O Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (Imds) abre vaga para pesquisador-RJ

sex, 15/01/2021

Para concorrer a oportunidade, os candidatos devem possuir mestrado em Economia ou em campo com currículo similar e disponibilidade para viagens em território nacional. A jornada de trabalho é presencial e na cidade do Rio de Janeiro.

O Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (Imds) é uma plataforma para delinear, testar, propor, divulgar e acompanhar a execução de políticas públicas de impacto em mobilidade social. Seus parceiros são gestores públicos e representantes do terceiro setor, interessados em soluções fundamentadas no método científico para problemas sociais nas suas respectivas comunidades. Sem filiação políticopartidária, o Imds se propõe a unir academia e administradores públicos em torno de projetos de impacto duradouro no bem-estar dos cidadãos atendidos.

Vaga - Pesquisador(a):

• Instituição: Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (Imds)
• Local: Rio de Janeiro/RJ
• Nível de escolaridade requerido: Mestrado em Economia ou em campo com currículo similar
• Vaga: para trabalho presencial no Rio de Janeiro, seguindo os protocolos de segurança epidemiológica estabelecidas pelos órgãos oficiais.
• Carga horária: 8 horas diárias.
• Viagens: o funcionário deverá prever que, a critério do Imds, deverá se colocar à disposição para viagens em território nacional.

Responsabilidades da vaga

Atividades que exigem capacidades técnicas:

•  Realização de revisões de literatura
  •  Tratamento de bases de dados
  •  Análises estatísticas e econométricas, especialmente na área de Microeconomia
  • aplicada
  •  Auxílio no desenho de pesquisas
  •  Elaboração de chamadas para propostas de pesquisa
  •  Elaboração de relatórios de projetos
  •  Elaboração de notas técnicas
  •  Elaboração de policy briefs

Atividades que exigem habilidades interpessoais:

• Realização de reuniões com pesquisadores parceiros, de diferentes níveis de senioridade
  • Realização de reuniões com gestores parceiros em várias esferas de governo
  • Trabalho junto a equipes de fornecedores com diferentes formações

Requisitos para a vaga:

• Titulação requerida:
  • Mestrado (com dissertação defendida) em Economia ou outra pós graduação strictosensu em campo com currículo similar, que possua treinamento em Estatística, Econometria e Microeconomia
  •  Experiência de trabalho é um diferencial

Habilidades técnicas requeridas:

• Conhecimento avançado em software de análise de dados – R ou Stata. Diferencial: outras linguagens de programação, como Python.
  • Boa compreensão de inglês, especialmente leitura e capacidade para escrever textos técnicos. Diferencial: conversação.
  • Conhecimento avançado em pacote Office – Word, Excel e PowerPoint
  • Conhecimento em ferramentas de BI é um diferencial
  • Conhecimento em QGis ou outros softwares de análise de dados espaciais é um diferencial

Habilidades interpessoais requeridas:

• Boa habilidade de comunicação
  • Capacidade de escrita concisa, coesa e coerente
  • Capacidade de trabalhar com autonomia e de maneira organizada
  • Trabalhar bem em equipe
  • Ser propositivo

Remuneração:

• Salários de mercado
  • Regime de contratação: CLT.
  • Benefícios: plano de saúde e vale refeição ou alimentação

Como se candidatar:

Enviar e-mail para: selecao@imdsbrasil.org, colocando no assunto “Processo seletivo: Pesquisador/a I”, contendo, em formato pdf:

• Currículo
  • Artigo ou relatório de trabalho recente e/ou dissertação de mestrado
  • Carta de apresentação (2500 caracteres com espaço) descrevendo sua trajetória devida e profissional, explicando porque os temas mobilidade e desenvolvimento social te interessam e por que você é a pessoa certa para a vaga.
  • Elaboração de uma redação, em inglês, sobre o tema de mobilidade social e sobre políticas públicas que tem o potencial de promovê-la (3500 caracteres, com espaço), a partir do material encontrado no portal do Imds (https://imdsbrasil.org/) e na literatura acadêmica sobre o tema.

Processo de Seleção

Além da análise de currículo e de entrevistas, o candidato deve estar preparado para realizar
testes específicos ao longo do processo de seleção.

• Serão aceitos currículos enviados de 04/01/2021 até 23h59 do dia 12/02/2021.
  • Candidatos selecionados para a fase de entrevistas serão contatados até o dia 01/03/2021.
  • As entrevistas e testes específicos serão realizados entre os dias 02/03/2021 e 19/03/2021.
  • A divulgação dos resultados ocorrerá até o dia 26/03/2021.

O profissional selecionado deve estar disponível para assinar o contrato e para iniciar as atividades de forma presencial e pela via virtual, ao logo do mês de abril de 2021.

Confidencialidade

Esse processo de seleção será conduzido conforme os seguintes princípios: a) respeito à privacidade e b) inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem.