COP 28: artigo de egressa da FGV EBAPE é selecionado para apresentação em Dubai

sex, 05/01/2024
Português, Brasil
Fabiana Zveiter

Conferência é o principal fórum de debate mundial sobre as mudanças climáticas. 

O artigo O povo indígena e sua luta contra a vulnerabilidade na região amazônica, escrito por Andrea Martucelli, alumna do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública, foi selecionado para apresentação em uma das mesas de discussões temáticas da COP 28, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, entre os meses de novembro e dezembro de 2023.  

O artigo de Andrea fala sobre a crise humanitária e de saúde enfrentada pela população Yanomami na Amazônia, incluindo mineração ilegal, doenças como malária e Covid-19 e contaminação por mercúrio na água dos rios, causadora da morte de 22 crianças. Além disso, o estudo analisou também as atividades de grupos criminosos, como o Primeiro Comando da Capital (PCC).  

Segundo o professor Fabricio Stocker, orientador da pesquisa, a seleção do artigo para apresentação na COP 28 é um testemunho da qualidade e relevância da pesquisa realizada durante o mestrado na FGV EBAPE: "A conquista não apenas destaca a excelência acadêmica da egressa, mas também reflete positivamente sobre o comprometimento com pesquisas cujo impacto social podem alcançar diferentes públicos", explica o professor.  

Metodologia de pesquisa abrangente e eticamente sensível  

O artigo de Andrea Martucelli levanta questionamentos fundamentais, como a necessidade de fiscalização e combate às atividades ilegais na região, e a garantia do acesso aos cuidados de saúde, segurança e bem-estar da população.  

A coleta de campo foi realizada com acompanhamento de técnicos indigenistas especializados da FUNAI. Durante todo o trabalho, a abordagem da equipe de pesquisa às comunidades Yanomamis foram feitas de maneira respeitosa, culturalmente apropriada e bem informada. Além disso, os dados coletados foram validados por representantes indígenas, tanto para verificar sua precisão quanto para assegurar que as interpretações e análises feitas respeitassem as perspectivas culturais e as vozes das comunidades Yanomamis. 

"Isso incluiu a realização de entrevistas, observações participativas e aplicação de métodos que levassem em consideração a cosmovisão e as práticas específicas dos Yanomamis", sinaliza Fabricio. 

Conferência é o principal fórum de debate mundial sobre as mudanças climáticas.