Egresso do mestrado acadêmico da EBAPE tem artigo premiado pelo Congresso de Contabilidade da USP

qua, 05/09/2018

Interesse em gerar novos saberes, atrelado aos programas de excelência acadêmica da EBAPE são determinantes para a formação de egressos dos mestrados e percebidos pelas inúmeras premiações que os ex-alunos têm recebido de importantes instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do mundo.

A Rede Alumni Ebape atenta aos promissores profissionais formados pela Escola, entrevista mais um egresso que faz parte da célebre lista de alumni que estão gerando conhecimento em várias áreas do saber, Rodrigo de Oliveira Leite, ex-aluno do mestrado acadêmico e, atualmente, doutorando pela instituição.

O egresso, que teve seu artigo PROBABLE AT FIRST GLANCE, BUT UNLIKELY AFTER A CLOSER LOOK: THE ROLE OF COGNITIVE REFLECTION ABILITY ON THE INTERPRETATION OF PROBABILITY EXPRESSIONS premiado pelo Congresso de Contabilidade da USP de 2018, fala sobre a premiação, sua carreira e sua relação com a Escola.

Rede Alumni  - Fale um pouco sobre o trabalho premiado.

Rodrigo - O trabalho premiado é fruto do meu conceptual paper para o Doutorado em Administração da EBAPE. Nele demonstramos que contadores mais impulsivos são também menos conservadores, ou seja, mais agressivos. Pondo em outras palavras, contadores mais impulsivos são mais propensos a reconhecer ganhos e menos propensos a reconhecer perdas que seus pares que não são impulsivos (ou seja, reflexivos).

Rede Alumni - Por que escolheu a EBAPE e qual a relevância de ter estudado na Escola para sua formação profissional e para sua vida?

Rodrigo - Escolhi a EBAPE para fazer o meu mestrado e doutorado em administração por ser uma escola referência no Brasil. Além disso, ela tem um corpo docente completamente focado em pesquisas de relevância e alta qualidade, tanto no Brasil como no exterior. Um outro motivo é a estrutura e as oportunidades que a EBAPE oferece para jovens pesquisadores poderem desenvolver seus trabalhos.

Rede Alumni - Que fatos poderia destacar sobre sua trajetória profissional?

Rodrigo - Em 2014 eu me formei em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Logo em seguida eu ingressei no Mestrado em Administração na EBAPE, me formando no mesmo ano que ingressei (2015). O Mestrado na FGV foi um fator determinante para eu conseguir, logo em seguida (2016), a aprovação em concurso público para Professor Assistente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Neste momento estou em fase de conclusão do meu Doutorado em Administração na EBAPE.

Rede Alumni - Fique à vontade para incluir outras informações que ache interessante/relevante.

Rodrigo - O trabalho em questão foi premiado como o melhor trabalho da Sessão Plenária da XVIII USP International Conference in Accounting. Para a Sessão Plenária foram escolhidos 10 trabalhos, todos eles em inglês. O prêmio que recebi foi o de melhor trabalho desta seção, que é a principal do Congresso. O prêmio traz também um valor de R$1.500,00.

O Mestrado Acadêmico da EBAPE oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciados aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins. O Mestrado Acadêmico é ministrado todo em Inglês. Portanto, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma.

Para mais informações acesse https://mestrado-rio.fgv.br/administracao/academico/administracao