Programa de Mentoria FGV EBAPE: primeira edição reúne 100 participantes; inscrições reabrem em breve

sex, 05/07/2024
Fabiana Zveiter

Maioria dos mentores é das áreas de Finanças, Marketing e Comercial

A primeira edição do Programa de Mentoria da FGV EBAPE contou com mais de 170 mentores cadastrados, distribuídos em segmentos como Finanças, Marketing, Comercial, Consultoria e TI.

O programa, que tem como objetivo gerar oportunidades valiosas para que alunos de Graduação em Administração sejam mentorados por executivos e profissionais de grandes empresas, também promove networking de altíssimo nível e diversos aprendizados sobre carreira.

Segundo Darliny Amorim, Coordenadora de Alumni e Comunicação da FGV EBAPE, e idealizadora da iniciativa, “além de colocar os estudantes em contato com egressos que atuam em setores variados da economia, o programa também cria um ambiente ideal para trocas sobre experiências internacionais extraordinárias, pois muitos alumni estão no exterior”, explica.

Para Rafael Guimarães, Avaliador Institucional pelo MEC e alumno do MEX e PhD, o programa traz benefícios relevantes para o estudante e, também, para os mentores. “Foi extremamente gratificante ter a oportunidade de plantar ao menos algumas sementes para que a aluna, com todo seu talento e potencial, possa se destacar em curto, médio e longo prazos e, claro, consiga contribuir, continuamente, também, para a FGV EBAPE”, explica.

Alessandro Ribeiro, Gerente de Avaliação de Riscos e Controles de Contencioso na Petrobras e alumno do MEX, afirma que “foi uma oportunidade fantástica de troca de conhecimentos e experiências profissionais e pessoais. Agradeço pelo convite e pela confiança na minha atuação como mentor (...) nesse importante programa da FGV EBAPE, que interrelaciona o conhecimento acadêmico e profissional”, comenta.

Letícia Frazão, aluna da Graduação em Administração, e Ana Jelihovschi, alumna do Mestrado Acadêmico, formaram uma dupla. Letícia conta que iniciou a faculdade no início do ano com um pouco de insegurança, sem saber o que esperar exatamente.

“Resolvi, então, experimentar algo novo”, ela diz, “o Programa de Mentoria”. “Foi aí que conheci a Ana Jelihovschi, minha mentora. Durante nossos encontros eu tive a oportunidade de aprender não apenas sobre mercado de trabalho, mas também me conhecer melhor. Foram muitos aprendizados, conversas sobre o mercado, sobre a vida, amadurecimento e mudanças”, compartilha a estudante.

Já Ana Jelihovschi disse que a participação marca seu retorno à Escola: “Terminei o mestrado na FGV em 2016 e, desde então, não tinha voltado a este lugar, que me marcou de várias formas diferentes, e onde aprendi tantas coisas. Tive o privilégio de ser mentora e participar do 1º Programa de Mentoria da FGV EBAPE, (...) e a honra de ser mentora da Letícia Frazão, que é maravilhosa, movida à propósito, aprendizagem e determinada para alcançar seus objetivos”, afirmou a mentora.

No início de agosto, será realizado o Webinar Trajetória como Mentor, que marca o encerramento desta primeira edição do programa. O evento busca promover o encontro e a troca de entre os mentores, ao mesmo tempo em que celebra o êxito da iniciativa.

As inscrições para a próxima edição serão abertas em breve. Aos interessados, Darliny Amorim conclui: “O Programa de Mentoria oferece o ambiente ideal para que jovens talentos possam avaliar oportunidades de carreira e desenvolver seu networking, conversando com profissionais experientes, que podem ajudá-los a ter uma visão mais ampla das inúmeras possibilidades para seus caminhos profissionais".