Professor da FGV EBAPE Alexandre Faria e alumni de doutorado participam de webinars sobre Decolonialismo em Gestão 

seg, 09/08/2021
Português, Brasil

 

No período de 18 de agosto a 29 de setembro de 2021, o professor da FGV EBAPE, Alexandre Faria e os alumni de doutorado da FGV EBAPE, Sergio Wanderley e Fernanda Filgueiras Sauerbronn,  respectivamente, professores da Unigranrio e da UFRJ serão alguns dos palestrantes do ciclo de webinars - Pensamento Decolonial em Administração e Gestão, promovido e organizado pelo alumnus da FGV EBAPE, Márcio Moutinho Abdalla, professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFF – PPGA UFF. 

 

“Atualmente, decolonialidade é uma demanda do sul e do norte para que se  desafie a violência historicamente constituída e naturalizada. Escolas de gestão precisam levar os temas para salas de aula, corredores e publicações, engajando-se com grupos sociais normalmente excluídos da academia e promovendo a decolonialidade em organizações e políticas públicas”, destaca a professora Fernanda Filgueiras Sauerbronn. 

 

De acordo com o professor da FGV EBAPE, Alexandre Faria, “Pensar e praticar decolonização da gestão agora é uma prioridade planetária. Historicamente, o Sul Global lidera o enfrentamento da questão colonial/racial para promoção de justiça sócio-epistêmica e rehumanização de organizações e sociedade. Esse quadro mudou após o assassinato de George Floyd nos EUA em tempos de COVID-19 e radicalização das desigualdades. Instituições do Norte Global que lideram o campo da gestão, tais como Harvard University e Academy of Management, desenvolvem projetos de decolonização a despeito da oposição da extrema direita global”. 

 

Os webinars serão realizados todas as quartas-feiras, no período de 18/08/21 a 29/09/21, no horário das 18h às 19h. 

Para participar, na data do evento, clique no link   https://meet.google.com/pkv-ypxr-wti  

 

Veja, abaixo, a programação do ciclo de webinars:

 

18/08/21 - Ana Paula Bauer & Sergio Wanderley - Unigranrio 

25/08/21 - Felipe Froes Couto – Unimontes 

01/09/21 - Marcus Wilcox Hemais – PUC-Rio 

08/09/21 - Flávia Naves - UFLA 

15/09/21 - Fernanda Filgueiras Sauerbronn - UFRJ 

22/09/21 - Fernanda Leal – UFSC  

29/09/21 - Alexandre Faria - FGV EBAPE