Presidente da ANPAD, Alketa Peci, apresenta proposta de trabalho da nova diretoria

seg, 08/02/2021

Professora da FGV EBAPE e alumna da Escola, Alketa Peci, após assumir a presidência da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), em janeiro deste ano, destaca, para o EBAPE Digital – Escola em foco, as principais diretrizes da nova gestão da instituição e que compreende o período de 2021-2023.

De acordo com a diretora-presidente, o plano de trabalho, para o primeiro ano, reúne uma série de prioridades estratégicas, dentre as quais destacam-se:

a) Modernização do Teste ANPAD: o principal teste para a entrada na pós-graduação no pais, reunindo anualmente em torno de 9000 candidatos, o teste ANPAD vai adotar à teoria da resposta ao item e consolidar sua versão online, reduzindo custos de aplicação in loco. Adicionalmente, busca-se ampliar o seu uso profissional, assim como na pós-graduação de outras áreas de ciências sociais no país.

b) Políticas de inclusão racial e de gênero: institucionalização de uma série de ações que buscam ampliar a diversidade racial e de gênero em cursos de pós-graduação no país, dando sinergia a iniciativas de programas individuais em curso.

c) Eventos divisionais e Enanpad, o maior evento nacional do campo (1700 participantes no decorrer de 2020) já estão sendo planejados no formato online. Enanpad além de inovar no formato, vai introduzir a modalidade de Oficinas Pré-Evento, onde serão integradas atividades de Placement para doutorandos e recém doutores, consórcio doutoral, entre outros formatos.

d) Lançamento de Conect@npad, um espaço permanente de articulação e comunicação com a comunidade acadêmica nacional e internacional, via oferta, ao longo do ano, de cursos avançados de metodologia ou ensino, treinamento para testes como TOEFL ou GRE (via parceria com ETS), gestão de programas acadêmicos ou temas emergentes de pesquisa.