Pesquisa desenvolvida por Alumna e professores da FGV EBAPE orienta empreendedores sobre formalização e possibilita a criação de políticas públicas
Estudo indica que orientações para pequenos empreendedores, sobre os benefícios da formalização pelo Microempreendor Individual (MEI), aumenta o número de adesão ao programa do governo federal. A pesquisa Face-to-face vs. virtual assistance to entrepreneurs: Evidence from a field experiment in Brazil, desenvolvida pelos pesquisadores da FGV EBAPE, Cesar Zucco, Anna-Katharina Lenz, alumna de doutorado da FGV EBAPE e professora da RMIT University na Austrália, Rafael Goldszmidt e Martin Valdívia do Instituto Grade em Lima no Peru, tem como objetivo entender os fatores que impulsionam a formalização dos empreendedores.
A pesquisa, publicada recentemente no Journal Elsevier, apresenta estudo de campo com mais de 4 mil empreendedores formais e informais, avaliando uma série de intervenções que facilitam a adesão ao programa MEI e que são de grande importância para a criação de políticas voltadas para o aumento da formalização e o acesso à seguridade social no Brasil
De acordo com a pesquisadora Anna Lenz, a informalidade impede o crescimento econômico e a sobrevivência dos negócios, assim como não proporciona segurança aos empreendedores que não contribuem com o INSS. Estima-se que, hoje, há mais de 12 milhões de empreendedores atuando na informalidade.
Para ter acesso ao estudo na íntegra clique no link abaixo:
https://egap.org/wp-content/uploads/2021/02/economic-letters-zucco-lenz-goldszmidt-valdivia-2020.pdf
Para ter acesso ao experimento realizado pelos pesquisadores, assista ao vídeo pelo link abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=mxWS7S3K-BQ
O Doutorado em Administração da EBAPE tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno. O Programa oferece bolsas de estudo para todos os alunos aprovados no processo seletivo. As inscrições para a próxima turma devem ser feitas até o dia 23 de julho de 2021.
Para mais informações acesse http://ebape.fgv.br/programas/msc-phd/programa/apresentacao