Recém-nomeada diretora dos Correios, a Alumna Mariana Montenegro fala sobre os novos desafios e sua trajetória profissional

qua, 24/05/2023

Direcionamento estratégico, geração de valor e governança mais humanizada são alguns dos pontos a ser trabalhado na gestão da Diretora de Governança e Estratégia da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafo (ECT) e alumna do Mestrado Profissional em Administração Pública da FGV EBAPE, Mariana Montenegro.

Para a gestora, assumir a diretoria significa colocar em prática todo o aprendizado acumulado em mais de dezessete anos de atuação no serviço público, bem como todo o conhecimento adquirido em vários cursos, seminários, pós-graduação, em especial a FGV EBAPE.

Em sua trajetória profissional, Mariana assumiu vários cargos no serviço público. Atuou na Presidência da República junto ao Comitê de Ética Pública; foi subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Públicas Governamentais - gestão pública (SAGEP/SAG); subsecretária de Compliance na Casa Civil do Governo do Distrito Federal;  coordenadora de integridade pública interina, membro da Comissão de Ética da Advocacia-Geral da União e coordenadora-substituta do Núcleo de Integridade da AGU, dentre outras funções e encargos.

Mariana aponta como alguns dos desafios no novo cargo: promover o direcionamento estratégico, avaliar e supervisionar a gestão, proteger os interesses das partes envolvidas e contribuir para a geração de valor da empresa.

“Costumo ressaltar que para o fortalecimento dos Correios é necessário o exercício da governança humanizada, com foco na valorização dos seus empregados, posto que a elevação do bem-estar social tem o potencial de gerar um efeito virtuoso para o crescimento da empresa pública de forma sustentável. Pretendo compartilhar as minhas vivências, impulsionando o pensamento crítico para a propositura de soluções inovadoras nos Correios, além de potencializar o fortalecimento de conexões entre a ECT e os diversos órgãos e entidades da administração Pública federal”, explica a gestora.

Ao falar sobre o programa de mestrado da EBAPE, Mariana ressalta: “os conhecimentos adquiridos me ajudaram a ter mais segurança para atuar fora da minha carreira de origem, assumindo cargos gerenciais e de alta administração como subsecretária de Compliance na Casa Civil do Governo do Distrito Federal e atualmente a Diretoria de Governança e Estratégia dos Correios. Ao longo do curso, tive a oportunidade de realizar dois módulos internacionais, que ampliaram a minha visão em gestão: um na ESADE BUSINESS SCHOOL, em Barcelona, e outro sobre o Modelo de desenvolvimento Chileno, em Santiago.

Além disso, ter cursado a FGV EBAPE foi fundamental para que eu atendesse aos requisitos previstos na Lei 13.303, de 30 de junho de 2016, conhecida como Lei das Estatais ou Lei de Responsabilidade das Estatais. Essa Lei prevê critérios para a escolha dos dirigentes, que devem atender a critérios de qualificação técnica, com exigência de tempo de exercício profissional, de formação acadêmica e de elegibilidade geral”.

Os Correios são uma empresa pública responsáveis pela operação no Brasil do serviço postal em regime de privilégio de exploração exclusiva, o que fortalece a sua função social de agente de integração nacional ao garantir à população o acesso à cidadania e a diversos serviços de governo, conectando pessoas e organizações onde quer que estejam. Atualmente, a empresa está presente em 5.553 municípios do país, contando quase 90 mil empregados.

O Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) é voltado para dirigentes, gestores e profissionais de alto nível, que atuam em órgãos públicos da administração direta e indireta, nas diversas esferas do governo. O programa possibilita ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial para atuação no campo da Administração Pública, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior na área de administração e seguir carreira acadêmica.

Para mais informações sobre o programa, acesse https://ebape.fgv.br/cursos/mestrado-profissional/mestrado-profissional-em-administracao-publica-map