Egressos EBAPE publicam artigos em congresso nacional, a partir de suas dissertações, e contribuem para a produção do conhecimento científico

sex, 09/11/2018

No mês de outubro, a ANPAD realizou o EnANPAD 2018, em Curitiba, Paraná.  O congresso, segundo maior evento científico da área de Administração do mundo, estimula o debate, o compartilhar de conhecimento e a interação entre os participantes. No encontro foram apresentadas e debatidas pesquisas produzidas por professores, alunos e egressos das melhores instituições do país.

A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, FGV EBAPE, teve 32 trabalhos de professores apresentados durante o evento e foi representada por 23 professores, 14 doutorandos, seis alunos do Mestrado Executivo em Gestão Empresarial (MEX), 10 alunos do Mestrado Acadêmico e uma aluna do Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP), além do diretor da Escola, professor Flavio Vasconcelos.

O número crescente de artigos apresentados, contribui para o fortalecimento das instituições de ensino, ao endossar a qualidade dos programas acadêmicos e a excelência do corpo docente. Instituições como MEC e o sistema CAPES levam em consideração as pesquisas publicadas por alunos e egressos para avaliar o nível dos programas ofertados no Brasil.

Nesta edição de 2018, entre os Ebapeanos que participaram do congresso, destacaram-se:

Yan Bernardes Vieites Castro dos Santos, egresso do Mestrado Acadêmico da FGV EBAPE, que foi premiado com o melhor artigo da divisão de marketing do EnANPAD, com a pesquisa Class and Prosocial Behaviors, produzida em coautoria com Rafael Guilherme Burstein Goldszmidt, professor da FGV EBAPE, e o vice-diretor da EBAPE, professor Eduardo Bittencourt Andrade. O artigo analisa duas vertentes da literatura sobre comportamento social dos indivíduos que estão no topo da hierarquia social e os que estão na base. Os resultados da pesquisa apontam que as pessoas que estão na base da hierarquia social apesar de possuir menos recursos financeiros, doam mais tempo e dinheiro em interações sociais do que seus pares mais ricos.

Rodrigo Gandara Donini, egresso do Mestrado Acadêmico da FGV EBAPE, apresentou a pesquisa The Impostor Phenomenon and the Technostress: An Exploratory Investigation, na qual destaca que o Impostor Phenomenon (IP) é um conceito associado a indivíduos de alto desempenho que se caracterizam pela incapacidade de internalizar suas realizações e pelo medo persistente de serem expostos como uma fraude. Apesar da evidência externa de sua competência, as pessoas que exibem esta síndrome estão convencidas de que são fraudes e não merecem o sucesso que alcançaram (Clance e Imes, 1978; Neureiter e Traut-Mattausch, 2016).

Elaine Sampaio Teles Barbosa, egressa do Mestrado Profissional Executivo em Gestão Empresarial da FGV EAPE, apresentou a pesquisa "Vínculos Profissionais Influenciam o Sentido do Trabalho?" O estudo realizado com professores do Ensino Superior identificou três novas categorias associadas ao trabalho do professor na atualidade: “trabalho como prática masoquista”, “trabalho como chamado (calling)”, e “trabalho como fator identitário”. Os resultados apontaram para a complexidade de se manter profissionais trabalhando muitas vezes lado a lado, mas submetidos a diferentes vínculos. Ressentimento, angústia e frustração foram alguns dos sentimentos que consideramos estar associados a esta realidade, e representam um desafio a ser enfrentado pelas organizações.

O artigo "Ser e Fazer no Voluntariado: o Papel da Identidade e da Motivação no Comprometimento de Voluntários" produzido pelo aluno de graduação da EBAPE, Flavio Gorin Vaisman e a professora da FGV Ebape, Juliana Mansur, também ganhou destaque durante o Enanpad ao abordar o comprometimento do voluntário com sua organização, com o objetivo de investigar dimensões motivacionais e identitárias como condições antecedentes dos diferentes tipos de comprometimento organizacional. Nesse sentido, são propostas relações diretas dos diferentes níveis de identidades pessoais, bem como o efeito da motivação intrínseca e extrínseca com o comprometimento afetivo, normativo e instrumental do voluntário.

Outra pesquisa de destaque foi a "Imigrantes ou Consumidores de Intercâmbio? As agências como facilitadores da imigração de brasileiros na Austrália" produzida pelo egresso do Mestrado Profissional Executivo em Gestão Empresarial Roberto Pessoa de Queiroz Falcão O artigo tem como objetivo evidenciar o possível papel das agências de intercâmbio de estudantes como facilitadores de imigração. Visando entender o comportamento de consumo e os fatores que motivam os brasileiros a imigrar para Austrália, os pesquisadores realizaram uma survey com 608 consumidores, ligados a 10 grupos do Facebook, representando comunidades de brasileiros na Austrália.

O EnANPAD proporciona a oportunidade de interação social entre pares, de modo a alavancar a formação e o fortalecimento de redes de pesquisa.

Fotos dos participantes Ebapeanos no EnANPAD