IRSPM: alumni da FGV EBAPE apresentam pesquisa em conferência na Finlândia

sex, 10/05/2024

Artigo integrou painel sobre governança robusta em tempos turbulentos

Os alumni Vitor Borré e Alessandro Ribeiro, do Mestrado em Gestão Empresarial (MEX) da FGV EBAPE, apresentaram o artigo Petrobras' strategic decisions in 2020 amidst COVID-19 challenges na última edição da International Research Society for Public Management (IRSPM), conferência sobre Administração Pública realizada na Finlândia.

O encontro, realizado entre os dias 16 e 18 de abril, com tema A hybrid future for public governance and management, contou com 47 painéis, sendo 35 deles propostos especificamente para esta edição da conferência, além de outros 12 com temas recorrentes.

A apresentação dos alumni fez parte do painel intitulado Track-Robust Governance in Turbulent Times, que se dedicou a analisar temas como: ascensão e impacto da turbulência social, exploração da relação entre crise e turbulência, estudos de governança robusta face ao aumento da turbulência na sequência de uma variedade de crises - financeira, de refugiados, COVID-19, inflação etc., dentre outros.

Segundo Vitor Borre, além de examinar as respostas estratégicas da Petrobras diante da turbulência da COVID-19, o estudo destaca a natureza híbrida da empresa, uma vez que ela é de capital misto. “Essa característica adiciona outra camada de complexidade à sua governança e gestão, tornando-a um caso exemplar para explorar os desafios e oportunidades associados a empresas que operam em um ambiente de negócios misto”, explica.

Vitor Borré destacou, também, que as principais perguntas dos participantes se concentraram na questão da transição energética e no modo como o governo, como acionista majoritário com direito a voto, exerce sua influência sobre a empresa. “O feedback recebido ressaltou a importância de estudos acadêmicos que abordam grandes corporações, pois trazem a realidade dos negócios para dentro da academia, promovendo uma discussão mais robusta e contextualizada sobre questões de governança, gestão e políticas públicas”, finalizou Borré.

SOBRE O PROGRAMA

O Mestrado em Gestão Empresarial (MEX) da FGV EBAPE é direcionado para executivos e líderes, com relevante bagagem profissional no setor privado, na esfera pública ou no terceiro setor, que desejam avançar em sua trajetória profissional.

As inscrições para o processo seletivo estão abertas até o dia 24/05, e as informações detalhadas sobre o Programa estão disponíveis na página do curso.