Egressas Ebape promovem o II Fórum RH que Inspira

sex, 03/03/2017

Conhecimento, iniciativa, inspiração e dedicação formaram a base necessária para três alumni Ebape organizarem o II Fórum RH que Inspira, realizado em fevereiro, no Centro do Rio. O evento teve como objetivo destacar temáticas atuais de RH e contou com dois palestrantes: A superintendente de RH da Sinaf Seguros e ex-aluna Ebape Claudia Mota que falou sobre Implantação do Modelo de Gestão baseada no Conhecimento - Case Sinaf Seguros e do superintendente do IDE/FGV Roberto Bento que ministrou a palestra A parceria com o RH na visão de um gestor de finanças.

O II Fórum foi organizado e estruturado graças a parceria das ex-alunas Ebape - Claudia Ramos, consultora de RH; Claudia Mota, superintendente de RH da Sinaf Seguros e Lilian Cidreira, consultora de RH e professora da Ebape - durante o Mestrado Executivo em Gestão Empresarial, a partir de trabalhos e discussões em sala.

"O mestrado tem uma seleção de alunos excelente, elevando muito o nível de discussão. Todos nós mantemos contato até hoje, mesmo com a turma tendo concluído o curso em 2014. Claudia Ramos, Claudia Mota e eu tivemos uma sinergia muito forte por conta da atuação em Recursos Humanos e esta parceria só fortalece com o tempo. Realmente foi um diferencial para as nossas carreiras termos escolhido a FGV para a titulação de Mestre" comenta Lilian Cidreira. Inclusive, o case apresentado por Claudia Mota é baseado na sua experiência durante o mestrado, que lhe deu o desenvolvimento necessário para implantar a Gestão do Conhecimento na Sinaf Seguros.

O Fórum foi lançado, oficialmente, em agosto de 2016, a partir de uma iniciativa da ex-aluna Ebape Lilian Cidreira que decidiu criar um grupo de WhatsApp chamado RH que Inspira, com um grupo de amigos que também atuavam na área, com o objetivo de ter um canal flexível e rápido para troca de experiências, levantar debates e linhas de atuação, entre outros assuntos do setor.

Com o sucesso da iniciativa, o grupo começou a realizar encontros presenciais para aprofundar a discussão. Atualmente, as alumni integram a coordenação dos encontros presenciais, que tem como premissa trazer palestrantes de outras áreas, além do RH, para ampliar a visão sistêmica, tão relevante nos tempos atuais.

O primeiro encontro foi realizado em novembro de 2016 e repercutiu positivamente com palestras sobre alimentos que aumentam a produtividade e Design Thinking. O próximo encontro está agendado para o dia 31 de março com a presença de um palestrante do Instituto Coca-Cola. "Uma das melhores formas de aprendizado é por meio da troca de conhecimentos e hoje o whatsApp é uma forma rápida de nos comunicarmos. O grupo iniciou pequeno, mas atualmente, após 6 meses, são mais de 50 integrantes de 25 empresas, participando e contribuindo para que as áreas de Recursos Humanos possam ser cada vez mais estratégicas com o compartilhamento de experiências", finaliza Lilian.

O Mestrado Executivo em Gestão Empresarial da FGV/EBAPE, nível profissional, é um programa de pós-graduação stricto sensu altamente qualificado que busca contribuir para a formação e o desenvolvimento de profissionais no campo da administração de empresas que possam agregar valor à atividade empresarial através da construção e aplicação do conhecimento. Recomendado pela CAPES com conceito 5 (cinco), nota máxima para mestrados profissionais, o curso confere titulação de Mestre aos seus graduados.