Startups e inovação foram os temas centrais do evento “Pitch para investidores” realizado pela FGV EBAPE e o IME

seg, 04/12/2017

Alunos de graduação da EBAPE, de mestrado e doutorado do IME apresentam projetos inovadores de Startups durante o evento Startups FGV & IME: Pitch para investidores realizado, no prédio sede da EBAPE, no dia 24 de novembro pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE) e o Instituto Militar de Engenharia (IME). O evento faz parte da disciplina de Empreendedorismo, ministrada pela EBAPE em parceria com o IME, e reuniu 11 brilhantes projetos de startups, desenvolvidos e estruturados por alunos dessas duas instituições de excelência no Brasil.

O coordenador de Empreendedorismo da EBAPE e vice-diretor da Escola de Políticas Públicas e Governo – FGV EPPG Professor Edson Kenji Kondo agradeceu a participação dos investidores Ana Paula Wey Perez, sócia fundadora da 777 Accelerator, Marcelo Texeira, sócio da Neuf Capital, Guilherme Hug, sócio da Neuf Capital, Marcos Semola, da Founder Institute e João Zecchin, Sócio da Brave Investments, destacando a relevância de tê-los no projeto, em palestras, levando para os estudantes conhecimento do mercado e cenários que colaboraram na construção de novos negócios. Prof. Kondo ressaltou que o programa é uma cooperação com o IME e, este ano, contaram com a participação de estudantes de mestrado e doutorado do instituto, tornando as apresentações mais ricas.

O Subcomandante do IME, Coronel Armando, falou da parceria com a EBAPE, ressaltando que o instituto possui um forte vetor em inovação e que há uma grande necessidade de empreender, de aplicar todo seu potencial de conhecimento na construção de novos negócios.

A professora da EBAPE Carla Soares ressaltou que a disciplina é tratada como um projeto e que o excelente resultado obtido se deve à participação dos docentes da EBAPE e do IME e ao comprometimento de todos os envolvidos no desenvolvimento de cada projeto.

Na avaliação dos investidores o projeto vencedor foi o Botmark, produzido e estruturado, respectivamente, pelas alunas de doutorado e mestrado do IME, Carla Pacheco e Fernanda Castello Branco. O sistema detecta robôs (os bots), no ambiente do mercado financeiro e na política, realizando, entre outras funções, análises que identificam movimentação de informações suspeitas.

Alguns outros projetos se destacaram: Ugly Duck, desenvolvido pelos alunos da Ebape, Daniel Robillota e Éttore Henrique Micelli, bastante elogiado pela banca de investidores. O projeto é voltado para, por meio de um aplicativo, promover a geração de novos negócios com produtos agrícolas que são descartados, diariamente, por apresentarem alguma variação no seu formato, e recolocá-los no mercado, a partir de acordos com restaurantes, produtores artesãos entre outros nichos.

O PaperX, projeto já em execução, foi desenvolvido pelos alunos do IME Lucas Ricarte Rogério Teixeira, Bruno Vieira Costa e da EBAPE Clara Ipojuca Cardoso Santos, é uma plataforma, em site responsivo, que realiza simulados de exercícios para concurso público com questões direcionadas e personalizadas, produzidas por professores da Degrau Cultural.

Ao final do evento, os investidores ressaltaram sobre a qualidade da participação dos alunos com a evolução dos projetos apresentados, em comparação com o ano anterior. Os professores da EBAPE e do IME também destacaram essa evolução nas entregas e o empenho dos alunos em realizar projetos com a referência de duas escolas de excelência.

A equipe Alumni EBAPE deseja muito sucesso aos participantes!