Estudo de egresso e aluno da FGV EBAPE, sobre mensagens instantâneas e o Movimento de Caminhoneiros no Brasil, é premiado no EnANPAD 2019

qui, 14/11/2019
FGV Notícias

Os professores e pesquisadores da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), Luiz Antonio Joia e Carla Soares, o egresso do doutorado Diego Altieri, e o aluno de graduação, João Guilherme Lander, receberam o prêmio de melhor artigo na divisão de Administração da Informação no Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD 2019). Eles foram reconhecidos pelo trabalho Sistema de Mensagens Instantâneas e o Movimento de Caminhoneiros no Brasil: Uma análise sob a ótica da Teoria Ator-Rede.

A pesquisa analisou, por meio da Teoria Ator-Rede, a trajetória do movimento dos caminhoneiros no Brasil ocorrido em maio de 2018, com o intuito de compreender sua relação com o uso do sistema de mensagens instantâneas (SMI) Whatsapp. Os resultados da pesquisa apontaram para a constituição de uma rede sociotécnica de poder formada por diferentes atores alinhados em torno de um único ponto de passagem obrigatório – o Whatsapp.

O estudo também revelou que o Whatsapp desempenhou papel relevante e definitivo nessa manifestação popular, viabilizando-a e propiciando mudança na forma como os caminhoneiros, espalhados por todo o Brasil, interagiram e se reuniram. Tal fato mostrou como o aplicativo em questão pode ampliar a participação política da sociedade, inclusive em eventuais manifestações futuras.

O artigo premiado foi desenvolvido dentro da trilha de pesquisa em "Participação Eletrônica" do e:lab (Laboratório de Pesquisa em Governo e Negócios Eletrônicos), coordenado pelo professor Joia e que tem como pesquisadores associados a Carla Soares e o recém-doutor pela FGV EBAPE, Diego Altieri.

O EnANPAD é o maior evento científico da área de Administração no Brasil e o segundo maior evento científico da área no mundo, sendo um importante espaço de debate e interação entre pesquisadores que proporciona o fortalecimento das redes de pesquisa do país.