Livro escrito por egressos de mestrado da EBAPE é tema de debate em evento promovido pela Rede Alumni

qua, 05/09/2018

Cenários de grande tensão, foco no resultado e sentimento de dever a cumprir foram alguns dos pontos destacados durante o painel Elite da Gestão – Todo Executivo Lidera Operações Especiais, homônimo do livro recém-lançado, realizado no dia 27 de agosto na EBAPE.

O encontro promovido pela Rede Alumni Ebape contou com a participação de dois egressos do Mestrado Profissional Executivo em Gestão Empresarial – Alexandre Gurgel, diretor executivo do Grupo Critério e oficial da reserva da Marinha de Guerra do Brasil, e Maurílio Nunes, oficial do BOPE e consultor em segurança, além do roteirista do filme Tropa de Elite e capitão reformado do BOPE, Rodrigo Pimentel e com a moderação do professor da FGV EBAPE, Alvaro Cyrino.

Com o objetivo de traçar um paralelo entre as estratégias implementadas durantes as ações de oficiais militares e as praticadas por executivos em ambiente corporativo, o painel, com base nos dez capítulos do livro, abordou as premissas para tomar decisões rápidas e eficientes em momentos de grande pressão.

Na abertura do evento, a coordenadora da Rede Alumni Darliny Amorim ressaltou a importância de realizar eventos como o Painel, para manter os egressos conectados à Escola.

Para dar início ao encontro, Alexandre Gurgel destacou a importância da sinergia entre os autores do livro para produzir conteúdo de ponta e relevante para a área de gestão e administração de negócios.

Gurgel ressalta que foi durante as aulas do mestrado que ele e o egresso Maurílio Nunes tiveram a ideia de unir a experiência em gestão e em operações especiais para colocar em prática o projeto de produzir o livro que também contou com o expertise em gestão de Rodrigo Pimentel.  "A publicação é direcionada para quem quer empreender, seja um profissional experiente que está abrindo o próprio negócio, seja para o estudante que acabou de se formar e quer empreender" ressaltou Gurgel.

Ao avaliar a sua vivência nas operações do BOPE, Maurílio Nunes ressalta que desde a realização do curso da corporação, onde os participantes saem se sentindo heróis e prontos para enfrentar todos os inimigos que surgirem, passou por momentos tensos, como o de ter levado um tiro durante uma operação e ter que passar orientações, mesmo baleado, para que um outro companheiro pudesse assumir a liderança e dar prosseguimento as ações que estava realizando. Após período de 3 meses de licença médica, Maurílio retornou a ativa e mesmo depois de ter se tornado Coronel continuou acompanhando sua tropa nas operações. Atualmente, Nunes comanda o 41º batalhão da Pavuna e, ao liderar sua tropa,  tem colocado em prática os conhecimentos obtidos no mestrado.

Ao falar sobre a importância do mestrado na EBAPE para sua carreira, Maurílio Nunes destacou que o curso mudou a sua carreira e a condução dos negócios da sua empresa. “O curso faz você aprender a pensar! Antes eu era um executor com foco na execução, depois do curso consegui ter um olhar diferenciado, ampliando a visão sobre as operações e ações em campo e sou muito grato por tudo que a EBAPE me proporcionou”, completou Nunes.

Rodrigo Pimentel, que participou do painel, via Skype, pois estava em Lisboa negociando parceria para o filme Intervenção, que estreará no Brasil em novembro, ressaltou que “o segredo da liderança do Bope, dos times de elite, é o líder estar na frente! As unidades de elite são unidades de intervenção - quando tudo deu errado, chamem os caras da elite! A tropa de elite só é chamada quando o mundo está de cabeça para baixo, e ela sempre tem que chegar com uma ideia inovadora. O time de elite precisa ser inovador, ter entusiasmo, treinar muito, tem que ser o mito, e isso tudo pode ser bem transportado para o ambiente empresarial”.

Ao final do painel, Rodrigo Pimentel presenteou os convidados com o teaser do filme Intervenção. Primeira produção na qual os investimentos foram oriundos de instituições parceiras e sem participação do dinheiro do governo brasileiro.

Fotos dos evento

O Mestrado Executivo em Gestão Empresarial da EBAPE, nível profissional, é um programa de pós-graduação stricto sensu que busca contribuir para a formação e o desenvolvimento de profissionais no campo da administração de empresas que possam agregar valor à atividade empresarial através da construção e aplicação do conhecimento. Recomendado pela CAPES com conceito 5 (cinco), nota máxima para mestrados profissionais, o curso confere titulação de Mestre aos seus graduados.

Para mais informações acesse http://mestrado-rio.fgv.br/administracao/profissional/gestao-empresarial