Estratégias de negócio da TOTVS e Odontoprev ganham destaque em Webinar da FGV EBAPE

qua, 14/10/2020
Português, Brasil

No dia 30 de setembro, a FGV EBAPE promoveu o primeiro webinar da série – Desafios de Estratégia Empresarial e Governança Corporativa. O evento teve como objetivo apresentar análises de especialistas sobre os processos de abertura de capital e de governança corporativa de alguns dos cases do recém-lançado e-book “ Série Histórias que Inspiram: casos de sucesso de abertura de capital no Brasil”.

 

O evento contou com a participação do professor e coordenador do programa de Mestrado em Gestão Empresarial, da FGV EBAPE, Joaquim Rubens Fontes Filho; da coordenadora de relacionamento com empresas da B3, Rafaela Vesterman Araújo; do fundador-CEO do Gepra, Sérgio Nunes Muritiba; e do vice-presidente da Angrad, Edson Sadao.

 

Ao analisar o case TOTVS, Edson Sadao ressaltou que a empresa iniciou suas atividades com um investimento de R$ 20 mil e hoje fatura 2,2 bilhões de reais. Diferente das empresas que abrem capital para captar recursos para crescer, a TOTVS tinha como meta alinhar os IPOs com a estratégia da empresa que tem como base a transparência e o DNA de inovação, em uma proposta de disrupção e de avanço de negócio.

 

Para o professor Joaquim Rubens Fontes Filho, a visão de negócio foi de grande importância para o sucesso da Odontoprev. Em um momento, no qual o mercado só conhecia planos de saúde, a empresa identificou carência de planos odontológicos e a partir daí iniciou estratégias para se destacar no mercado de atuação. Algum tempo depois, a organização percebeu a necessidade de crescer, mas não tinha dinheiro para investir, foi então que decidiu transferir o controle da propriedade a investidores de private equity (PE) e, em 2006, a TOTVs realiza um IPO bem-sucedido, no qual surge uma nova corporação, dessa vez uma empresa sem controle definido.

 

Para assistir ao webinar com os cases da TOTVs e Odontoprev, na íntegra, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=4Z1eyutOKlg