os resultados.

 

De acordo com o artigo – que é um dos papers da dissertação de mestrado do egresso, sem informação, torna-se impossível avaliar a governança florestal, uma vez que a transparência nas informações é essencial para conduzir avanços sustentáveis e de longo prazo na conservação e administração das florestas.

Eduardo ressalta que ter realizado o mestrado na Ebape foi de grande importância para incrementar sua competência técnica, em sua área de atuação, assim como o estimulou na produção de conhecimento sobre políticas públicas e gestão.

“O excelente corpo docente da Escola e sua reconhecida tradição e qualidade acadêmica foram determinantes para que eu escolhesse o mestrado da Ebape”, completou.

Eduardo Bizzo, egresso Ebape, atua como gerente da área de Gestão Pública e Socioambiental do BNDES no Fundo Amazônia, iniciativa gerida pelo BNDES com objetivo de apoiar projetos de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento e de promoção da conservação e do uso sustentável da floresta.


*O Mestado em Administração Publica (MAP) é um programa voltado para dirigentes, gestores e profissionais de alto nível, que atuam em órgãos públicos da administração direta e indireta, nas diversas esferas do governo. O curso tem como objetivo formar lideranças no setor público brasileiro, possibilitando aos novos mestres prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência em administração pública, bem como avançar na carreira acadêmica.

Para mais informações sobre o MAP acesse: https://ebape.fgv.br/programas/map/programa/apresentacao

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Artigo de egressa Ebape, sobre Liderança Paternalista, é destaque no Journal of World Business (publicação A1) 

O estudo  "Shades of paternalistic leadership across cultures" produzido pela egressa do doutorado e professora da Ebape/FGV, Juliana Mansur, é publicado no Journal of World Business (publicação A1) e contou com a orientação e participação dos professores da Ebape Filipe Sobral e Rafael Goldszmidt. O artigo identificou linhas distintas de liderança paternalista em diferentes sociedades e pode auxiliar profissionais a se familiarizarem com programas de expatriados entendo assim premissas culturais que influenciam as práticas paternalistas adotadas por vários países.

De acordo com a professora Juliana Mansur, o artigo faz parte de uma série de três papers sobre Liderança Paternalista que fizeram parte de sua tese de doutorado, defendida em 2016. “O tema foi escolhido por ser, dentro do campo da liderança, um assunto com escassez empírica, ambigüidade conceitual e questões metodológicas em discussão entre acadêmicos”, completou.

Para Juliana, o artigo apresenta esclarecimentos de como a liderança paternalista se manifesta diferentemente é endossada de forma distinta em diferentes culturas, evidenciado que há muito a se explorar. O artigo na íntegra pode ser acessado pelo link https://goo.gl/BJu8F8(link is external)

 

Trajetória profissional da egressa

Após seis anos, voltada para a área de Desenvolvimento e gestão de pessoas, Juliana Mansur, psicóloga por formação, decidiu fazer o Mestrado Executivo em Gestão Empresarial (MEX) da Ebape, no ano de 2007, para ampliar seus conhecimentos e escopo profissional. Ao realizar o curso, Juliana teve certeza de que queria atuar na área de ensino e na produção de pesquisas acadêmicas.

Em sua análise, Juliana relata que a Ebape contribuiu para o desenvolvimento de sua aptidão em realizar pesquisas, produzindo conteúdo relevante e de importância para a sociedade. Aproveitando seu olhar acadêmico e motivada pela excelência do corpo docente da Ebape, além de ter a FGV como expoente em ensino e pesquisas nacionais e internacionais, Juliana decidiu cursar o Doutorado na Escola, o que a habilitou a desenvolver pesquisas com rigor acadêmico e relevância prática. “A Ebape prepara seus alunos para desempenhar, com excelência, qualquer carreira no Brasil ou no exterior e a realizar pesquisas que contribuam com a expansão do conhecimento”, completou.

Juliana Mansur é professora da graduação da Ebape, professora autora do Programa de Certificação de Qualidade da FGV e do Núcleo Estruturante do Curso de Tecnólogo da FGV. Atualmente, está elaborando os dois outros artigos de sua tese e avaliando outros projetos acadêmicos.


O Doutorado em Administração da Ebape tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno. O Programa oferece bolsas de estudo para todos os alunos aprovados no processo seletivo.

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Egressa Ebape é selecionada para seis programas de mestrado na Europa

 

A Ebape, por ser uma Escola internacionalizada, tem parcerias com universidades de diversos países e oferece aos seus alunos de graduação, a oportunidade de escolher onde realizar seu intercâmbio e essa possibilidade foi primordial para que a egressa Caroline Galatoli decidisse construir uma vida profissional promissora no exterior e realizasse, ainda no primeiro período da graduação da Ebape, o intercâmbio na Copenhagen Business School na Dinamarca.

Ao retornar ao Brasil para dar continuidade ao curso de graduação, Caroline já tinha em mente que ao se formar, iria estudar e trabalhar na Europa. A partir de então, a alumna dedicou-se com afinco aos estudos e, após se formar, no mês passado, prestou prova para 31 programas de mestrado em 16 universidades europeias, sendo aprovada em seis universidades (uma na Suécia, uma na Noruega e quatro na Dinamarca).

A egressa optou, então, pelo mestrado em desenvolvimento global da Universidade de Copenhagen (MSc Global Development in University of Copenhagen) e ressaltou que toda essa conquista só foi possível ao estudar na Ebape, pois a Escola concedeu-lhe o apoio necessário para o seu crescimento profissional. “A graduação na Escola me preparou para o mestrado. Desde o início das aulas somos instigados a buscar referências acadêmicas, a colocar os ensinamentos em prática e a procurar informações em inglês” completou.

De acordo com Caroline, a escolha pelo mestrado na Dinamarca foi impulsionada pela identificação que teve com a cultura do país – a partir do intercâmbio na Copenhagen Business School por intermédio da EBAPE -  e pela proximidade da ementa do curso com a pesquisa que já havia desenvolvido na Escola (linhas de pesquisa em liderança e em estudos de gênero) e também pela tradição da instituição que foi fundada em 1479.

A egressa destaca que em seus projetos futuros estão: conquistar oportunidades profissionais na Dinamarca e firmar moradia no país, assim como manter os laços com a Ebape por muitos anos, sobretudo para a realização de produção científica.

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Egressa do doutorado Ebape acumula premiações internacionais e é contratada como professora adjunta da Unifesp

Desafios sempre fizeram parte da vida da egressa do doutorado em administração da Ebape, atual professora de administração da Faculdade Federal de São Paulo, Lucia Salmonson Guimarães Barros. Em busca de crescimento profissional, Lucia buscou, durante algum tempo, uma instituição de renome e tradição e que pudesse lhe ensinar a realizar pesquisas de qualidade e que fosse em São Paulo.

Após inúmeras buscas por essa instituição, encontrou na Ebape o curso que precisava. O corpo docente da instituição e a alta qualidade do curso, que já era de seu conhecimento, a fizeram optar por mudar para o Rio de Janeiro, onde realizou o curso de doutorado.

“Encontrei na Ebape o melhor programa de doutorado do Brasil. Não tenho a menor dúvida em relação a isso. O corpo docente é realmente formado por professores com muita experiência em pesquisa, publicando nos principais periódicos de suas áreas. Além disso, estão sempre disponíveis para ajudar e trabalhar junto dos alunos. O ambiente acadêmico incentiva que os alunos trabalhem bastante com pesquisa. Os alunos são excelentes e o clima é muito cooperativo” ressaltou Lucia.

Lúcia, desde 2011, vem conquistando algumas premiações devido ao seu comprometimento com o nível de qualidade dos projetos em que esteve envolvida:

  • Em 2011 – Melhor dissertação de Administração de Empresas da EAESP-FGV
  • Em 2015 – Honourable Mention, 14th International Congress of IAPNM
  • Em 2016 – ACR North America – Travel Stipent, Association for Consumer Research

A determinação em ser uma profissional cada vez mais capacitada, a fez realizar um doutorado sanduíche na University of British Columbia – UBC – no Canadá. Um dos Top 10 do mundo.

Ao final de janeiro deste ano, concluiu o curso de doutorado da Ebape e conseguiu atingir o seu objetivo – foi aprovada para concurso da Universidade Federal de São Paulo como professora adjunta no curso de administração.


O Doutorado em Administração da Ebape tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil ou no exterior. O Doutorado é oferecido em inglês. Portanto, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. A grande maioria das disciplinas é oferecida em Inglês. O conceptual paper do Doutorado, assim como o projeto e a tese de Doutorado devem ser elaborados em inglês, salvo acordo entre orientador e aluno. Para mais informações acesse aqui

 

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Diretora da UNIRIO, egressa da Ebape, aplica conhecimento obtido no MAP(*) em projeto de gestão de pessoas avaliado pelo TCU

 

Em entrevista para a Rede Alumni, Mônica Vetromille, Diretora da UNIRIO, egressa do Mestrado Profissional em Administração Pública da EBAPE (MAP*), fala um pouco sobre sua trajetória profissional e a importância da Ebape em sua carreira e projetos.

 

Rede Alumni - Qual a relevância de ter estudado na Ebape para sua formação?

Mônica Vetromille -  O Mestrado da EBAPE/FGV foi de extrema e profunda aplicabilidade na minha carreira, uma vez que pude levar as discussões relacionadas à nossa Instituição Federal de Ensino Superior, e, adquiri conhecimentos relevantes para trazê-los a minha instituição.

Assumi a Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) da UNIRIO em janeiro de 2016. Até então eu estava como Chefe da Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente.

Entrei para o Mestrado em Administração Pública com o objetivo de ter um aprofundamento teórico maior, porque tínhamos a missão de implementar as ações da recém-criada PROGEPE.

 

Rede Alumni - Poderia comentar um pouco sobre sua trajetória profissional? 

Mônica Vetromille - Atuo na área de gestão de pessoas há 36 anos, e sempre estive em funções de gestão, durante minha trajetória profissional, em empresas Estatais e Órgão da Administração Direta na Saúde e na Educação.

 

Rede Alumni - Está desenvolvendo algum projeto, fale um pouco dele?

Mônica Vetromille – Desenvolvo, atualmente, com as minhas equipes alguns projetos na Gestão de Pessoas que tem nos trazido um excelente resultado, inclusive recebemos o último relatório de Governança e Gestão de Pessoas do TCU com uma excelente avaliação. Esses projetos são nas áreas de Saúde do Trabalhador; Acompanhamento do Processo de Trabalho; Capacitação; Dimensionamento da Força de Trabalho, dentre outros.

 

Rede Alumni - Por que escolheu a Ebape?

Mônica Vetromille - Escolhi a EBAPE por ter conhecimento de ser a melhor Escola em Administração Pública no Rio de Janeiro. Foi um grande e compensador desafio.

 

A Rede Alumni Ebape agradece à Mônica por compartilhar sua experiência e deseja muito sucesso em seus novos desafios!

Você, Alumni Ebape, pode compartilhar sua experiência profissional com toda a rede Alumni, para tanto, basta enviar informações para alumni.ebape@fgv.br.

 

*O MAP é um programa voltado para dirigentes, gestores e profissionais de alto nível, que atuam em órgãos públicos da administração direta e indireta, nas diversas esferas do governo. O curso tem como objetivo formar lideranças no setor público brasileiro, possibilitando aos novos mestres prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência em administração pública, bem como avançar na carreira acadêmica.

Para mais informações sobre o MAP acesse: https://ebape.fgv.br/programas/map/programa/apresentacao

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

EX-ALUNO EBAPE, APROVADO EM MESTRADO INTERNACIONAL, DESTACA SUA TRAJETÓRIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL

Ter em mente a busca contínua por conhecimento, fez com que o ex-aluno da graduação da Ebape, Caio Marques Pedrotti Porto pudesse conquistar e criar novas possibilidades em sua carreira, como foi a vaga para o Mestrado - Event Management pela European School of Economis, em Roma na Itália.

O egresso investe seu tempo em estudo e acumula, ao longo de sua carreira, conhecimento obtido em especializações em instituições de vários países. Durante os anos em que se dedicou a graduação, buscou realizar, em paralelo, inúmeros cursos, pela própria FGV e internacionais, como foi a Especialização em Empreendedorismo pela Babson College, em Boston nos EUA.

Caio destacou que a EBAPE teve grande importância em sua formação profissional e relembrou que graças a Escola, ele teve a preparação necessária, ainda nos primeiros períodos da graduação, para ser selecionado para vagas em grandes empresas como a Ancar Ivanhoe, Rede Globo, HSBC e Vale S.A.

Caio enveredou na área de entretenimento, onde atuou em grandes eventos no Brasil e na Europa como: Tomorrowland, Ultra Music, Rock in Rio, Olimpíadas, entre outros. Em 2014, fez MBA – Program in Strategic Management and Leadership na Association of Business Executives – ABE – Leinster College, em Dublin na Irlanda e após concluir o curso, foi para Paris onde realizou o "Extension course in French language and civilization with focus in International Business" na Sorbonne University.  No ano seguinte, foi aprovado em outro curso e conquistou o "Diploma in Corporate Sustainability Strategy" pela Harvard University (Harvard Extension School).

Em 2015, Caio retornou ao Brasil e concluiu a graduação na Ebape e, em 2016, abriu sua primeira empresa a 4Life Produções focada em eventos corporativos.

“Após a abertura da empresa, decidi realizar processo seletivo para o Mestrado em Event Management pelo Admission Center da European School of Economics, em Roma na Itália. E graças ao meu engajamento acadêmico e conquistas profissionais, consegui uma bolsa de estudos. Apesar dos méritos e conquistas terem partido da minha busca constante por desenvolvimento profissional, dificilmente teria conseguido chegar onde cheguei, sem ter sido capacitado e orientado pela EBAPE ao longo de toda minha carreira. A Escola não somente me tornou um profissional completo e preparado, mas procurou me mostrar o caminho certo, tornando-me, também, um ser humano melhor” finalizou Caio.

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

ALUMNI EBAPE REALIZA GRANDE ENCONTRO PARA CELEBRAR DEZ ANOS DA REABERTURA DA GRADUAÇÃO

Encontros, debates sobre carreira e empreendedorismo, e sentimento de pertencimento marcaram o Encontro dos Egressos da graduação Ebape, realizado, no dia 25 de março, no Centro Cultural da FGV.

O evento, que reuniu mais de 150 pessoas, entre ex-alunos, alunos, professores e funcionários, faz parte de uma série de ações que a rede Alumni vem desenvolvendo, para integrar seus egressos aos projetos da Escola, e que conquistou ares mais descontraídos com a participação e engajamento, na fase de planejamento do evento, de 30 ex-alunos da graduação.

Darliny Amorim, coordenadora do Alumni abriu o encontro destacando como o evento foi criado e a importante participação dos ex-alunos na construção do projeto. Em seguida, o diretor da Ebape, Flávio Vasconcellos e o vice-diretor Alvaro Cyrino deram as boas-vindas, ressaltando que o valor da Escola está na história de seus ex-alunos.

Para fugir da programação formal dos eventos, a coordenadora da graduação Yuna Fontoura e dois alunos da graduação, Naira e Emmanuel, em um tom mais teatral, destacaram a linha do tempo da evolução da Ebape e, para levar mais emoção na apresentação, Naira e Emmanuel incorporaram o papel de “ex-alunos da graduação de 10 anos atrás” e destacaram os momentos mais importantes vividos, e como é a graduação nos dias atuais.

Para discutir os temas “carreira” e “empreendedorismo” foram convidados 3 palestrantes: Leyla Nascimento, ex-presidente da ABRH Nacional com o tema Novos paradigmas de carreira no Brasil;  Sam H. Leal Fouad, professor em escolas de negócio e escolas de direito nos EUA e no Brasil que falou sobre Carreiras globais para brasileiros;  e  Silvio Meira (transmitido por vídeo conferência), professor emérito do Centro de Informática de Recife e professor associado da FGV Direito Rio com o tema O desafio de empreender no Brasil.

Um dos objetivos do evento foi promover uma discussão sobre como os egressos podem colaborar para o Alumni e que ações o Alumni Ebape deve desenvolver para contribuir com a trajetória dos egressos e promover o engajamento, estimulando a participação deles nos projetos da Escola, para tanto a professora de Cultura das Organizações da FGV/Ebape, Carmen Migueles palestrou sobre Economia de Compartilhamento e Redes de Colaboração e, ao final da apresentação, propôs uma atividade com temáticas definidas e que fez o Alumni refletir sobre sua participação efetiva na Rede Alumni.

No coquetel de encerramento, a ex-aluna Yug Werneck, que segue carreira artística, cantou algumas de suas músicas.

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

EGRESSAS EBAPE PROMOVEM O II FÓRUM RH QUE INSPIRA

Conhecimento, iniciativa, inspiração e dedicação formaram a base necessária para três alumni Ebape organizarem o II Fórum RH que Inspira, realizado em fevereiro, no Centro do Rio. O evento teve como objetivo destacar temáticas atuais de RH e contou com dois palestrantes: A superintendente de RH da Sinaf Seguros e ex-aluna Ebape Claudia Mota que falou sobre Implantação do Modelo de Gestão baseada no Conhecimento - Case Sinaf Seguros e do superintendente do IDE/FGV Roberto Bento que ministrou a palestra A parceria com o RH na visão de um gestor de finanças.

O II Fórum foi organizado e estruturado graças a parceria das ex-alunas Ebape - Claudia Ramos, consultora de RH; Claudia Mota, superintendente de RH da Sinaf Seguros e Lilian Cidreira, consultora de RH e professora da Ebape - durante o Mestrado Executivo em Gestão Empresarial, a partir de trabalhos e discussões em sala.

"O mestrado tem uma seleção de alunos excelente, elevando muito o nível de discussão. Todos nós mantemos contato até hoje, mesmo com a turma tendo concluído o curso em 2014. Claudia Ramos, Claudia Mota e eu tivemos uma sinergia muito forte por conta da atuação em Recursos Humanos e esta parceria só fortalece com o tempo. Realmente foi um diferencial para as nossas carreiras termos escolhido a FGV para a titulação de Mestre" comenta Lilian Cidreira. Inclusive, o case apresentado por Claudia Mota é baseado na sua experiência durante o mestrado, que lhe deu o desenvolvimento necessário para implantar a Gestão do Conhecimento na Sinaf Seguros.

O Fórum foi lançado, oficialmente, em agosto de 2016, a partir de uma iniciativa da ex-aluna Ebape Lilian Cidreira que decidiu criar um grupo de WhatsApp chamado RH que Inspira, com um grupo de amigos que também atuavam na área, com o objetivo de ter um canal flexível e rápido para troca de experiências, levantar debates e linhas de atuação, entre outros assuntos do setor.

Com o sucesso da iniciativa, o grupo começou a realizar encontros presenciais para aprofundar a discussão. Atualmente, as alumni integram a coordenação dos encontros presenciais, que tem como premissa trazer palestrantes de outras áreas, além do RH, para ampliar a visão sistêmica, tão relevante nos tempos atuais.

O primeiro encontro foi realizado em novembro de 2016 e repercutiu positivamente com palestras sobre alimentos que aumentam a produtividade e Design Thinking. O próximo encontro está agendado para o dia 31 de março com a presença de um palestrante do Instituto Coca-Cola. "Uma das melhores formas de aprendizado é por meio da troca de conhecimentos e hoje o whatsApp é uma forma rápida de nos comunicarmos. O grupo iniciou pequeno, mas atualmente, após 6 meses, são mais de 50 integrantes de 25 empresas, participando e contribuindo para que as áreas de Recursos Humanos possam ser cada vez mais estratégicas com o compartilhamento de experiências", finaliza Lilian.

O Mestrado Executivo em Gestão Empresarial da FGV/EBAPE, nível profissional, é um programa de pós-graduação stricto sensu altamente qualificado que busca contribuir para a formação e o desenvolvimento de profissionais no campo da administração de empresas que possam agregar valor à atividade empresarial através da construção e aplicação do conhecimento. Recomendado pela CAPES com conceito 5 (cinco), nota máxima para mestrados profissionais, o curso confere titulação de Mestre aos seus graduados.

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

TRANSPARÊNCIA DE DADOS DO ENSINO PÚBLICO É TEMA DE ARTIGO DE PROFESSOR DA EBAPE E EX-ALUNO DO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – MAP*

 

O artigo “Comparing Resistance to Open Data Performance Measurement: Public Education in Brazil and the UK”, produzido pelo professor e pesquisador da Ebape/FGV Gregory Michener e o mestre pelo MAP Otávio Ritter, foi publicado, no mês de novembro de 2016, na Revista Public Administration (A1).

O estudo compara iniciativas de dados abertos nos sistemas de ensino primário e secundário do Brasil e do Reino Unido. A pesquisa foca na resistência das partes interessadas e as soluções políticas correspondentes, com o propósito de buscar informações sobre a aplicabilidade das leis de divulgação, bem como o papel dos múltiplos atores envolvidos na política de transparência.

Para produzir o artigo, o professor da Ebape/FGV Gregory Michener e o mestre pelo MAP Otávio Ritter realizaram, entre os anos de 2013 e 2016, mais de 60 entrevistas com ingleses e brasileiros, dentre as quais 16 com secretários estaduais de educação e análise de conteúdo de cobertura midiática em ambos os países sobre educação pública. Os demais dados da pesquisa foram compostos por análises bibliográficas, pesquisas e entrevistas com pais, empresários, jornalistas entre outras pessoas envolvidas nas questões relacionadas ao ensino público.

O artigo na íntegra pode ser solicitado pelo email alumni.ebape@fgv.br

Gregory Michener é professor e pesquisador da EBAPE/FGV, fundador e coordenador do Programa de Transparência Pública da FGV Rio de Janeiro e da Transparency Evaluation Network, uma iniciativa internacional apoiada pela Open Society Foundations;

Otávio Ritter é Mestre em Administração Pública pela Ebape/FGV.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Observatório da Governança Pública

Você gostaria de receber conteúdo, participar de seminários e responder a pesquisas sobre temas relacionados à gestão pública?

A EBAPE, por meio do seu Programa de Transparência Pública, convida seus ex-alunos que atuam em áreas relacionadas ao setor público a participarem de seminários e enriquecer o conteúdo das pesquisas.

A cada seis meses, os ex-alunos, que atuaram como respondentes das pesquisas, serão convidados para um seminário exclusivo onde serão apresentados os resultados das pesquisas. Este evento conferirá certificado de participação.

Os ex-alunos interessados em participar do grupo de pesquisas da área pública, devem encaminhar e-mail com seus dados (nome completo – email – telefone – nome da empresa atual – cargo) para alumni.ebape@fgv.br e em assunto colocar “Pesquisa em gestão pública”.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

O Observatório da Governança Pública é um núcleo de pesquisa instituído no âmbito da EBAPE, composto por professores do Núcleo Docente Permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública - MAP, que tem como objetivo promover pesquisas acadêmicas com foco em temas relevantes e atuais do campo da administração pública brasileira, em parceria com pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

* O Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) foi o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu em Administração Pública no Brasil e na América Latina a receber acreditação da International Commission on Accreditation of Public Administration Education and Training (ICAPA). Este reconhecimento internacional, regido pelas normas do Conselho de Administração da International Association of Schools and Institutes of Administration (IASIA), é concedido às instituições com altíssimos padrões de excelência para a educação e formação na Administração Pública.

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

EX-ALUNO EBAPE LANÇA LIVRO

 

Final de ano chegando e algumas pessoas já começaram a pensar nas férias, no 13º salário, mas nem todos estão se programando, em utilizar os recursos financeiros extras, para viajar com a família, filhos ou amigos. Alguns brasileiros, de acordo com pesquisas sobre hábitos de consumo para o final de ano, pretendem aproveitar o período para quitar suas dívidas e sair do vermelho. Mas até que ponto vale a pena deixar de viver momentos inesquecíveis com a família, parentes e/ou amigos?

Uma boa dica para elucidar tais dilemas é o livro – Férias: O que é Bom Dura Pouco? Que Tal Comprar Mais? Do escritor e ex-aluno Ebape, André Cleiman. O lançamento do livro será realizado no dia 06 de dezembro, das 17h às 20h na Livraria da Travessa, na Rua Sete de Setembro,54, Centro do Rio.

O livro explora a dualidade tempo e dinheiro e as consequências de desequilíbrios entre essas variáveis, e propõe uma nova forma de balancear essa relação.

André Cleiman é Mestre em Gestão Empresarial pela EBAPE/FGV e o livro é fruto do excelente trabalho realizado em sua dissertação de mestrado.

 

 

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

EX-ALUNOS EBAPE COMPARTILHAM EXPERIÊNCIA DURANTE PREMIAÇÃO 

 
A FGV/EBAPE realizou, no dia 19 de setembro, a Premiação dos Melhores Rendimentos Acadêmicos de 2016.1 da    Graduação em Administração. O evento ocorreu no Centro Cultural FGV e reuniu alunos de graduação presencial e a  distância.

 O Alumni EBAPE esteve presente no evento, por intermédio de ex-alunas das turmas de 2002 e 2003. Elas participaram  do evento para compartilhar suas experiências de carreira, após terem concluído a graduação pela EBAPE.

 Júlia Maya, funcionária da Andrade Gutierrez, e ex-aluna EBAPE, destacou que sempre desejou estudar na FGV, pelo  peso que a instituição tem na formação acadêmica e também por ser uma das Top Think Tank Globais. Sua primeira  experiência profissional foi a participação na FGV Júnior, o que lhe conferiu, durante os estudos na FGV, prática na  elaboração de planos de negócio, planejamento de marketing e outras etapas importantes na condução de um negócio.

 Júlia passou por um período em que precisou se reinventar profissionalmente, e enfatizou que a marca FGV abre  portas, mas o que irá fazer um profissional se manter no mercado de trabalho é seu profissionalismo.

 Já Celina Filgueiras, analista da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de janeiro, e ex-aluna EBAPE, enfatizou que é  importante ser inserido em diferentes experiências e destaca a que teve quando fez o Work Experience USA em  Aspen,Colorado. Para Celina todos devem traçar as metas que querem conquistar em suas vidas. Após o intercâmbio e  de volta ao Brasil, Celina voltou a atuar numa empresa privada e passou pela experiência de ser demitida, naquele momento de turbulência profissional, prometeu a si mesmo que nunca mais passaria por isso, então se dedicou, com afinco, para alcançar a sua meta. Hoje, além de ser uma funcionária pública estadual, Celina está terminando seu mestrado em Columbia, EUA e dá um conselho para os graduandos: “Não façam um concurso público para se aposentar, pois é um desserviço à sociedade e a si mesmo”.

Uma outra apresentação levou à tona, a crise que assola o país. Renato Freitas, empresário, e ex-aluno de graduação a distância da EBAPE, destacou que, ao longo de sua trajetória profissional, passou por momentos difíceis: sua empresa não ia bem, precisou vender seus bens para quitar dívidas, reconheceu suas fraquezas, se reinventou profissionalmente e aprendeu que quanto mais estudava, mais possibilidades criava. Abriu uma nova empresa e aplicou todos os conhecimentos adquiridos, durante o curso, em seu negócio que hoje é um sucesso.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

PROFESSOR E EX-ALUNO DA EBAPE LANÇA LIVRO SOBRE CONFIANÇA NAS EMPRESAS

Marco TulioDiferentes estilos de gestão marcam novos ambientes de trabalho. É o que mostra o livro “Confiança: o principal ativo intangível de uma empresa”, de Marco Tulio Zanini, ex-aluno e professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE). A nova edição da obra, agora publicada pela Editora FGV, trata de um elemento central para a análise dos contratos de trabalho e apresenta casos que ilustram modelos de gestão baseados em confiança, com destaque para Kimberly-Clark Brasil e Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

O livro mostra que, em algumas empresas, os problemas são ponderados em maior profundidade, há maior estabilidade e sentimento de pertencimento à instituição, revelados pelos baixos índices de rotatividade de empregados e um bom clima organizacional. Nesses casos, há a preocupação da gestão com o desenvolvimento das equipes e com a qualidade de vida no trabalho. Essas características podem ser observadas em empresas que buscam seguir políticas de recursos humanos que privilegiam investimentos no treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores, procuram operar dentro de padrões de alta qualidade e esforçam-se para estabelecer relacionamentos de longo prazo com colaboradores e fornecedores.

Por outro lado, o cenário corporativo inclui organizações que operam em um ambiente de alta incerteza e competitividade, com um ritmo de trabalho alucinante. Há fortes pressões por resultados imediatos, obtidos por meios mais coercitivos, e maior competitividade interna entre os indivíduos. Muitas vezes, o clima organizacional dessas empresas não é nem aferido, pois a alta administração não considera isso um indicador de qualidade em gestão. Pessoas são substituídas com facilidade, e não há políticas de recursos humanos bem definidas para o desenvolvimento dos funcionários.

A observação das relações de confiança entre os membros de uma organização revela a capacidade da gestão de construir um ativo intangível de valor inestimável, fruto de normas e regras formais e informais, que dirigem as interações humanas. É um indicador que fornece informações significativas sobre vários aspectos da gestão, mostrando uma dimensão relevante do estilo de gestão predominante na empresa.

A obra apresenta, ainda, a primeira pesquisa empírica realizada no Brasil, abordando os níveis de confiança dentro de empresas privadas e as relações com outros indicadores de gestão, como contribuição para os estudos sobre a gestão de ativos intangíveis organizacionais, entendendo a centralidade da confiança e seu papel mediador para o desempenho organizacional.

A editora e a Livraria FGV convidam para o lançamento do livro no dia 20 de julho às 19h30 no 12o andar do edifício sede de FGV, logo após o seminário "Confiança, Ética e Compliance: desafios para o Brasil". Garanta o seu lugar!

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

PROMOVIDO A AUDITOR CHEFE DO CONTROLE INTERNO DO TJCE SEIS MESES APÓS A CONCLUSÃO DO DOUTORADO

 

Leonel Oliveira

“Depois de quatro anos distante do convívio com a prestação de serviços públicos regressei, em junho de 2015, para o Tribunal de Justiça do Ceará. Percebi imediatamente que tinha muito a contribuir com os conhecimentos e competências adquiridos na minha formação doutoral. Gradativamente, ia participando de projetos, atuando na execução do Plano Estratégico com um olhar mais crítico e compartilhando as experiências vivenciadas nas entrevistas da tese com os demais servidores.

Ao analisar o papel de controle interno exercido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a melhoria na eficiência do segmento da Justiça Estadual, tive a oportunidade de colocar em prática algumas das reflexões levantadas durante o Doutorado, o que fez com que meu trabalho sobressaísse no Tribunal. Foi dessa exposição que veio o convite da presidência do TJCE, em dezembro de 2015, para assumir o cargo de responsável pela unidade de controle interno. Deste modo, reconheço a importância da Ebape no meu desenvolvimento em três frentes: ao me fornecer meios de me aperfeiçoar intelectualmente, ao facilitar o acesso aos conselheiros do CNJ para o desenvolvimento da minha tese e ao agregar competências que me permitam desempenhar o novo desafio profissional confiado pela presidência do TJCE.

   

 

Leonel Gois Lima Oliveira
Auditor Chefe de Controle Interno do TJCE
Alumni Ebape – Doutorado em Administração – Turma 2011

O Alumni da FGV Ebape agradece ao Leonel por compartilhar sua experiência e lhe deseja sucesso em seus novos desafios.

O Programa de Pós-Graduação Acadêmica em Administração da FGV/EBAPE é composto pelo Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração. O processo seletivo acontece anualmente, sempre no segundo semestre. Tendo a internacionalização como um dos destaques, o programa acadêmico traz para o aluno possibilidades de intercâmbio em uma das diversas escolas conveniadas no mundo todo, além da oportunidade de cursar, aqui, disciplinas com professores das melhores escolas de diversos países. Além disto, são realizados regularmente workshops para discutir pesquisas recentes nos Graduate Seminars.

Para saber mais acesse: Mestrado Acadêmico e Doutorado

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

ENTREVISTAMOS VANESSA CASALI, EGRESSA DO SIM, QUE ATUARÁ COMO CONTROLLER DA COCA-COLA NA ÁFRICA DO SUL. CONFIRA!

Que curso realizou na Ebape e o que ele lhe agregou em sua formação?

Eu estudei o CIM – Corporate International Masters. Este curso me proporcionou uma visão mais global e internacional das relações de negócios. Em como atuar e me desenvolver de forma mais competitiva globalmente, seja no âmbito pessoal ou profissional. Desenvolvi bastante as minhas competências sobre como lidar com equipes diversas e multiculturais,  como me posicionar de forma mais sênior dentro da minha organização e estabelecer um networking mais sólido com os principais stakeholders na Companhia, como identificar maiores oportunidades de crescimento para mim, minha equipe e para toda a organização. Enfim, passei a ver as oportunidades profissionais dentro da minha organização de uma forma mais abrangente e holística, entendendo que o mundo é muito pequeno para aqueles que pensam e sonham grande e estão abertos a novos desafios no âmbito internacional.

Como se deu sua trajetória profissional desde que saiu Ebape?

Fui indicada para ser uma das facilitadoras de um Programa Global de Liderança de Pessoas e desta forma conduzi treinamentos presenciais e virtuais para líderes da Coca-Cola da América Latina e alguns da América do Norte. Organizei várias palestras para estudantes de graduação, mestrados e MBAs nacionais e internacionais, a convite da EBAPE. Isso me proporcionou maior proximidade com a EBAPE e com grandes líderes da Coca-Cola no Brasil, dentre eles os Vice-Presidentes de Finanças, Marketing e Operações, que atuavam nestas posições no período de 2013 a 2015.

Então, fui convidada pelo Diretor de Operações Financeiras da América Latina para um “short-term assignment”, através do qual fiquei quase 3 meses na Coca-Cola da Argentina e liderei a equipe de Payroll da América Latina. A partir daí, fui aprovada para a posição de Controller Regional de quase toda a África, sendo responsável por liderar associados baseados em diferentes países a fim de apoiar as unidades de negócios da África do Sul (South Africa Business Unit) e Central, Leste e Oeste (CEWA Business Unit), a partir de fevereiro de 2016.  Serei também responsável pela governança de US GAAP (Generally Accepted Accounting Principles of the United States) e IFRS (International Financial Reporting Standards) de negócios da “The Coca-Cola Company” em cerca de 40 países do continente Africano.

Recebemos com muita satisfação, pois eu e meu marido já planejávamos há 4 anos oferecer para as nossas filhas uma experiência em outro país, com idioma e cultura diferentes. Não vejo outro caminho para o meu desenvolvimento profissional e acadêmico senão com uma vivência internacional.

O Alumni da FGV Ebape agradece à Vanessa por compartilhar sua experiência e deseja muito sucesso em seus novos desafios!

O CIM é um programa de mestrado profissional designado por três grandes escolas de negócios mundialmente reconhecidas, sendo estas: Georgetown University’s McDonough School of Business em Washington D.C(link is external)., ESADE Business School em Barcelona(link is external) e Fundação Getulio Vargas/EBAPE no Rio de Janeiro. Sua proposta é buscar profissionais experientes e executivos interessados em uma aula global de negócios com forte perspectiva internacional, com foco em mercados emergentes enquanto mantêm seus compromissos profissionais e pessoais.

Para saber mais acesse: Corporate Internacional Master´s

 
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

CARLOS OGLIARI, EGRESSO DO MEX FALA SOBRE SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL, E SOBRE SUA MUDANÇA DA VOLVO PARA A MARCOPOLO.

 
 

"Acredito fortemente que a carreira profissional, tanto quanto o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes, são absolutamente indelegáveis. Tendo isto em mente, eu sempre procurei ancorar a minha trajetória profissinal com um consistente plano de desenvolvimento pessoal. O Mestrado na FGV EBAPE foi parte importante deste plano. A musculatura conceitual adquirida no programa foi decisiva para me ajudar a entender melhor todos os fatores organizacionais e as variáveis que os influenciam, de forma a facilitar o meu caminho. O conhecimento é a musculatura que nos ajuda a desempenhar com excelência, superando nossos limites, as maratonas que se apresentam como desafios e oportunidades em nossas vidas.

Quando conclui o mestrado eu estava respondendo pela área de Assuntos Governamentais e Institucionais do Grupo Volvo. Na sequência assumi gerência de RH para o Brasil e a passei a fazer parte da Diretoria da Vikingprev. Este ano, por ocasião de um convite externo, finalizei esta etapa importante da minha trajetória na Volvo como Diretor de RH para América Latina. O convite que veio da Marcopolo S.A., um dos maiores fabricantes mundiais de carrocerias de ônibus, me trouxe novos desafios, como, por exemplo, o de liderar todas as funções de RH em todas as operações do mundo.

Fazer parte do "board" da empresa, reportando diretamente ao CEO, com a responsabilidade de trazer a visão estratégica de RH para influenciar as decisões do negócio, são grandes desafios para os quais me preparei muito. O exercício desta função certamente me propiciará uma nova e importante fase de aprendizados e, mais uma vez, a musculatura teórica adquirida na FGV EBAPE e a experiência adquirida no Grupo Volvo, serão decisivos em minha capacidade de compreensão dos diferentes e complexos cenários. A essas organizações eu devo o meu mais profundo reconhecimento. Muito obrigado!"

O Alumni da FGV Ebape agradece ao Carlos por compartilhar sua experiência e lhe deseja sucesso em seus novos desafios

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

JOÃO SARAVIA, EGRESSO DO MESTRADO EXECUTIVO, COMENTA SOBRE OPORTUNIDADES NAS LICITAÇÕES PARA OLIMPÍADAS.

 

João Saravia, diretor de Suprimentos do Comitê Rio 2016, concluiu seu Mestrado Executivo em Gestão Empresarial no ano de 2006. Sobre as oportunidades das contratações para as Olimpíadas, comentou:

"Os critérios de sustentabilidade que definimos para as contratações de materiais e serviços contribuirão para elevar o nível do mercado brasileiro a padrões internacionais. A ideia foi não só exigir esse padrão, mas também criar condições para que as empresas locais consigam alcançá-lo, por meio de parcerias com entidades de desenvolvimento de mercado, como o SEBRAE, CNI, FSC, para citar alguns. Isso garante que tenhamos fornecedores alinhados ao padrão que esperamos para os Jogos, mas também deixa um legado para todo o mercado nacional."

Assista a seu depoimento no Canal Globonews:

http://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/t/todos-os-videos/v/empresarios-veem-oportunidade-para-driblar-a-crise-com-as-licitacoes-para-as-olimpiadas/4514123

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

GISELLE VASCONCELLOS, EGRESSA DO MESTRADO EXECUTIVO, TEVE SEU TRABALHO SELECIONADO PARA O "PRÊMIO INOVAÇÃO EM SAÚDE" 

 

Giselle Vasconcellos, Coordenadora de Marketing da Elsevier e egressa do Mestrado Executivo 2013 apresentou recentemente  estudo de caso que desenvolveu  durante o curso em congresso realizado no Grand Hyatt, em São Paulo.

Seu trabalho - estudo de caso sobre a ClinicalKey -  foi selecionado para para integrar as sessões do “Prêmio Inovação em Saúde” da edição latino-americana do HIMSS 2015 – principal evento internacional de tecnologia da informação em saúde – Categoria Cuidados Agudos – Case Study with Clinicalkey – Evidence-Based Medicine.

Com relação ao estudo, comentou: “Há pouca informação disponível sobre a relação entre ferramentas de buscas médicas e redução de despesas. A reversão das glosas significaria uma economia de cerca de R$ 1 milhão para o hospital em questão, no período de 9 meses (com base na tabela do guia de preços Brasíndice)”. O estudo mostra que foram encontradas no ClinicalKey as evidências científicas para fundamentar a adoção da maioria dos procedimentos, materiais e medicamentos glosados pelas operadoras de planos de saúde no hospital pesquisado.

Confira abaixo as matérias divulgadas sobre o tema:

http://saudeonline.grupomidia.com/2015/10/estudo-sobre-beneficio-do-clinicalkey-para-hospitais-e-selecionado-para-sessao-do-premio-inovacao-em-saude-do-himss-la-2015/

http://exame.abril.com.br/negocios/releases/estudo-sobre-beneficio-do-clinicalkey-para-hospitais-e-selecionado-para-sessao-do-premio-inovacao-em-saude-do-himss-la-2015.shtml