Programa de Estudos em Gestão Social da FGV EBAPE convida alumni e alunos para atuar como tutores em curso que terá início em setembro
Com uma programação de cursos voltados para o terceiro setor e movimentos sociais, o Programa de Estudos em Gestão Social da FGV EBAPE (PEGS), em parceria com a Cáritas Arquidiocesana do Rio de janeiro, dará início, no dia 30 de setembro, ao curso Formação Política e Cidadania com Ênfase em Conselhos Municipais e, para tanto, convida os alumni e alunos de mestrado e doutorado a atuar como tutores.
O curso tem como objetivo capacitar e mobilizar a sociedade civil, em especial pessoas articuladas em movimentos sociais e do terceiro setor, para a maior participação em instituições de diálogo e interação com o Estado, como os conselhos municipais de políticas públicas.
Os alumni e alunos, dos programas stricto sensu da FGV, interessados em contribuir com as iniciativas do PEGS, atuarão como tutores voluntários em fóruns de debate do curso Formação Política e Cidadania e, para tanto, participarão de reuniões com a coordenação do Programa sobre as atividades a serem desenvolvidas.
Veja, abaixo, os temas programados para o curso Formação Política e Cidadania:
- Gestão Social, conceito;
- A trajetória do sistema de proteção social e o papel dos tecnoburocratas;
- Constituição Federal de 1988: o marco legal para a participação social no Brasil;
- Dinâmica política dos atores sociais;
- Conselhos: institucionalização, composição e funções;
- Controle Social e conselhos municipais;
- Os conselheiros municipais;
- Os conselhos na prática: potencialidades e limitações.
O curso Formação Política e Cidadania conta com a parceria de pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda (UFF-VR), Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Instituto Direito Coletivo (IDC).
O Programa de Estudos em Gestão Social – PEGS da FGV EBAPE é coordenado pelo professor Fernando Tenório e os cursos oferecidos são realizados no Laboratório de Transferência de Tecnologias Sociais (LTTS) da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro.
Os candidatos a tutores devem possuir experiência em organizações do terceiro setor e políticas públicas. Ao final do período de orientação/monitoria, os tutores recebem diploma da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro.
Os alumni interessados em atuar nas iniciativas PEGS devem encaminhar e-mail para alumni.ebape@fgv.br