Como anda a confiança no governo e em outros segmentos?

qui, 10/03/2016
Português, Brasil

Com aproximadamente 33 mil entrevistas, pesquisa aplicada todos os anos em 28 países mede o nível de confiança das sociedades em quatro segmentos: empresas, governo, ONGs e mídia. Os resultados brasileiros da Pesquisa Global Trust Barometer foram apresentados na FGV pelo CEO da Edelman Significa - agência de comunicação integrada, responsável pela pesquisa, Yacoff Sarkovas.

Especialista no tema confiança e liderança em grandes empresas, o ex-aluno e professor da Ebape, Prof. Marco Tulio Zanini, abriu o evento com uma palestra sobre o tema. Após sua palestra intitulada “O Valor da Confiança”, o Prof. Marco Tulio comentou: “A economia está baseada na confiança que as pessoas possuem nas instituições do pais. Este ano, a pesquisa revela uma mudança importante na expectativa do público informado sobre o comportamento dos CEOs. Ao mesmo tempo em que cresceu significativamente a expectativa geral sobre a atuação destes líderes empresariais, houve uma mudança notável da relevância das questões a serem endereçadas: da eficiência operacional e retornos financeiros para a expectativa de padrões éticos superiores do comportamento dos executivos e regras de compliance nas empresas. Certamente, essa mudança reflete a crise nas relações entre governo e empresas, que está em curso no pais. ”  

______________

O Prof. Marco Tulio Zanini é membro do corpo docente do Mestrado Executivo em Gestão Empresarial (MEX) e Coordenador do Programa Corporate International Master’s (CIM) realizado pela FGV Ebape em parceria com a Georgetown University, nos Estados Unidos, onde é professor visitante. Entre os livros publicados pelo Prof. Marco Tulio destacamos “Confiança” e “Liderança Baseada em Valores”.