Módulo internacional em Lisboa traz novas perspectivas sobre gestão pública

sex, 18/10/2019

Durante o período de 07 a 11 de outubro, alunos da Turma Intensiva da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e parceiros 2018 do Mestrado Profissional em Administração Pública – MAP, participaram do módulo internacional sobre “Inovação e Gestão Pública”, promovido pela ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa, em parceria com a FGV EBAPE, na cidade de Lisboa, em Portugal. Os alunos foram acompanhados pelo coordenador adjunto do MAP e chefe do Centro de Formação Acadêmica e de Pesquisa (CFAP) da Escola, professor Roberto da Costa Pimenta, e pela coordenadora da Rede Alumni, Darliny Amorim.

O módulo objetivou oferecer aos alunos uma visão aprofundada da Nova Administração Pública (NAP) que foi implantada no país após Resolução do Conselho de Ministros, que teve como princípios norteadores a gestão voltada para o cidadão, às comunidades e às empresas, contando com quadros funcionais qualificados e engajados e, para este último aspecto, desenvolveu um novo sistema de carreiras públicas, estimulante e inovador.

Neste contexto, a atual estrutura conta com entidades, antigas e novas, que atuam de forma integrada e complementar, visando evitar sobreposições e aumentar a eficiência no uso dos recursos, para isso tem como pilar a transparência de informação entre organizações e sociedade.

Para promover uma rica imersão acadêmica e cultural, os participantes do programa tiveram a oportunidade de participar de sessões exclusivas com dirigentes das principais instituições da NAP, dentre elas a Entidade de Serviços Partilhado da Administração Pública (ESPAP); A Agência de Modernização da Administração (AMA) e a Direção Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), dentre outros.

Além das aulas e visitas técnicas o programa contou com atividades culturais como visita guiada ao Mosteiro dos Jerônimos, visita cultural à Sintra e Jantar de Encerramento no tradicional Hotel Baia, em Cascais, onde foi realizada a cerimônia de entrega dos certificados.

“A experiência foi maravilhosa. Chamou-me a atenção servidores públicos motivados, repensando a administração pública, e a existência de uma agência voltada para a inovação, com um olhar transversal para toda a administração pública do país. Volto impactado pelo que vi e refletindo sobre como levar essa inspiração para a administração pública do Brasil”. Carlos Roichman, Procurador da Fazenda Nacional.

"Foi incrível vivenciar este módulo com um grupo de profissionais da administração pública brasileira motivados em busca de se desenvolver como gestores no serviço público, ampliando sua visão internacional para inovar em seus órgãos. Agradeço a oportunidade patrocinada pela PGFN, a excelência da organização da FGV e ao profissionalismo e carinho dos integrantes do ISCTE. Conhecemos Portugal sob um novo olhar, o da excelência na gestão publica”. Iêda Cagni, Procuradora da Fazenda Nacional

O ISCTE-IUL é reconhecido pela excelência na aprendizagem e na investigação, ambiente internacional e multicultural, ligação sólida ao meio empresarial, colocação excepcional dos graduados e liderança no empreendedorismo e inovação. Atualmente, a Escola possui mais de 50 parcerias com business schools acreditadas pela AACSB, EQUIS ou AMBA.

Em outubro de 2020 será realizado nova edição do Módulo ISCTE e a Rede Alumni oferecerá a oportunidade de participação para alguns Alumni. Acompanhe em nossa newsletter mensal.

O Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) é voltado para dirigentes, gestores e profissionais de alto nível, que atuam em órgãos públicos da administração direta e indireta, nas diversas esferas do governo, possibilita ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial para atuação no campo da Administração Pública, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior na área de administração e seguir carreira acadêmica. O módulo internacional está incluído no programa.

O programa está com inscrições abertas até o dia 01/11/2019.  Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse:

Veja mais fotos registradas durante o módulo em Lisboa