Disciplinas nos programas de Mestrado em Gestão Empresaria (MEX) e Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP e MAP Intensivo) estão abertas para a Rede Alumni até 22 de março – inscreva-se!

sex, 01/03/2024
Fabiane Bastos

A Rede Alumni da FGV EBAPE oferecerá disciplinas aos alumni dos mestrados e doutorado durante o 2º trimestre de 2024 nos programas Mestrando em Gestão Empresarial (MEX) e Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP e MAP Intensivo).

As disciplinas Antropologia do Consumo, ministrada pela professora Carmen Migueles, Comportamento e Cultura nas Organizações, ministrada pelo professor Marco Tulio Zanini e Gestão da Carreira e Empregabilidade, ministrada pela professora Lucia Oliveira, do MEX serão ofertadas, além das disciplinas Métodos Qualitativos, ministrada pela professora Yuna Fontoura no MAP Intensivo, e Organizações, Diversidade e Relações de Trabalho, ministrada pelo professor Hélio Arthur Reis Irigaray no MAP.

Confira abaixo mais informações sobre as disciplinas e os links para inscrição:

Curso Antropologia do Consumo
Docente Carmen Migueles
Horários Noturno / segunda-feira
Ementa A disciplina tem por objetivo introduzir os alunos a uma abordagem analítica e investigativa que concebe o fenômeno do consumo como uma construção cultural. A discussão gira em torno das principais ferramentas conceituais da observação cultural sobre o consumo, exercitando, ao mesmo tempo, o debate sobre a criação de identidades, grupos e contextos sociais e históricos nos quais o consumo se inscreve. A contribuição da perspectiva antropológica para a atividade da pesquisa sobre o consumo será trabalhada a partir dos conceitos-chave que essa disciplina oferece. O curso visa capacitar os alunos a desenvolverem um olhar aprofundado, crítico e relativista sobre o consumo e suas manifestações.

Curso Comportamento e Cultura nas Organizações
Docente Marco Tulio Zanini
Horários Noturno / terça-feira
Ementa Fundamentos do Comportamento Organizacional; Evolução histórica do Comportamento Organizacional e Gestão Estratégica de RH: do enfoque tático ao estratégico; abordagem estratégica à gestão de RH; as funções de recursos humanos – a visão sistêmica; Modelo integrado de planejamento organizacional e de recursos humanos; Liderança e Gestão; Conceitos de excelência em gestão empresarial; A gestão dos ativos intangíveis organizacionais; Modelos de gestão estratégica de pessoas e equipes de Alta Performance; Diversidade e Sustentabilidade organizacional.

Curso Gestão da Carreira e Empregabilidade
Docente Lucia Oliveira
Horários Noturno / quinta-feira
Ementa Transformações no mundo do trabalho. Contrato psicológico. O trabalho e seus significados. Carreira tradicional e novos modelos de carreira. Empregabilidade e suas dimensões. Gestão organizacional da carreira e autogestão da carreira. Desenvolvimento de carreira e a carreira gerencial. Satisfação e sucesso na carreira. Equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional.

Curso Métodos Qualitativos
Docente Yuna Fontoura
Programa Mestrado Profissional em Administração Pública Intensivo (MAP)
Aulas 09 e 10/05/2024;  17, 18 e 19/06/2024
Horários 09h - 12h | 14h - 17h
Ementa O lugar dos métodos qualitativos de investigação na construção de conhecimento. A natureza e características da pesquisa qualitativa. Qualidade e quantidade de dados. Um modelo interpretativo de análise. Métodos e instrumentos de coleta e análise qualitativa. A produção de sentido a partir dos dados. A escrita do documento.

Curso Organizações, Diversidade e Relações de Trabalho
Docente Hélio Arthur Reis Irigaray
Programa Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP)
Aulas 29/04 a 28/06/2024
Horários 18h30 às 21h45 | quarta-feira
Ementa Como a heterogeneidade da força de trabalho impacta no ambiente e nas relações de trabalho. Políticas de diversidade de gênero, etnias, deficiências e orientações sexuais. Múltiplas identidades e gestão de carreira. Novas configurações das relações de trabalho. Liderança e Desenvolvimento Gerencial. Prazer e Sofrimento no Trabalho. Sentidos e significados do trabalho. Prazer e realização no trabalho. Sofrimento no trabalho. Trabalho, Gestão e Subjetividade. Gestão de Pessoas, Relações de Trabalho e Comportamento Organizacional.

Investimento com desconto exclusivo para Alumni FGV EBAPE

O valor do curso é de R$ 3.024,86, com a opção de parcelar em 3 x de R$ 1.008,28.

Para se matricular na disciplina é necessário ser alumni de mestrado ou doutorado e possuir a carteirinha Alumni FGV EBAPE ativa. Clique aqui para solicitar a carteirinha.

As disciplinas estão sujeitas ao quórum mínimo de inscritos.

Cronograma (2º trimestre):

Período de inscrição – Rede Alumni 04 a 22/03/2024

Para mais informações, envie e-mail para alumni.ebape@fgv.br