Webinar da FGV Ebape promove debate entre especialistas e jornalistas da Folha e do Estadão sobre a obrigatoriedade da vacina e transferência de renda

seg, 11/01/2021
Português, Brasil

A FGV EBAPE realizou, no mês de dezembro, o Webinar Impactos Políticos da Pandemia. O evento teve como objetivo apresentar os principais resultados da 3ª rodada de pesquisas, com 5.431 respondentes, realizada pelo professor da FGV EBAPE Carlos Pereira, em parceria com a também professora da Escola, Amanda Medeiros, e do egresso e professor da Universidade de Brasília – UnB, Frederico Bertholini, sobre os impactos políticos da pandemia com base em experimentos sobre a transferência de renda, bem como a obrigatoriedade ou não da vacina.

 

O debate, moderado pelo jornalista do Estadão Marcelo Godoy, contou com a participação do professor titular FGV EBAPE e colunista do Estadão, Carlos Pereira; do sociólogo e escritor, Sérgio Abranches; do colunista do Estadão, Globo e CBN, Pedro Dória; do professor da UFPE e colunista da Folha de São Paulo, Marcus André Melo, da Professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio e presidente da Associação Brasileira de Ciência Política – ABCP, Luciana Veiga.

 

As pesquisas revelaram que, por exemplo, houve uma redução no engajamento das pessoas, que apoiavam as ações do governo Bolsonaro. Identificou-se nessa análise que os eleitores de direita e centro-direita se demonstraram cansados com o isolamento.

 

O estudo revelou que houve aumento na proporção de pessoas infectadas e das pessoas que conheciam pessoas infectadas, bem como apontou que dos eleitores que reprovam a performance do Bolsonaro, 74% são favoráveis a obrigatoriedade da vacina.

 

Para saber mais sobre a pesquisa, assista ao webinar

https://www.youtube.com/watch?v=gFscIqwRXjo