Egressos de stricto sensu podem cursar disciplinas eletivas do MAP. Inscrições abertas a partir de 12 de abril

ter, 02/04/2019

Profissionais que atuam na área da administração pública necessitam de atualização frequente com base teórica e técnicas que contribuam com a criação, avaliação e manutenção de políticas públicas. Um dos caminhos para obter conhecimento neste setor é realizar uma das disciplinas eletivas ofertadas no módulo regular do MAP.

Política Pública Informada por Evidência

Para avaliar e/ou construir políticas públicas é necessário aprofundamento teórico para nortear a tomada de decisão. Os meandros do cenário de políticas públicas, estudo de casos nas áreas de desigualdade e pobreza, segurança, saúde e educação, dentre outros assuntos serão abordados na disciplina Política Pública Informada por Evidência ministrada pela professora da FGV EBAPE Joana Monteiro*.

Joana Monteiro é doutora em economia pela PUC-Rio (2010), mestre em economia pela PUC-Rio (2004) e graduada em economia pela UFRJ (2001).

Joana é professora da FGV/EBAPE e Diretora-Presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão do governo do estado do Rio de Janeiro responsável pela divulgação e análise de estatísticas de criminalidade e violência. Entre 2009 e 2012, foi pesquisadora visitante no Centro de Desenvolvimento Internacional da Universidade de Harvard.

Aulas  Maio:  02 – 03 – 09 – 16 – 23 - 30

Junho: 06 – 13 – 20 - 27

Julho:  04

Políticas Públicas e População

De que forma a dinâmica populacional brasileira afeta as políticas públicas, análises do Componente Demográfico políticas para a Educação infantil e pré-escolar serão alguns dos temas apresentados na disciplina Políticas Públicas e População ministrada pelo professor da FGV EBAPE Kaizô Beltrão*.

Kaizô Iwakami Beltrão é doutor em estatística pelo Departamento de Estatística de Princeton University (1981); Mestre em Matemática Aplicada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (1977); Graduado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1974).

Consultor de organizações multilaterais (BID, Banco Mundial), públicas e privadas. Possui diversos projetos de pesquisa na área de População e Políticas Públicas, com ênfase em Previdência Social e Educação. Prestou consultoria ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) sobre a Modelagem do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Análise descritiva dos dados do SAEB/99 (2000/2001) e para o ENADE 2009 (2010/2011).

Aulas  Maio:  08 – 15 – 17 – 22 - 29

Junho: 05 – 12 – 19 - 26

Julho:  03

Governança e Gestão da Educação

A visão sistêmica da educação, os fundamentos da governança e gestão da educação, padrões de financiamento, avaliação e regulação dos sistemas de ensino fazem parte da pauta de tema a serem debatidos e analisados durante as aulas da disciplina Governança e Gestão da Educação ministrada pelo professor da FGV EBAPE José Henrique Paim Fernandes*.

José Henrique Paim Fernandes, possui Notório Saber em Educação pela UFRGS. Mestrado em Economia pela UFRGS. Bacharel em Ciências Econômicas (1991) pela UNISINOS-RS.

É palestrante, autor de publicações, tendo recebido diversas medalhas, certificados e títulos de homenagem. Professor licenciado do Centro Universitário La Salle (Unilasalle), Trabalhou durante onze anos (2004 a 2014) no Ministério da Educação, onde ocupou as funções de Ministro de Estado, Secretário Executivo e Presidente do FNDE. Foi Diretor da Área Social do BNDES (2015 a 2016). Atualmente é professor da FGV/EBAPE e Consultor em Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Aulas  Maio:  02 – 16 – 23 - 30

Junho: 06 – 13 – 25 - 27

Julho:  04  - 05

INSCRIÇÕES:

Período de inscrições para egressos – 12/04 a 23/04/2019:

Período de Matrículas – 25/04 – 26/04 e 29/04 (horário das 9h às 16h)

(Aulas presenciais, uma vez por semana, no horário das 18h30 às 21h45)

Investimento (desconto exclusivo para Alumni EBAPE):

Egressos de mestrado e doutorado podem se matricular na disciplina. O valor do curso é de R$ 2.378,00 com a opção de parcelar em 3 x de R$ 792,67.

Próximas disciplinas eletivas

Na Newsletter de maio, divulgaremos a programação das aulas das disciplinas do MAP Regular:

• Orçamento no Setor Público
  • Laboratório de Administração e Políticas Públicas I

(Aulas presenciais, uma vez por semana, no horário das 18h30 às 21h45, nos meses de julho, agosto e setembro)