Ex-aluno do MAP assume como conselheiro do TCM-RJ

sex, 28/04/2017
FGV Notícias

O ex-aluno do Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE), Felipe Puccioni, foi aprovado como Conselheiro do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ).

A solenidade de posse foi realizada no último dia 23 de março, no Palácio da Cidade, em Botafogo. Puccioni assume o cargo de conselheiro na vaga decorrente da aposentadoria, em 2015, do conselheiro Fernando Bueno Guimarães. O conselheiro Felipe Galvão Puccioni foi o primeiro colocado no concurso de conselheiro-substituto, realizado no ano passado pelo TCMRJ, tomando posse em outubro de 2016. Ele já fazia parte do quadro do TCMRJ como auditor de controle externo, tendo tomado posse em 2011.

"É uma grande responsabilidade ser o primeiro Conselheiro do Tribunal de Contas da Cidade do Rio advindo da carreira técnica de Conselheiro. Cheguei, primeiro, ao cargo de Conselheiro-Substituto, após aprovação em um dos mais difíceis concursos públicos do País. Como havia um cargo de Conselheiro vago desde 2015, tudo se iniciou com o envio, pelo Tribunal, de lista tríplice, com os nomes dos três Conselheiros-Substitutos, ao Chefe do Poder Executivo, que indicou meu nome, por meio de Mensagem, ao Poder Legislativo. Após meu nome ser aprovado pela Comissão de Justiça, fui sabatinado no Plenário da Câmara do Rio de Janeiro e, depois, obtive, em duas votações, aprovação unânime dos parlamentares presentes à Sessão Extraordinária. Foi muito interessante participar, como sujeito principal, do mecanismo de ‘checksand balances’ tão estudado no Mestrado da EBAPE”, destacou.

O conselheiro destacou que é uma honra exercer função tão nobre, que é a de cuidar do dinheiro público. Segundo ele, o Mestrado em Administração Pública da EBAPE ofereceu uma visão mais ampla e profunda do Estado brasileiro e que foi fundamental em sua aprovação no concurso para Conselheiro-Substituto, visto que havia matérias em comum entre o Mestrado e o concurso que Felipe pôde aproveitar o que estudava no Mestrado para as várias provas do referido concurso.

“Como Conselheiro julgarei as contas dos gestores públicos, bem como daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público. ‘Contas’ significa o conjunto de atos realizados por um agente público na utilização, guarda, administração, gerenciamento ou arrecadação de dinheiros, bens e valores públicos. O objetivo final dessa atividade é cuidar do dinheiro do povo, para que seja aplicado de forma legal, legítima e econômica. O Tribunal de Contas da Cidade Maravilhosa deve ser uma sentinela do povo carioca na busca pela melhor aplicação possível dos escassos e tão necessários recursos públicos”, finalizou.