Painel de ética profissional reúne graduandos e egressos na Ebape

qua, 11/10/2017

A coordenação da rede Alumni Ebape promoveu, no prédio sede da Ebape, no dia 14 de setembro, o painel Ética, realidade profissional e governança das organizações. O evento evidenciou a realidade vivida por profissionais sobre como conduzir suas carreiras diante de um cenário onde “ética” parece ser um tema muito debatido e pouco vivenciado.

A palestra contou com a moderação da professora de Cultura e Gestão da FGV Ebape, Carmen Migueles e com os egressos da escola, Sérgio Borges, Nadine Fonseca, ambos do Mestrado Profissional Executivo em Gestão Empresarial (MEX) e da alumna de graduação Sayuri Ojima.

O professor da Ebape Alvaro Cyrino e a coordenadora da rede Alumni Ebape Darliny Amorim deram início ao evento destacando o empenho da rede Alumni em levar para a comunidade, ações e projetos que agreguem conhecimento e fortaleçam os laços da Escola com seus atuais e futuros egressos, assim como a importância de trabalhar, frequentemente, as questões éticas na vida profissional e pessoal de cada indivíduo.

Durante o evento, a professora Carmen Migueles, ao abordar a questão do desafio civilizatório, ponderou “Qual é o nosso compromisso com a lei e a ética? Qual o nosso compromisso com o que é certo? Qual a nossa capacidade de exercer o auto-sacrifício em nome do que é certo? São muitos os questionamentos, mas ao enfrentar todos eles, a gente consegue, de fato, construir uma sociedade com menos corrupção”.

A egressa Sayuri Ojima destacou sua filosofia de vida de sempre lutar pelo o que é certo e falou sobre sua experiência profissional e enfatizou, para os alunos de graduação que assistiram ao painel, “Não percam o senso crítico! Se antes a sociedade aceitava desvios de conduta, hoje há leis que cobram que o errado seja punido. Então preparem-se, pois ao ingressarem em grandes organizações vocês serão muito cobrados sobre os valores éticos e morais dentro da companhia”.

Em seguida, o egresso Sergio Borges destacou sua visão no setor que atua, ressaltando que o novo cenário apresentou dúvidas, incertezas, mas, também, contribuiu para estabelecerem novas regras, novos canais de comunicação para denúncias, resultando na criação de novos processos, mas que toda essa mudança ainda precisa de um longo caminho a ser percorrido para que a normalidade retorne às tomadas de decisões.

A gerente de controladoria de negócios da Siemens, Nadine Fonseca, egressa Ebape, que já atuava na área de compliance antes de trabalhar na empresa alemã, disse, ao ingressar na companhia, que se deparou com uma empresa que, mesmo tendo passado por um caso de corrupção no ano de 2006, não mediu esforços para mudar a realidade dentro da organização e investiu bilhões de dólares em um processo que investigou e analisou evidências, puniu responsáveis, criou normas e implantou, de forma estruturada, instrumentos para prevenir, detectar e responder a qualquer caso suspeito. Todos esses fatores contribuíram para que a egressa decidisse realizar sua dissertação de mestrado sobre o caso de sucesso de uma organização que se reinventou e implantou uma nova cultura onde os valores organizacionais são disseminados e compartilhados.

O painel sobre ética contou com a participação de alunos e egressos de graduação,mestrado e doutorado da Ebape que enriqueceram o debate, expondo suas opiniões e levantando questionamentos sobre o tema.