Doutorando da FGV EBAPE, Yan Vieites, alumni de mestrado, recebe segunda premiação internacional em menos de cinco meses

seg, 16/03/2020

A tese “Your need doesn't appeal to me: How social class shapes charitable giving across causes” do doutorando da FGV EBAPE Yan Vieites, egresso de mestrado, é premiada durante a SCP Annual Conference pelo Society for Consumer Psychology, no início de março, na Califórnia.

O SCP é considerado uma das maiores conferências de marketing no mundo. Esta é a primeira vez que um estudante de instituição da América Latina conquista o prêmio de melhor paper no tema da conferência, distribuído anualmente para reconhecer e estimular o trabalho de pesquisa sobre a psicologia do consumidor.

A pesquisa de Yan promove uma discussão sobre o comportamento de pessoas de diferentes classes em relação a contribuições para causas sociais. Segundo o estudo, cidadãos de maior poder aquisitivo tendem a direcionar suas contribuições a necessidades menos urgentes, como atividades esportivas e culturais, ao passo que pessoas com menos posses focam em causas mais urgentes, como o combate à fome.

Essa diferença no padrão de doação das classes sociais é explicada por um desnível na sensibilidade ao grau de urgência das causas. Por passarem ou testemunharem situações de escassez no acesso às necessidades básicas, as pessoas de baixa classe social se sensibilizam mais com causas consideradas urgentes. Em contrapartida, por viverem em contextos de relativa abundância, as pessoas de classe mais alta se sensibilizam menos com causas ligadas à fome e à falta de abrigo, por exemplo.

Ao falar sobre a importância do doutorado na conquista da premiação, Yan Vieites ressalta que “ter feito o doutorado na FGV EBAPE foi essencial para que eu pudesse conquistar esse prêmio. No programa tive a oportunidade de trabalhar ao lado de pesquisadores extremamente competentes e dedicados, que sempre me forneceram meios para que eu pudesse desenvolver as minhas potencialidades. O foco em metodologia e o rigor teórico me permitiram elaborar projetos de pesquisa que foram não só aceitos, mas também reconhecidos em importantes conferências internacionais.

Acredito que o foco na internacionalização é, em si, um diferencial da FGV EBAPE. Ao se espelhar nos parâmetros internacionais de pesquisa para estabelecer os padrões internos de qualidade, a FGV EBAPE prepara os seus alunos para um ambiente exponencialmente mais competitivo. Sou grato à Escola como um todo e aos meus mentores e professores da FGV EBAPE, Eduardo Andrade e Rafael Goldszmidt, por terem me oferecido tanto apoio ao longo da minha trajetória acadêmica”.

Em outubro de 2019, o estudo de Vieites foi premiado pela Fundação ACR/Sheth, durante o ACR Conference, realizado em Atlanta.

O SCP Annual Conferente e ACR Conference são duas das três mais importantes conferências em Marketing no mundo, voltadas para a área de Comportamento do Consumidor.

A Rede Alumni EBAPE parabeniza seu egresso por mais essa conquista para sua carreira e para todo a comunidade acadêmica e ebapeana.

O Mestrado Acadêmico da EBAPE oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciados aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins. O Mestrado Acadêmico é ministrado todo em Inglês. Portanto, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma.

O Doutorado em Administração da EBAPE tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno.

Para mais informações sobre o Mestrado Acadêmico e o Doutorado, acesse  http://ebape.fgv.br/programas/msc-phd/programa/apresentacao