Excelência acadêmica dos programas stricto sensu da FGV EBAPE capacita alunos e egressos a conquistarem prêmios internacionais e publicar em revistas A1

seg, 29/04/2019

Os programas acadêmicos da FGV EBAPE além de ampliarem a visão em gestão de seus discentes e capacitá-los para a tomada de decisão em cenários complexos, também norteiam a trajetória profissional para caminhos promissores e reconhecimento internacional. Na Newsletter deste mês, destacamos as conquistas de alguns de nossos brilhantes ebapeanos.

Veja abaixo artigos produzidos por alumni FGV EBAPE e que foram publicados em importantes periódicos nacionais e internacionais

• O artigo “Comparing Resistance to Open Data Performance Measurement: Public Education in Brazil and the UK”, produzido pelo egresso do Mestrado Profissional em Administração, Otávio Ritter, e pelo professor e pesquisador da Ebape/FGV Gregory Michener foi publicado, no mês de novembro de 2016, na Revista Public Administration (A1). O estudo compara iniciativas de dados abertos nos sistemas de ensino primário e secundário do Brasil e do Reino Unido. A pesquisa foca na resistência das partes interessadas e as soluções políticas correspondentes, com o propósito de buscar informações sobre a aplicabilidade das leis de divulgação, bem como o papel dos múltiplos atores envolvidos na política de transparência.

• O artigo Forest Governance without Transparency? Evaluating state efforts to reduce deforestation in the Brazilian Amazon, produzido pelo egresso do Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) Eduardo Bizzo, com orientação do professor da FVG EBAPE Gregory Michener foi publicado, no ano de 2017, em uma das principais revistas sobre política ambiental, o Journal Environmental Policy and Governance.

• As egressas do Doutorado em Administração e Mestrado Profissional Executivo em Gestão Empresarial (MEX), respectivamente, Lúcia Salmonson Guimarães Barros e Mariana Braga Lima publicaram, no mês de junho de 2018, o artigo “THE DEVIATION GAME: CAN DEVIATION FROM STANDARD BEAUTY BECOME APPEALING? AN AGE PERSPECTIVE”, na Revista Brasileira de Marketing – ReMark. O estudo aborda questões relacionadas às práticas de Marketing diante de transformações socioculturais contemporâneas, e a necessidade da reformulação das representações de padrão de beleza feminino. Lúcia Salmonson, atualmente, é professora da FGV EBAPE. Mariana Braga Lima é Sócia-fundadora da Verve, pesquisadora da FGV.

• O estudo "Shades of paternalistic leadership across cultures" produzido pela egressa do doutorado e professora da FGV EBAPE, Juliana Mansur, foi publicado em 2017 no Journal of World Business (publicação A1) e contou com a orientação e participação dos professores da FGV EBAPE Filipe Sobral e Rafael Goldszmidt. O artigo identificou linhas distintas de liderança paternalista em diferentes sociedades e pode auxiliar profissionais a se familiarizarem com programas de expatriados, entendo assim premissas culturais que influenciam as práticas paternalistas adotadas por vários países.

Egressos premiados pelo desempenho na área de gestão e pela contribuição intelectual e estratégica gerada para suas

organizações e para diversos setores da indústria

• O egresso da Graduação em Administração, professor da FGV EBAPE Paulo Motta, recebeu no ano de 2018 a distinção de Profesor Honorífico de la Universidad del Azuay, do Equador, em reconhecimento à sua trajetória profissional, aos aportes científicos no campo da administração e ao estudo das organizações na América Latina.

• O egresso do Mestrado em Administração, Rodrigo de Oliveira Leite, foi premiado pelo Congresso de Contabilidade da USP de 2018 pela contribuição advinda do seu artigo “PROBABLE AT FIRST GLANCE, BUT UNLIKELY AFTER A CLOSER LOOK: THE ROLE OF COGNITIVE REFLECTION ABILITY ON THE INTERPRETATION OF PROBABILITY EXPRESSIONS”.

•  A egressa do Mestrado Profissional Executivo em Gestão Empresarial (MEX), Diretora da L’Oréal Rosmari Capra Sales conquista prêmio ANPAD 2018 de “Melhor Artigo Derivado de Dissertação de Mestrado” no EMA 2018 com a pesquisa Escolarização e Consumo Distintivo – Um Estudo Sobre a Escolha dos Pais por uma Escola Internacional no Rio de Janeiro.

• A egressa do Doutorado em Administração, professora da FGV EBAPE Juliana Mansur, recebeu o prêmio de Melhor Artigo (Best Paper) no 2017 Globe Robert J,House Best Research Paper Award, prêmio internacional concedido a pesquisas desenvolvidas com base nos dados do Projeto GLOBE – Global Leadership & Organizational Behanior Effectiveness com ao estudo “Shades of Paternalistic Leadership Across Cultures”.

• O egresso do Mestrado em Administração, Pesquisador e Líder de Projetos no Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Rafael Antônio Braem Velasco, conquista no ano de 2017, premiação pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) pela pesquisa – “Data Analytics e Compras Públicas – Promovendo o Controle Social da Administração Pública por Meio da Análise de Dados”.

Para mais informações sobre as conquistas de alguns de nossos egressos FGV EBAPE, acesse a área de notícias da Rede Alumni www.fgv.br/ebape/alumni

As inscrições para os programas de mestrado estão abertas. Acesse a página dos mestrados da Ebape e inscreva-se.

Mestrado Intensivo em Gestão Empresarial https://ebape.fgv.br/programas/mexi/home

Mestrado Profissional em Administração Pública https://ebape.fgv.br/programas/map/home