Doutora pela Ebape, Juliana Mansur, recebe o prêmio Globe Robert J. House Best Research Paper Award

sex, 11/05/2018

O artigo “Shades of Paternalistic Leadership Across Cultures” produzido pela professora da FGV EBAPE, egressa do doutorado, Juliana Mansur, que contou com a orientação do professor Filipe Sobral e a participação do professor Rafael Goldszmidt, recebeu o prêmio de Melhor Artigo (Best Paper) no 2017 Globe Robert J. House Best Research Paper Award, prêmio internacional concedido a pesquisas desenvolvidas com base nos dados do Projeto GLOBE – Global Leadership & Organizational Behavior Effectiveness.

A pesquisa mostra que a Liderança Paternalista não é endossada universalmente ou de forma homogênea pelas mais de 59 sociedades analisadas, mas que diferentes padrões de endosso dão origem a tons idiossincráticos de Paternalismo. O artigo aponta ainda que esses diferentes tons de liderança – que variam entre o Paternalismo Benevolente e o Paternalismo Explorador – podem ter sua aceitação e efetividade compreendidas por meio das orientações culturais dominantes em cada uma das sociedades.

O estudo foi escolhido por um comitê formado por renomados pesquisadores da área, como Neal M. Ashkanasy (Presidente do Comitê), professor de Management da Universidade de Queensland (Austrália); Paul Hanges, professor de Psicologia Organizacional da Universidade de Maryland, (EUA); e Peter W. Dorfman, ex-Presidente do Projeto Globe e professor emérito da Universidade Estadual de Novo México (EUA).

O artigo publicado em 2017 no Journal of World Business pode ser lido na íntegra pelo link https://goo.gl/DYfBsb

Doutorado em Administração da Ebape tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno.

Mestrado Acadêmico da EBAPE oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciados aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins. O Mestrado Acadêmico é ministrado todo em Inglês. Portanto, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma

Para mais informações e inscrições, acesse aqui.