Professora da FGV EBAPE, Lucia Oliveira, aluna e alumna de doutorado ganham o prêmio “Dark Side Case Award” da Academy of Management (AOM)

qui, 09/09/2021

O estudo “Black employees (should) matter” de autoria da professora da FGV EBAPE, Lucia Oliveira, com a doutoranda Bianca Sá e a alumna de doutorado, Ana Christina Celano, atualmente, professora do IBMEC, recebe o prêmio - Dark Side Case Award - melhor caso de ensino da Divisão CMS – Critical Management Studies durante o 81º Annual Meeting of the Academy of Management, realizado, virtualmente, no mês de agosto deste ano.

Ao falar sobre o case e os objetivos de ensino, a professora Lucia Oliveira destaca que “O caso de ensino retrata o dilema enfrentado por Daniel, um jovem negro que consegue seu primeiro emprego numa grande organização brasileira, considerada por ele e por seus familiares como "o emprego dos sonhos". No entanto, Daniel aos poucos percebe que a organização para a qual ele orgulhosamente escolheu trabalhar, e que retrata a “diversidade” como um valor central, tem tão poucos trabalhadores negros e quase nenhum em posições de liderança. Com este caso, esperamos chamar atenção para a pouca diversidade racial nas organizações brasileiras e, principalmente, estimular o debate em sala de aula em torno dessa questão."

O Annual Meeting of the Academy of Management é um dos mais importantes congressos de Administração no mundo. O próximo encontro será realizado, na cidade de Seatlle, Washington, USA, em agosto de 2022 e terá como tema central “Creating a Better World Together”.

Para assistir à apresentação do estudo, acesse o link