Projeto da alumna Nathália Salles conquista primeiro lugar no 9º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade na Administração Pública

qui, 02/03/2023

O projeto “Tran$forma”, de autoria da alumna do Mestrado Profissional em Administração Pública, Nathália Salles Ruivo de Barros, foi o vencedor na categoria Gestão de Resíduos no 9º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade na Administração Pública - Prêmio A3P. O evento, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente no final de 2022, premiou iniciativas socioambientais de todo o país. Os 92 projetos inscritos concorreram em cinco categorias: gestão de resíduos; uso sustentável dos recursos naturais; inovação na gestão pública; destaque da rede A3P; e combate à poluição das águas.

Ao falar sobre a iniciativa, a alumna, que também é gestora de Controle Ambiental da Casa da Moeda, destaca que o projeto Tran$forma foi pensado antes de iniciar sua jornada no mestrado, mas ressalta que foi durante as pesquisas para a elaboração de sua tese, sob orientação do professor da FGV EBAPE, Roberto Pimenta, que ganhou forma. “As coletas de dados explicitaram a relevância da temática de resíduos de cédulas no cenário mundial e, também, a ausência de soluções de larga escala que considerassem o conceito de economia circular para cédulas feitas a partir de algodão, que são a grande maioria, cerca de 90%, das cédulas em circulação nas maiores economias do mundo”, explica Nathália.

De acordo com a alumna, na pesquisa foi observado que a maioria dos países pensam em soluções de sustentabilidade no processo de fabricação de cédulas, mas com poucas opções de larga escala para o descarte das cédulas no fim de sua vida útil. Em geral elas acabam sendo incineradas ou dispostas em aterros. O projeto Tran$forma viabiliza a utilização das cédulas, que seriam descartadas, como matéria prima em outras cadeias de valor em setores como, por exemplo, o da indústria moveleira, mantendo o  valor do material em outros ciclos de vida e reduzindo a necessidade de utilização de matérias virgens.

Para mais informações sobre o projeto, acesse http://a3p.mma.gov.br/9o-premio-a3p-2022/

O Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) é voltado para dirigentes, gestores e profissionais de alto nível, que atuam em órgãos públicos da administração direta e indireta, nas diversas esferas do governo. O programa possibilita ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial para atuação no campo da Administração Pública, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior na área de administração e seguir carreira acadêmica.

Para mais informações sobre o programa, acesse https://ebape.fgv.br/programas/map/programa/apresentacao