Highered EFMD realiza masterclass sobre desenvolvimento de carreira com especialista da ESCP Business School

qua, 27/03/2024
Português, Brasil
Fabiane Bastos

A plataforma Highered EFMD, exclusiva para escolas acreditadas da EFMD, realizou, em 27 de março, a  masterclass “Career Tools to Help Kick-Start Your Professional Journey” com  Rohan Malhotra, Gerente Sênior de Carreiras e Relações Corporativas da ESCP Business School, abordando uma série de ferramentas úteis para promover o desenvolvimento de carreira


Em 27 de março, o Highered EFMD realizou a masterclass “Career Tools to Help Kick-Start Your Professional Journey”, que contou com apresentação do especialista em desenvolvimento profissional Rohan Malhotra, Gerente Sênior de Carreiras e Relações Corporativas da ESCP Business School. Através de insights, estratégias e técnicas essenciais de carreira, o workshop abordou as 5 principais ferramentas de carreira que podem ajudar candidatos em seu estágio profissional/procura de emprego, desde o básico, como  currículo e cartas de apresentação, até ferramentas mais detalhadas, como definição de metas, networking e LinkedIn.

 

Dentre as ferramentas citadas, destacam-se: a necessidade de atualizar o currículo, adicionando habilidades, expertise, conhecimento e conquistas; utilizar plataformas gratuitas para acessar conhecimento voltado ao desenvolvimento profissional, como Coursera, LinkedIn, Udemy, etc; buscar certificação em conferências, treinamentos e workshops; aumentar a autoconfiança e ouvir os feedbacks dos pares, supervisores e gestores.

 

Rohan destacou em sua fala a importância de desenvolver um bom currículo, preferencialmente com números e percentuais que demonstrem os resultados alcançados ao longo da carreira, além de ser importante mantê-lo num formato adequado para o mercado de interesse, com um cuidado na apresentação. O especialista sugeriu utilizar no currículo o método X, Y, Z, em formato de bullet points, para enumerar as conquistas e cargos profissionais, na lógica: “conquistei (X), conforme (Y), fazendo (Z)”. O objetivo do método é o de associar às ações as métricas alcançadas, buscando demonstrar o impacto direto das ações no ambiente de trabalho. Rohan mencionou como deve ser produzido o currículo ideal para cada área no mercado de trabalho e sugeriu, ainda, utilizar inteligência artificial de forma estratégica para pesquisar mais detalhes sobre as vagas, habilidades exigidas e as empresas, em sites como o ChatGTP, Jobscan, Word Cloud, entre outros.

 

Sobre o LinkedIn, o especialista recomendou desenvolver uma boa rede de networking, conectar com profissionais da área de interesse, experts e Alumni da escola de origem. Sobre o perfil, o recomendado é demonstrar habilidades, divulgar certificações, experiências e conquistas, com o objetivo de aprimorar a busca por uma boa colocação profissional.  Rohan citou as inúmeras vantagens de usar a rede social profissional de forma ativa, como: aumentar a credibilidade, pesquisar perfis engajados no mercado de interesse, ampliar a rede de relacionamentos e o próprio desenvolvimento profissional, uma vez que uma série de oportunidades, cursos, vagas e links interessantes são divulgados. Algumas dicas práticas citadas para um excelente perfil no LinkedIn foram: ter uma foto profissional, fazer uma biografia completa, explicitar bem as experiências profissional e acadêmica.

 

O especialista abordou, ainda, a importância de desenvolver uma boa marca pessoal, que é, em sua definição, o que te torna único. É importante moldar a marca pessoal tendo, por base, a imagem que se quer criar, contando uma história que o singularize. Rohan citou estratégias para reforço da marca pessoal, como: criar blogs, podcasts, websites, portfólios, ou o uso das redes sociais, como Facebook e Instagram.  Outra fonte lembrada pelo especialista foram os  livros – o livro “So Good They Can't Ignore You: Why Skills Trump Passion in the Quest for Work You Love”, de Cal Newport, foi citado como referência para o desenvolvimento profissional.

 

Sobre o uso das redes, o especialista alertou sobre o uso consciente, restringindo a privacidade. Por fim, o especialista citou a estratégia do “Elevator pitch”, de criar, em até um minuto, um pitch respondendo a pergunta “Conte-me sobre você?”. A orientação é a de mantê-lo curto e objetivo, abordando quem você é e o que deseja conquistar, buscando ser bastante persuasivo em menos tempo possível. Quanto mais treino, melhor o resultado, segundo Rohan.

 

Saiba mais:  

A plataforma Highered EFMD é voltada para a divulgação de oportunidades globais e desenvolvimento de carreira, oferecidas apenas aos alunos e alumni das Escolas acreditadas pela EFMD.  O sistema concentra mais de 10 mil oportunidades de estágio e emprego, em mais de 90 países. Além disso, disponibiliza sessões online denominadas “masterclasses” sobre temas diversos, relacionados a orientação de carreira, como: preparo para entrevistas, construção de curriculum internacional,  avaliação de perfil, dentre outras.  Para maiores informações sobre o Highered EFMD, acesse: https://alumni.ebape.fgv.br/pt-br/node/1345. Para acessar a gravação das masterclasses anteriores, acesse: https://gethighered.com/en/masterclasses


Próximos eventos:

O próximo evento que será realizado pelo Highered é a “Live CV Clinic”, em 10 de abril. Inscreva-se aqui.