Artigo sobre transparência da governança florestal, produzido por gestor do BNDES, alumnus Ebape, é destaque em publicação A1

qua, 04/10/2017

O artigo "Forest Governance without Transparency? Evaluating state efforts to reduce deforestation in the Brazilian Amazon", produzido pelo egresso do Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP)* Eduardo Bizzo, com orientação do professor da Ebape Gregory Michener foi publicado em uma das principais revistas sobre política ambiental, o Journal Environmental Policy and Governance.

O artigo faz importante análise sobre a transparência das informações do governo brasileiro sobre o combate ao desmatamento da Floresta Amazônica e complementa a literatura existente, apontando novas constatações sobre os entraves para que as ações implementadas possam gerar resultados satisfatórios para a preservação da Floresta, considerada Patrimônio da Humanidade.

O presente estudo abre precedente para que novas linhas de pesquisas sejam realizadas e  evidencia que o compromisso do governo em divulgar suas ações para coibir o desmatamento deixa muitas brechas, o que acaba por limitar os resultados.

De acordo com o artigo – que é um dos papers da dissertação de mestrado do egresso, sem informação, torna-se impossível avaliar a governança florestal, uma vez que a transparência nas informações é essencial para conduzir avanços sustentáveis e de longo prazo na conservação e administração das florestas.

Eduardo ressalta que ter realizado o mestrado na Ebape foi de grande importância para incrementar sua competência técnica, em sua área de atuação, assim como o estimulou na produção de conhecimento sobre políticas públicas e gestão.

“O excelente corpo docente da Escola e sua reconhecida tradição e qualidade acadêmica foram determinantes para que eu escolhesse o mestrado da Ebape”, completou.

Eduardo Bizzo, egresso Ebape, atua como gerente da área de Gestão Pública e Socioambiental do BNDES no Fundo Amazônia, iniciativa gerida pelo BNDES com objetivo de apoiar projetos de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento e de promoção da conservação e do uso sustentável da floresta.

*O Mestado em Administração Publica (MAP) é um programa voltado para dirigentes, gestores e profissionais de alto nível, que atuam em órgãos públicos da administração direta e indireta, nas diversas esferas do governo. O curso tem como objetivo formar lideranças no setor público brasileiro, possibilitando aos novos mestres prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência em administração pública, bem como avançar na carreira acadêmica.

Para mais informações sobre o MAP acesse: https://ebape.fgv.br/programas/map/programa/apresentacao