Ex-alunos Ebape lançam o livro Desafios Gerenciais em Defesa

sex, 31/03/2017
FGV Notícias

A FGV e a ESG (Escola Superior de Guerra) realizaram o lançamento do livro “Desafios Gerenciais em Defesa” no dia 8 de fevereiro, na ESG, na Urca, Zona Sul do Rio. Organizada pelos ex-alunos e professores Paulo Roberto de Mendonça Motta, da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE), Valentina Gomes Haensel Schmitt e Carlos Antônio Raposo Vasconcellos e editada pela FGV, a obra reúne informações de 23 colaboradores e estudiosos sobre as Forças Armadas, apresentadas em 15 capítulos.

O livro aborda os aspectos contemporâneos da gestão estratégica da Defesa Nacional, a relevância da cultura e do multiculturalismo, liderança, processos orçamentários, logística e gestão de pessoas, entre outros temas relacionados ao assunto.

Um dos objetivos da obra é apresentar formas de gerenciar grandes instituições. Dentre elas, as Forças Armadas nas esferas terrestre, naval, aérea e espacial. Dentre os destaques, a dimensão do ciberespaço e as infinitas possibilidades de armazenamento de informações e conexões do campo de batalha real com o virtual.

Um dos pontos altos da solenidade foi o discurso do professor Carlos Ivan Simonsen Leal, Presidente da FGV, que destacou a necessidade de investimento constante na Forças Armadas, assim como os benefícios do avanço tecnológico que o setor pode gerar para a sociedade.

Em seu discurso, Eduardo Diniz, General de Divisão e Subcomandante da ESG – Instituto de Altos Estudos de Política, Defesa e Estratégia do Ministério da Defesa do Brasil -, falou sobre a satisfação da Escola Superior de Guerra em realizar o evento em parceria com a FGV.