Homenagens ao professor José Fajardo destacam sua importância no meio acadêmico e relembram o convívio diário com ex-alunos e orientandos

qua, 20/05/2020

No início de maio, o universo acadêmico perdeu um de seus grandes pesquisadores, o professor Pepe (José Fajardo*). Carinhosamente conhecido como Pepe, deixou um legado de conhecimento no campo das finanças. Fajardo desenvolveu dezenas de pesquisas e teve artigos publicados nos principais periódicos do mundo da área de finanças.

Amigos e pesquisadores, de algumas das mais relevantes instituições acadêmicas do país, prestaram homenagem ao professor em reconhecimento pela sua contribuição ao ensino e pesquisa em finanças no Brasil e pelo grande amigo que parte e deixa saudades, em nota publicada no “O Globo” no dia 07 de maio. O texto o destacou como “Peruano-carioca boa gente, deixará conosco, além do legado acadêmico, memórias de inúmeras histórias divertidas e alegrias”.

Na relação com alunos e orientandos, unia rigor acadêmico a relações de admiração e carinho. A Rede Alumni FGV EBAPE presta mais uma homenagem ao professor, nas palavras de discentes e alumni que tiverem a sorte e a honra de ser orientados pelo grande mestre.

Veja abaixo alguns depoimentos:

Layla dos Santos Mendes, egressa do Mestrado Acadêmico e doutoranda em administração FGV  EBAPE

“Pepe era um mestre na concepção da palavra. Mais do que a preocupação com o rigor metodológico e acadêmico, ele se preocupava com a trajetória dos alunos. Sempre que o procurávamos, ele oferecia apoio e orientação para que fizéssemos as melhores escolhas, e também não deixaria de chamar a atenção daquilo que julgasse necessário.

Pepe era muito humano e, apesar de seu jeito reservado, construía relações sinceras e amistosas. Pesquisador profícuo e talentoso, se dedicou ao estudo de finanças e alcançou o merecido reconhecimento dos pares.

Como orientador, me ajudou tanto na pesquisa quanto nas escolhas profissionais. Levarei eterna gratidão pelo período em que compartilhamos”.

Manuela Moura Dantas, egressa do Mestrado Acadêmico FGV EBAPE

“O professor Fajardo, um matemático brilhante, exigia dos alunos de mestrado e doutorado da EBAPE dedicação máxima, o que chegava a assustar à primeira vista.

Quem trabalhou com ele no dia a dia sabe a grande pessoa que ele era. Uma pessoa carinhosa, engraçada e que nunca mediu esforços para ajudar seus alunos. Pepe foi meu professor, orientador, coautor e amigo. Devo grande parte da minha carreira acadêmica a ele”.

Fabio Stoll, discente do Mestrado Acadêmico FGV EBAPE

“Assisti ao curso "Asset Pricing" do Professor Pepe no ano passado (no período de abril a julho).  Adorava quando ele "viajava" sobre um tema, sempre trazendo algo mais, e nos fazendo ir além.

Fiquei bastante lisonjeado quando ele me chamou para trabalharmos juntos, tendo se tornado meu orientador no mestrado, na ocasião.  Ele era bastante paciente, pois sabia que eu estudava e trabalhava, mas, ao mesmo tempo, me forçava ao limite.

Ainda estou trabalhando na minha dissertação, mas, com certeza, será dedicada ao Professor Pepe”.

*Doutor em matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Fajardo foi Presidente da Sociedade Brasileira de Finanças, Editor Associado da Revista Brasileira de Economia, Revisor de várias revistas internacionais e Professor visitante da Universitat Pompeu Fabra e da IESE Business School de Barcelona.