Excelência no mestrado e doutorado acadêmico da EBAPE coloca seus alunos e egressos em programas de doutorado das melhores universidades do mundo

sex, 11/05/2018

Pautado em forte formação metodológica e conceitual, o programa de pós-graduação acadêmica da FGV EBAPE, oferece aos seus alunos formação de alto nível, capacitando-os para desenvolver pesquisas relevantes e inéditas, disseminadas por meio de artigos publicados nos mais relevantes periódicos nacionais e internacionais.

Corpo docente com excelência em pesquisa e experiência internacional, selos internacionais de qualidade no ensino, formam a base para que os egressos da Escola construam carreiras promissoras no Brasil e no exterior.  Os programas de mestrado/doutorado acadêmicos da Escola foram pontuados com a nota 7, o maior conceito da avaliação CAPES.

Toda esta estrutura tem sido determinante para garantir a qualificação necessária para seus egressos conquistarem não só posições de diretoria e alta gerência, mas também para prepará-los para vagas em programas de doutorado no exterior. Estas conquistas podem ser corroboradas a partir da história de carreira de alguns de seus egressos: Jorge Jacob Filho, Giovani Rocha, Lucia Salmonson e Leonardo Barcellos.

Para Jorge Jacob Filho, egresso do mestrado, cursando atualmente doutorado na EBAPE e convidado pela Universidade de Columbia de Nova York para atuar como pesquisador visitante, fazer parte do seleto grupo de doutorandos do melhor programa de Administração, com ênfase em comportamento, do Brasil coloca seus alunos em patamar equiparável ao de pesquisadores formados em universidades dos EUA e da Europa.

“Na Ebape recebi rigoroso treinamento e incentivo à produção científica multidisciplinar com a tutoria de alguns dos principais pesquisadores da academia internacional como prof. Dr. Rafael Goldzsmidt, Dr. Patrick Behr e Dr. Filipe Sobral. Como membro do Center for Behavioral Research (CBR) liderado pelo prof. Dr. Eduardo Andrade, tive orientação necessária para iniciar uma produção acadêmica em conformidade aos mais elevados padrões estabelecidos pelos departamentos de Comportamento e pelos periódicos da academia internacional”, completou Jacob.

Com uma história de luta e muitas vitórias, o Consultor de Políticas Educacionais do Banco Mundial, Giovani Rocha, egresso do mestrado da EBAPE, Giovani Rocha, conquistou vaga para doutorado na University of Pennsylvania.

Para Giovani, um dos grandes diferenciais em sua carreira foi realizar o programa de mestrado acadêmico da Ebape. "O curso me ofereceu uma série de ferramentas para que eu atingisse o meu objetivo principal, que era entrar em um programa de doutorado no exterior. A Ebape me possibilitou ter contato direto com professores de excelência, reconhecidos nacional e internacionalmente e que estão na fronteira do que está sendo desenvolvido no campo da política”, ressaltou Giovani.

Já o egresso do doutorado, Leonardo Barcellos, atualmente cursando o seu segundo doutorado, destaca que trilhou o caminho que a Ebape o desafiou a seguir: o de produzir e disseminar conhecimentos relevantes para a sociedade, seguindo os rigorosos critérios estabelecidos pela ciência.

Leonardo realizou no ano de 2016, o doutorado sanduíche na Emory University em Atlanta e foi incentivado por renomados professores da universidade americana, a realizar um novo doutorado, uma vez que a Emory identificou nele, elevado potencial acadêmico para produzir pesquisa de ponta na área de contabilidade comportamental.

“A EBAPE alavancou minha trajetória para uma escala muito superior àquela que eu sonhava. Não tenho dúvidas de que as interações com professores com vasta experiência internacional e pesquisas publicadas, nos principais periódicos do mundo, foram determinantes para alcançar sucesso profissional”, reforçou Barcellos..

Outra egressa da EBAPE, Lucia Salmonson, realizou doutorado sanduíche na University of British Columbia – UBC – no Canadá! Um dos Top 10 do mundo. “Encontrei na EBAPE o melhor programa de doutorado do Brasil. Não tenho a menor dúvida em relação a isso. O corpo docente é realmente formado por professores com muita experiência em pesquisa, publicando nos principais periódicos de suas áreas”, finalizou Lucia.

Em janeiro de 2017, a egressa concluiu o curso de doutorado da Ebape e conseguiu atingir o seu objetivo – foi aprovada para concurso da Universidade Federal de São Paulo como professora adjunta no curso de administração.

Doutorado em Administração da Ebape tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno.

O Mestrado Acadêmico da EBAPE oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciados aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins. O Mestrado Acadêmico é ministrado todo em Inglês. Portanto, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma.

Para mais informações e inscrições, acesse aqui.