EBAPE inaugura Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais

Português, Brasil
qua, 30/11/2016
Jornal do Brasil online

 

Políticas e modelos de educação que já deram certo no Brasil serão a fonte de estudos do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (Ceipe), lançado no dia 28 de novembro pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV), em parceria com o Programa de Política Educacional Internacional da Universidade de Harvard e do Instituto Brookings, dos Estados Unidos. O lançamento foi no Palácio da Cidade, da Prefeitura do Rio, em Botafogo, zona sul da cidade e contou com a presença de especialistas do setor.

A diretora do Ceipe, Cláudia Costin é ex-aluna Ebape, foi ex-secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, ex-diretora global de Educação do Banco Mundial e professora visitante na Faculdade de Educação da Universidade de Harvard.

Formação docente

Segundo Cláudia Costin, estudos mostram que em alguns casos o fato de professores terem mestrado e pós-graduação, embora sejam necessários, não significa que estão preparados para a criação de novos projetos ou de desenvolvimento direto de ações com os alunos. Uma das explicações pode estar nos cursos oferecidos pelas universidades, incluindo a formação do profissional de educação.

Para ela, o centro pode ser um espaço para as universidades que queiram repensar seus departamentos de educação e compartilhar suas atividades. "Evidentemente cada universidade tem seu próprio currículo e elas têm autonomias para isso, mas nós conhecemos o chão da escola e sabemos o que o professor egresso de alguns desses departamentos vêm dizendo sobre o preparo que receberam", contou.