Presidente da Valmet South America e alumnus, Celso Tacla, fala sobre trajetória profissional e a experiência no mestrado

sex, 25/11/2022

Convidado pelo professor da FGV EBAPE Paulo Figueiredo para palestrar em disciplina do Mestrado em Gestão Empresarial, o presidente da Valmet South America e alumnus, Celso Tacla, compartilha seus conhecimentos em aulas de Gestão da Inovação. Em entrevista para a Rede Alumni, o executivo fala sobre o retorno à Escola e a importância do mestrado para a sua carreira.

Formado em Engenharia Química, Celso Tacla atua há 30 anos no setor de Celulose e Papel. O executivo destaca que fica sempre muito entusiasmado em participar e, de alguma forma, poder colaborar com a FGV EBAPE, instituição em que concluiu o Mestrado em Gestão Empresarial.  Para Celso, a participação como palestrante, nas aulas do programa de mestrado, traz momentos de pura aprendizagem, desde a revisão mental para a preparação do encontro, a apresentação, a discussão e as perguntas. Todo esse processo sempre traz reflexões e novas percepções.

Como alumnus do MEX, Celso destaca que o programa impulsionou sua trajetória profissional. “O mestrado na FGV EBAPE foi um ponto de inflexão na minha carreira e por que não dizer, na minha vida. Abordamos nas disciplinas do mestrado temas relevantes fundamentais para a empresa e para a carreira executiva. De uma forma estruturada, trouxe luz e deu embasamento a diversos pontos e questões fundamentais para a gestão de uma empresa, e para um líder. Além disso, o mestrado oportunizou o networking com executivos de outras organizações e setores empresariais. Isso trouxe uma rica troca de experiências e discussões valiosas, pontos de vista e novas aprendizagens”, completa o executivo.

Logo após concluir o mestrado, Tacla passou a ocupar o cargo de Diretor de Divisão e, sequencialmente, assumiu a presidência na Metso Paper South America, empresa de capital finlandês. Atualmente é presidente da Valmet para a América do Sul, empresa criada a partir de processo de cisão da Metso Oy na Finlândia e ocupa a mesma posição no comitê executivo global da Valmet.

Segundo o executivo, ao longo dos anos, as empresas Metso e Valmet implantaram, com grande sucesso, vários dos principais projetos para a produção de celulose e papel no Brasil, no Chile e em outros países da América do Sul, alguns na casa dos bilhões de Euros. Assim como conduziram com êxito, vários processos de aquisição e fusão. “Na América do Sul formamos um pool de talentos e competências valiosas globalmente para a Valmet”, destaca.

Ao falar sobre a construção de uma carreira sólida, Celso Tacla aponta que é necessário ter a mente aberta e curiosidade para aprender sempre e intencionalmente. Buscar o conhecimento em diversos campos e, para tanto, ter a humildade para saber ouvir sugestões e ensinamentos que podem colaborar para o crescimento profissional.

O Mestrado em Gestão Empresarial (MEX) é um programa altamente qualificado para graduados de nível superior do país ou do exterior, que estejam atuando ou que tenham por objetivo atuar na área de Administração de Empresas. O curso possibilita ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial empreendedora, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior no campo da Administração.

Para mais informações, acesse https://mestrado-rio.fgv.br/administracao/mestrado-profissional/gestao-empresarial-turma-regular