Programa acadêmico da FGV EBAPE capacita discentes e alumni para doutorado em Harvard, Princeton, MIT dentre outras instituições

qui, 12/05/2022
Português, Brasil

Tradição na produção do saber, reconhecimento pela qualidade do corpo docente e excelência no desenvolvimento de competências para a condução de pesquisas científicas são alguns dos diferenciais do programa acadêmico da FGV EBAPE.  Os alumni, Jamil Civitarese e Joaquim Meira, beberam na fonte do conhecimento e, aprovados para instituições de renome internacional, viram-se privilegiados em poder escolher, respectivamente, a New York University e Harvard para realizar o doutorado. Já o mestrando Leonardo Dantas, mesmo aprovado para PhD da Universidade de Notre Dame e da Columbia, preferiu continuar na Escola, se aperfeiçoando como pesquisador.

  

Conheça um pouco da trajetória acadêmica dos alumni e suas percepções sobre o programa:

  

 

O  alumnus Joaquim Meira, aprovado em 10 programas de PhD em Ciência Política nos EUA, incluindo Harvard, Berkeley, Princeton, Columbia e MIT, ressalta que: “ter cursado o Mestrado Acadêmico da FGV EBAPE fez toda a diferença na minha carreira acadêmica e profissional. Escolhi a Escola principalmente pelo corpo docente constituído por pesquisadores renomados em seus campos de estudo, e pela Escola já ter histórico de alumni aprovados em programas bem-conceituados de Doutorado no exterior - particularmente em Ciência Política, que é minha área. As oportunidades de atuar como assistente de pesquisa e como monitor também foram grandes diferenciais, e me permitiram obter experiências de pesquisa e ensino que eu dificilmente teria em outros programas”. 

Joaquim Meira reforça que optou pela Harvard, por ser um dos programas de maior prestígio na área, pelo corpo docente com diversos especialistas em partidos políticos, eleições e desenvolvimento na América Latina que são seus temas de interesse. Além disso, alguns dos principais centros de estudos de política brasileira e latino-americana no mundo estão em Harvard. 

 

 

O também alumnus do mestrado acadêmico, Jamil Civitarese, foi aprovado para o doutorado da New York University e da Universidade de Rochester, tendo escolhido a primeira instituição para realizar o programa.  Jamil destaca que ao ingressar na FGV EBAPE se surpreendeu com a pluralidade e excelência do programa. Com interesse em métodos quantitativos, o alumnus reforça que suas habilidades foram fortemente desenvolvidas na Escola, o que foi de grande importância para iniciar um novo negócio e empreender no mercado de criptomoedas. Jamil explica que durante o mestrado nutriu interesse por ciência política, graças à influência dos professores de política e administração pública. 

 

Jamil ressalta que seu ingresso em programas bem ranqueados, em metodologia política, deve-se muito ao estímulo obtido durante as aulas com os professores, em especial, Gregory MIchener e Octavio Amorim Neto, com os quais publicou artigo. 

 “A EBAPE me ajudou a criar laços com pesquisadores incríveis que me conduziram para uma transição de carreira da melhor forma possível”. 

   

 

Já o mestrando Leonardo Dantas aprovado para o programa de PhD em Ciência Política da Universidade de Notre Dame e da Columbia, ressalta que a tradição da FGV EBAPE, professores renomados, em especial cientistas políticos, programa todo em inglês e flexibilidade o fizeram perceber que o mestrado acadêmico foi o programa perfeito para ele desenvolver seus interesses em pesquisa científica.

 

Mesmo aprovado para o doutorado, em duas importantes instituições de ensino no exterior, Leonardo preferiu continuar na Escola, se aperfeiçoando como pesquisador. Em 2023 Leonardo aplicará novamente para PhD.

 

 

 

O processo seletivo para o programa acadêmico está com as inscrições abertas até o dia 4 de agosto de 2022.  

   

Para mais informações sobre o programa acadêmico acesse: https://ebape.fgv.br/programas/msc-phd/home