Estudo sobre comportamento do consumidor do alumnus Vitor Lima é premiado com o 2021 ACR Best Working Paper Award

ter, 09/11/2021

O estudo Human Enhancement Technologies for the Übermensch Consumer, do alumnus do Mestrado em Gestão Empresarial, Vitor Lima, atualmente, Assistant Professor of Marketing da Audencia Business School na França, foi premiado pela The Association for Consumer Research (ACR) com o 2021 ACR Best Working Paper Award.

O estudo, produzido em coautoria com o pesquisador, Russ Belk, da York University, foi selecionado pelo grande potencial de impacto e contribuição para a área de pesquisa e concorreu com outros 317 artigos de pesquisadores internacionais. O ACR é a principal conferência de comportamento do consumidor no mundo e, anualmente, premia os melhores trabalhos na área.

"No artigo, apresentamos novos conceitos relacionados à filosofia transhumanista e um novo perfil de consumidor de tecnologias, o qual chamamos de Übermensch Consumer - em uma referência ao personagem Zarathustra, de Nietzsche. Nosso argumento principal é de que, na era transhumanista na qual vivemos, as pessoas não consomem tecnologias por uma lógica instrumental, até então discutida em pesquisas anteriores. Esses consumidores o fazem por questões existenciais, o que impacta diretamente em seus projetos de identidade, noções de humanidade, bioética, eugenia, e assim por diante”, destaca o o professor e pesquisador, Vitor Lima,

O estudo passa por etapa final para publicação. Assim que o processo for concluído atualizaremos a matéria com o link do artigo.

O Mestrado em Gestão Empresarial da EBAPE é um programa de pós-graduação stricto sensu que busca contribuir para a formação e o desenvolvimento de profissionais no campo da administração de empresas que possam agregar valor à atividade empresarial através da construção e aplicação do conhecimento. Recomendado pela CAPES com conceito 5 (cinco), nota máxima para mestrados profissionais, o curso confere titulação de Mestre aos seus graduados.

Para mais informações acesse https://ebape.fgv.br/programas/mex/home