Pesquisa mostra a importância da atuação do líder na administração pública como fator de estímulo ao engajamento de servidores

qui, 04/02/2021
Português, Brasil

O estudo Commitment to Public Values, Charismatic Leadership Attributions, and Employee Turnover in Street-Level Bureaucracies, publicado, recentemente, no Journal of Public Administration Research and Theory pode influenciar a forma de atuação de gestores no setor público. A pesquisa, de autoria do egresso de doutorado da FGV EBAPE Gustavo Tavares, atualmente, professor do Insper, e do professor da FGV EBAPE Filipe Sobral, foi realizada em 87 escolas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 

A pesquisa tem como objetivo de  investigar a importância de os líderes de organizações públicas serem percebidos pelos seus subordinados (servidores públicos) como pessoas comprometidas com valores públicos - como integridade, abertura à participação, accountability, e mentalidade de serviço - para a emergência de formas mais inspiradoras de liderança.

 

De acordo com Filipe Sobral, no estudo é proposto que líderes percebidos como comprometidos com esses valores desenvolvem formas mais carismáticas de liderança com seus subordinados, o que, por sua vez, se traduz em menor rotatividade de funcionários na organização.

 

“Os resultados dessa pesquisa nos ajudam a entender os fatores que afetam a emergência de formas mais inspiradoras de liderança no setor público. O conhecimento desses fatores pode ajudar líderes públicos a desenvolverem sua capacidade de liderança”, completa o especialista.

 

Para acessar o artigo na íntegra, clique aqui