Webinar promovido pela FGV EBAPE apresenta, no âmbito da cidade do Rio de Janeiro, cenários sobre as eleições e estratégias na área da educação

qua, 21/10/2020
Português, Brasil

Alinhamento dos estados e municípios, novas lideranças políticas, Rio de Janeiro como segunda capital administrativa do país e gestão voltada para a aprendizagem no sistema de ensino foram alguns dos temas destacados durante o webinar Rio de Janeiro - Desafios nos Cenários Político e Educacional realizado, pela FGV EBAPE, no dia 19 de outubro.

 

O webinar,  iniciativa dos diretórios acadêmicos das graduações da FGV em contribuição para um processo eleitoral mais consciente e transparente, a partir de informação e das sabatinas que estão sendo realizadas com os candidatos à Prefeitura do Rio, contou com a participação do pesquisador e professor titular da FGV EBAPE, Octavio Amorim Neto e do professor da FGV EBAPE, ex-ministro de Educação e diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais, José Henrique Paim Fernandes.

 

Ao destacar os desafios da capital carioca, o professor da FGV EBAPE Octavio Amorim ressalta que, em 1990, vários líderes políticos, economistas, intelectuais e acadêmicos discutiram o melhor caminho para o Rio de Janeiro sair da crise. A solução encontrada foi o alinhamento entre a prefeitura da capital, o governo do estado e a presidência da república.

 

Em 2010, acontece o tão esperado alinhamento e o estado do Rio de Janeiro passa a ter mais investimentos que o estado de São Paulo, assim como sedia grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Em 2018, o novo ciclo eleitoral produz um novo alinhamento, mas dessa vez não gera o resultado esperado.

 

Para assistir ao webinar na íntegra, clique aqui