Webinar da FGV EBAPE apresenta estudo sobre a representação social da pandemia de Covid-19 no Brasil

qua, 14/10/2020
Português, Brasil

As percepções inconscientes da sociedade em relação à pandemia de Covid-19 foram destacadas durante o webinar Utilitaristas ou Universalistas? A representação social da pandemia de Covid-19 no Brasil, realizado no dia 05 de outubro. O estudo demonstra que a população brasileira possui uma visão Universalista, ou seja, preocupa-se com a vida e a saúde em primeiro lugar, deixando as questões econômicas para depois.

 

A pesquisa, realizada pelo professor da FGV EBAPE Luiz Antonio Joia e a doutoranda Flavia Michelotto, no período de 01 a 17 de junho, com mais de 2 mil respondentes em todo o país, apontou que a pandemia de Covid-19 é uma questão de saúde, profilaxia, e métodos, como o isolamento social, para evitar a doença.

 

De acordo com a pesquisa, para a população brasileira a pandemia teve uma carga política muito grande, pois houve um jogo político de pessoas apoiando ações do governo e outras contra, o que gerou confusão na mitigação da pandemia. Assim como a falta de imparcialidade da mídia tradicional nas questões envolvendo a política e o governo.

 

Um outro dado chamou a atenção dos pesquisadores, foi sobre fé e espiritualidade.  Com uma amostra em que 80% das pessoas responderam crer em algo, ou seja, se declararam espiritualizadas, mas nas perguntas sobre a espiritualidade no contexto da pandemia, não opinaram a respeito.

 

Perfil dos respondentes

A pesquisa foi realizada com pessoas com idade média de 43 anos.  Dentre elas, 58% mulheres e 42% homens. Em relação ao nível de escolaridade, 55% possuem título de doutorado, mestrado ou pós-graduação, 38% são graduados e 7% possuem o ensino médio. Já sobre a região do país, a maior representatividade foi no RJ com 36% dos respondentes e SP com 30%. Sobre o respondente ter contraído o vírus ou conhecer alguém próximo que contraiu:52% afirmaram que sim e 48% que não.

 

O estudo traz importante contribuição para se entender a gestão e a mitigação da pandemia e, desta forma, auxiliar na criação de políticas públicas e processos de liderança para outras pandemias e/ou cenários críticos que envolvam a saúde pública no país.

 

De acordo com o professor Joia, a pesquisa teve duas partes. A primeira foi apresentada no presente webinar. Já a segunda parte do estudo é sobre os impactos da pandemia na transformação digital e os segmentos que sentiram os reflexos da pandemia em suas atividades.

 

Para assistir ao webinar na íntegra, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=Ln9m6tNEbJo