Módulo internacional: mestrandos e alumni são recebidos na TIAS Business School, na Holanda

seg, 22/07/2024
Fabiana Zveiter

Experiência faz parte do programa dos mestrados profissionais da FGV EBAPE

Entre 24 e 28 de junho, mestrandos e egressos dos programas de Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) e Mestrado em Gestão Empresarial (MEX) da FGV EBAPE participaram do Módulo Internacional "Business Transformation & Societal Impact" na TIAS School for Business and Society, em Utrecht, Holanda. Recebidos por Gretchen van der Spek-Shaffer, Marlies Bower-Kramer e Prof. Benito Giordano, os participantes exploraram ecossistemas de colaboração para a inovação e a entrega de valor público.

Ao longo dos dias, os participantes acompanharam palestras e visitas técnicas sobre ecossistemas de colaboração, sustentabilidade, inovação e economia circular, enriquecendo seus conhecimentos e comparando com a realidade brasileira.

Luciana Andrade, alumna da turma MAP ANVISA, destacou a palestra do Prof. Dr. Toni Sfirtsis sobre a importância da colaboração em redes organizacionais e ecossistemas adaptativos, considerando a complexidade dos negócios atuais.

André Braga, alumno da turma MEX 2020, revelou que "a palestra do Prof. Benito Giordano nos fez refletir sobre como a sustentabilidade está impulsionando a mudança comercial e social de diferentes maneiras na sociedade. Inovação e empreendedorismo sempre foram pontos cruciais para o desenvolvimento de novos negócios, mas o fato novo é que isso precisa ocorrer de maneira integrada na formação da mudança social. Não há mais espaço para ações isoladas”.

Flávio Cabo, mestrando da turma MAP SEFAZ, enfatizou a relevância do EVOLUTION para compreender o futuro da produção de alimentos e a sustentabilidade global, destacando inovações em proteínas animais e vegetais. A experiência proporcionou uma visão abrangente das tendências tecnológicas e desafios éticos no cenário mundial.

Já Maria Carolina Caiafa de Mello, mestranda da turma MAP INSS II, afirmou que "o módulo internacional era um sonho que paquerava desde a divulgação do calendário do MAP. A experiência na Holanda - TIAS - superou todas as expectativas. Os temas abordados - sustentabilidade, tecnologia e geopolítica internacional - foram complexos e contemporâneos, e foi uma delícia aprender nas ruas, no barco, no museu, com as bikes, na estrada. Conhecimento bem vivo e pulsante. Adorei!".

Deusdina dos Reis Pereira, alumna do MEX Intensivo 2019 destacou: "Foi uma experiência única e de grande relevância, que permitiu estudar sustentabilidade, negócios e sociedade sob a perspectiva europeia, em contraste com as iniciativas e avanços no Brasil e aos desafios a serem superados. Estou muito grata pela oportunidade oferecida pela FGV EBAPE e pela TIAS University. Essa imersão acadêmica me proporcionou um crescimento profissional e pessoal inestimável", disse.

A professora Aline Menezes destaca a importância da experiência: "A colaboração é essencial em um mundo cada vez mais interconectado. As organizações públicas e privadas devem adotar a inovação aberta, promover agilidade, humanizar negócios e engajar-se em ecossistemas colaborativos. Essa abordagem facilita a entrada em novos mercados, a criação de novos modelos de negócios e a melhoria dos indicadores sociais. Acadêmicos na Holanda são referência em governança colaborativa, proporcionando aos nossos mestrandos e alumni uma oportunidade ímpar de refletir sobre os desafios de adaptabilidade e estratégias eficazes para gerenciar ecossistemas de colaboração".