Pesquisa de Alumni da FGV EBAPE destaca que em casos de denúncias de corrupção, no setor público, as mulheres tendem mais a sofrer retaliação

qui, 24/06/2021

O estudo To blow the whistle in Brazil: The impact of gender and public service motivation, produzido pelos Alumni, Fabiana Vieira Lima, Gustavo Moreira Tavares e pelo professor da FGV EBAPE Gregory Michener, publicado recentemente na Regulation & Governance, traz importante contribuição sobre casos de corrupção e retaliação no setor público do país.

Durante o período de fevereiro e março de 2020, os pesquisadores da FVG EBAPE coletaram dados junto a servidores públicos federais para compreender a percepção dos profissionais, a respeito da incidência de irregularidades no serviço público e a frequência com a qual os servidores realizam denúncias. “Também investigamos a ocorrência de retaliação contra aqueles que denunciam. Os dados revelam diferenças significativas entre homens e mulheres, indicando que mulheres denunciam menos e sofrem mais retaliação”, destaca o pesquisador Gustavo Moreira.

O estudo contribuí para um melhor entendimento dos fatores que explicam a denúncia de irregularidades no setor público, especialmente no contexto de países em desenvolvimento.

Para ter acesso ao estudo, acesse ARTIGO