Estudo sobre anistia fiscal, de autoria da alumna e doutoranda Natalia Ferreira Rodrigues, ganha destaque na Folha de S.Paulo

qua, 28/06/2023
Português, Brasil

O artigo “Refis e emprego: uma análise dos programas de recuperação fiscal no Brasil” produzido pela procuradora da Fazenda Nacional, a alumna do Mestrado Profissional em Administração Pública – MAP e doutoranda, Natalia Ferreira Rodrigues, em coautoria com os professores da FGV EBAPE, Diego de Faveri e Gregory Michener, foi tema de reportagem publicada dia 22 de junho, na Folha de S.Paulo.

 

Segundo a matéria, o estudo aponta que empresas que aderiram a um plano de parcelamento de débitos tributários (Refis), no ano de 2014, apresentaram, três anos depois, uma média de 6,2% menos empregos do que companhias semelhantes que não participaram do Refis.

 

"O Refis é uma política usada no Brasil há mais de 20 anos, mas ainda carece de avaliações de impacto. Estamos falando de um assunto pouco transparente e pouco discutido pelo público em geral, ficando restrito ao meio empresarial, especialmente entre as grandes empresas. É preciso expandir essa discussão, porque o Refis envolve perdão de dívidas. Ou seja: trata-se de dinheiro público, cuja cobrança deveria ser perdoada apenas em casos de empresas que estão em situação econômico-financeira difícil e que realmente necessitam deste benefício para se recuperar e voltar a gerar empregos. Nesse contexto, o estudo pode contribuir para a elaboração de políticas mais adequadas pela Administração Pública.", explica Natalia.

 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui

Para ter acesso ao estudo, acesse https://transparencia.ebape.fgv.br/2023-refis-emprego-analise-programas-de-recuperacao-fiscal-brasil

 


O Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) é voltado para dirigentes, gestores e profissionais de alto nível, que atuam em órgãos públicos da administração direta e indireta, nas diversas esferas do governo. O programa possibilita ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial para atuação no campo da Administração Pública, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior na área de administração e seguir carreira acadêmica.
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