Ex-alunas são destaque no Academy of Management

seg, 16/05/2016
EBAPE Digital

Alketa Peci

Alketa Peci, ex-aluna do Doutorado da EBAPE, onde hoje atua como professora, teve seu trabalho escolhido como um dos melhores da divisão de Public and Nonprofit do Academy of Management. O encontro, que é o principal evento internacional acadêmico na área de Administração terá sua 76ª edição entre os dias 05 e 09 de agosto em Anaheim, na Califórnia.

A pesquisa da foi produzida em parceria com Mirtha Oquendo, que também ex-aluna da Escola. O paper intitulado “Collaboration, (Dis) trust and Control in Brazilian Manufactured Public/Non-Profit Partnerships” busca analisar a influência da confiança interorganizacional e interpessoal na natureza do controle exercido pelo Estado em parcerias estabelecidas com organizações sem fins lucrativos. Essas parcerias são definidas pelas autoras como parcerias fabricadas, induzidas e estruturadas pelo próprio Estado, e são cada vez mais utilizadas em setores como cultura e saúde, via modelos de organizações sociais.

O trabalho argumenta que a tendência controladora do Estado persiste também nessas parcerias, particularmente devido à oscilação no grau de confiança interpessoal, que traz volatilidade aos arranjos contratuais colaborativos e ameaça a longevidade institucional delas. O trabalho faz parte de um conjunto de pesquisas, coordenadas pela professora, que buscam compreender as relações que o Estado vem estabelecendo com o setor privado e o terceiro setor, a partir da ótica das capacidades do mercado.

Para mais informações sobre o 76º Encontro da Academy of Management estão disponíveis no site.