Transparência de dados do ensino público é tema de artigo de professor da Ebape e ex-aluno do mestrado em administração pública – MAP*

seg, 23/01/2017
Português, Brasil

 

O artigo “Comparing Resistance to Open Data Performance Measurement: Public Education in Brazil and the UK”, produzido pelo professor e pesquisador da Ebape/FGV Gregory Michener e o mestre pelo MAP Otávio Ritter, foi publicado, no mês de novembro de 2016, na Revista Public Administration (A1). 

O estudo compara iniciativas de dados abertos nos sistemas de ensino primário e secundário do Brasil e do Reino Unido. A pesquisa foca na resistência das partes interessadas e as soluções políticas correspondentes, com o propósito de buscar informações sobre a aplicabilidade das leis de divulgação, bem como o papel dos múltiplos atores envolvidos na política de transparência.

Para produzir o artigo, o professor da Ebape/FGV Gregory Michener e o mestre pelo MAP Otávio Ritter realizaram, entre os anos de 2013 e 2016, mais de 60 entrevistas com ingleses e brasileiros, dentre as quais 16 com secretários estaduais de educação e análise de conteúdo de cobertura midiática em ambos os países sobre educação pública. Os demais dados da pesquisa foram compostos por análises bibliográficas, pesquisas e entrevistas com pais, empresários, jornalistas entre outras pessoas envolvidas nas questões relacionadas ao ensino público.

O artigo na íntegra pode ser solicitado pelo email alumni.ebape@fgv.br

Gregory Michener é professor e pesquisador da EBAPE/FGV, fundador e coordenador do Programa de Transparência Pública da FGV Rio de Janeiro e da Transparency Evaluation Network, uma iniciativa internacional apoiada pela Open Society Foundations;

Otávio Ritter é Mestre em Administração Pública pela Ebape/FGV.


                                                            

Observatório da Governança Pública

Você gostaria de receber conteúdo, participar de seminários e responder a pesquisas sobre temas relacionados à gestão pública? 

A EBAPE, por meio do seu Programa de Transparência Pública, convida seus ex-alunos que atuam em áreas relacionadas ao setor público a participarem de seminários e enriquecer o conteúdo das pesquisas.

A cada seis meses, os ex-alunos, que atuaram como respondentes das pesquisas, serão convidados para um seminário exclusivo onde serão apresentados os resultados das pesquisas. Este evento conferirá certificado de participação.

Os ex-alunos interessados em participar do grupo de pesquisas da área pública, devem encaminhar e-mail com seus dados (nome completo – email – telefone – nome da empresa atual – cargo) para alumni.ebape@fgv.br e em assunto colocar “Pesquisa em gestão pública”.

 


O Observatório da Governança Pública é um núcleo de pesquisa instituído no âmbito da EBAPE, composto por professores do Núcleo Docente Permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública - MAP, que tem como objetivo promover pesquisas acadêmicas com foco em temas relevantes e atuais do campo da administração pública brasileira, em parceria com pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.


 

* O Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) foi o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu em Administração Pública no Brasil e na América Latina a receber acreditação da International Commission on Accreditation of Public Administration Education and Training (ICAPA). Este reconhecimento internacional, regido pelas normas do Conselho de Administração da International Association of Schools and Institutes of Administration (IASIA), é concedido às instituições com altíssimos padrões de excelência para a educação e formação na Administração Pública.