Projeto sobre ciência de dados, de autoria do alumnus Florian Madruga, é vencedor do Prêmio Tesouro Nacional 2022

qua, 07/12/2022

Desenvolvido pelo alumnus do mestrado acadêmico da FGV EBAPE, Florian Madruga, o aplicativo de visualização de dados Panorama do Legislativo Municipal obtém o primeiro lugar da 27ª edição do Prêmio Tesouro Nacional 2022, na categoria Soluções. O prêmio reconhece projetos de ciências de dados e inteligência artificial relacionados a Finanças Públicas que se destacam pela excelência. A cerimônia de premiação foi realizada no último dia 8.

O trabalho premiado consiste em uma plataforma de visualização de dados que disponibiliza informações sobre Câmaras Municipais de todo o Brasil. A aplicação agrega diferentes bases de dados sobre a temática que estavam dispersas, pela Administração Pública, e busca torná-las acessíveis a todos os públicos por meio de gráficos simples e intuitivos.  Para desenvolver a interface, foi utilizado um conjunto de softwares gratuitos e de código aberto (Open Source), tanto para a aplicação web como para o módulo de visualização de dados em gráficos.

Servidor público do Senado Federal desde 2010, Madruga destaca que o objetivo do projeto é subsidiar um dos setores do órgão que fomenta a inclusão digital de casas legislativas espalhadas pelo Brasil. No entanto, o trabalho representa, também, uma contribuição para que todos os cidadãos possam conhecer melhor as Câmaras Municipais e exercer o controle social sobre esses órgãos. “Nas últimas décadas, houve uma expansão na geração e na disponibilização de dados, mas a compreensão e análise das bases ainda são restritas a um público com conhecimento técnico. A nossa proposta nesse projeto é tornar parte desses dados acessível a todos”, explica o alumnus.

O prêmio é realizado desde 1996 pelo Tesouro Nacional e se tornou um dos concursos mais relevantes do país. A premiação tem como objetivo expandir as fronteiras do conhecimento em finanças públicas, promovendo a normalização de temas específicos quando tratados consistentemente pela pesquisa científica.

Para mais informações sobre o Prêmio Tesouro Nacional, acesse o link https://www.gov.br/tesouronacional/pt-br/tesouro-educacional/premio-tesouro

Para ter acesso ao aplicativo, acesse Panorama do Legislativo Municipal

O Mestrado Acadêmico da EBAPE oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciados aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins. O Mestrado Acadêmico é ministrado todo em Inglês. Portanto, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma.

Para mais informações sobre o programa acadêmico acesse: https://ebape.fgv.br/programas/msc-phd/home