CEO da Origem Energia e alumnus, Luiz Felipe Coutinho, compartilha sua trajetória profissional em entrevista para a Rede Alumni

qua, 02/08/2023

Com mais de 15 anos de experiência em gestão, e intensa dedicação ao setor de gás e energia, o fundador e CEO da Origem Energia - uma das principais empresas do onshore brasileiro, e também alumnus da Graduação da FGV EBAPE, Luiz Felipe Coutinho, convidado recentemente para conduzir palestra para discentes da FGV, em entrevista para a Rede Alumni fala sobre a importância da Escola em sua vida pessoal e profissional, bem como destaca os principais aprendizados e conquistas ao longo de sua trajetória.

Quais contribuições o curso de graduação da FGV EBAPE trouxe para a sua carreira?

A Graduação em Administração na FGV EBAPE foi fundamental para minha carreira. Quando tomei a decisão de ingressar na EBAPE, era um momento único, pois a Escola estava retornando após cinco décadas fechada. Essa escolha representou uma aposta na marca da FGV e na qualidade de ensino que ela sempre proporcionou. Isso se refletiu em um ensino de referência pautado em um nível de dificuldade de mestrado, em razão do  tempo de adaptação dos professores a nova realidade da graduação, e que me ensinou antes de tudo a pensar de forma crítica,  e essa é a base para qualquer desenvolvimento profissional.

Fale um pouco sobre a sua trajetória profissional e conquistas ao longo dos anos?

Há mais de 15 anos tenho atuado como gestor, na maior parte do tempo, com foco em investimentos. Minha trajetória profissional tem sido marcada por uma dedicação intensa ao setor de gás e energia, pensando o Brasil através de modelos de negócios estruturados em países como Japão, Indonésia, Estados Unidos e Europa. A experiência, aliada ao espírito empreendedor, me impulsionaram rumo ao desenvolvimento do empreendimento que é hoje a Origem Energia - uma das principais empresas do onshore brasileiro, voltada para soluções integradas de energia e infraestrutura para apoiar na segurança e na transição da matriz energética brasileira. Atualmente, além de sócio-fundador, ocupo as posições de conselheiro, presidente e diretor de relações com investidores. No setor de energia, participo ativamente do conselho de administração de E&P do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP). Minhas conquistas foram e têm sido fruto de trabalho árduo, liderança, visão estratégica e capacidade de adaptação às mudanças do mercado.

O que representa o retorno à Escola, compartilhando seus conhecimentos com discentes da graduação?

Foi um momento ímpar, a possibilidade de compartilhar, um pouco sobre a trajetória da Origem Energia, com estudantes da graduação sentados no mesmo lugar que há 15 anos eu, enquanto estudante, ocupei. Houve uma troca rica sobre empreendedorismo, valores, propósito, excelência, mas, acima de tudo, sobre as relações genuínas que podem ser transformacionais. Temas que norteiam o nosso trabalho na companhia. Dividir um pouco com eles o orgulho que sinto ao relembrar que, em 2017, lá no início da Origem, éramos 30 funcionários e hoje somos mil que, literalmente, vestem a camisa da empresa e compartilham os mesmos valores consolidados na fundação. A única forma de manter esta coesão é liderar pelo exemplo. Agradeço novamente, ao Fabrício Dantas e a todos da FGV, pela oportunidade de trazer um pouco da minha história e da Origem Energia para essas mentes que estão sendo construídas em torno do ensino de excelência. Saio esperançoso que a nossa história possa inspirar novas histórias que transformem o Brasil.

Quais conselhos pode dar para quem deseja trilhar uma carreira promissora?

Aprenda a pensar, leia acima da média bebendo de fontes que as melhores cabeças bebem, compreenda o seu propósito, aquilo que te move e a partir de então trabalhe e confie. Nenhum objetivo é inalcançável com o plano certo e as pessoas certas.

Desenvolva a cultura que motiva você e seu time, e solidifique os valores que os move e não abra mão deles nunca. Lidere pelo exemplo, pois com as pessoas certas, nos lugares certos, as coisas acontecerão.

O curso de Graduação da Ebape, complementado por diversos projetos de consultoria assistidos pelos professores, é voltado para a prática profissional, o que confere uma excelente formação aos alunos que poderão atuar, com excelência, em empresas públicas e privadas. O aluno conta com a coordenação de estágios, que tem parcerias com diversas organizações, facilitando ainda mais a sua entrada no mercado de trabalho. O processo seletivo para o vestibular está com inscrições abertas até o dia 20 de outubro. Para mais informações, acesse https://ebape.fgv.br/cursos/graduacao/graduacao-em-administracao