Cadernos Ebape tem edição especial em homenagem ao centenário de Guerreiro Ramos

ter, 08/09/2015
Português, Brasil

Periódico online com foco em Administração, Cadernos EBAPE.BR elaborou uma edição especial para o mês de setembro. A revista, da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV/EBAPE), reverenciará o centenário de Alberto Guerreiro Ramos, ex-professor da escola e intelectual ilustre do campo de Administração. Sua obra mais conhecida é  "A Sociologia das Organizações".

A coletânea de artigos que guarnece a presente edição da revista pretende repor parte do legado deixado por este sociólogo e grande pensador brasileiro. 

A apresentação redigida por Bianor Scelza Cavalcanti, “100 anos de jornada: a rica trajetória intelectual de Alberto Guerreiro Ramos” evidencia a triunfante trajetória intelectual de Guerreiro Ramos (1915-1982) e as suas honrosas premiações internacionais.

O artigo “História dos intelectuais no Terceiro Mundo: Reflexões a partir do caso de Guerreiro Ramos”, de João Marcelo E. Maia (FGV/CPDOC), abre a edição. O objetivo deste trabalho é discutir a questão dos intelectuais no Terceiro Mundo partindo da hipótese de que a bibliografia sobre intelectuais é excessivamente eurocêntrica e que é possível superar tal problema com a análise empírica de intelectuais periféricos.

Já “Cor, intelectuais e nação na sociologia de Guerreiro Ramos”, de Marcos Chor Maio (Fundação Oswaldo Cruz), pretende analisar os estudos sociológicos de Guerreiro Ramos sobre as relações raciais no Brasil durante seu engajamento no Teatro Experimental Negro, que abordam não apenas o ambiente intelectual, mas também revelam os impactos dessas investigações na prática das ciências sociais no país. 

“O conceito de ‘comunidade humana universal’ na obra de Guerreiro Ramos”, de Elio Chaves Flores (Universidade Federal da Paraíba), busca compreender o conceito de “comunidade humana universal” abordando a questão por meio de três dimensões comparativas que atravessam a obra sociológica de Guerreiro Ramos: a nacionalidade e o humano universal; a gestão do humano e o mundo do trabalho; e a ciência social e a vida humana associada. 

Enquanto isso, Américo Freire (FGV/CPDOC) em seu artigo “O social-trabalhismo do deputado federal Guerreiro Ramos” analisa a atuação do sociólogo como deputado federal na conjuntura crítica que antecedeu o golpe de 1964. No estudo, são destacados três aspectos: seu projeto de reformulação do Partido Trabalhista Brasileiro; suas concepções em defesa do socialismo democrático; e suas críticas frontais às direitas e ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). 

Além desses, a revista conta ainda com os artigos “’Assimilação Crítica’ and research on the periphery” de Gaylord George Candler (University of North Florida); “A razão d’A Nova Ciência das Organizações”, de Ariston Azevedo e Renata Ovenhausen (ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul); e “Pressupostos, Fundamentos Teóricos e Legado do Curso de Mestrado em Planejamento Governamental Desenvolvido por Alberto Guerreiro Ramos”, de José Francisco Salm (Universidade Federal de Santa Catarina). 

Finalizando, na seção “Relatos”, há um documento sobre o Seminário Internacional “Guerreiro Ramos 2014 – O Legado de uma Dupla Cidadania Acadêmica”, coordenado pelo professor Fernando Guilherme Tenório (FGV/EBAPE) e promovido pela Fundação Getulio Vargas, como parte integrante das comemorações dos 70 anos da Instituição. 

O Cadernos EBAPE.BR é uma revista online trimestral lançada em 2003 com objetivo promover o debate de temas relevantes na Administração. Atualmente foi classificada como A2 na sua principal área – Administração, Ciências Contábeis e Turismo referente à avaliação do quadriênio 2013-2016 pelo Comitê e Diretoria de Avaliação da CAPES.

A linha editorial do periódico está baseada em perspectivas interdisciplinares e críticas, almejando a constituição de um espaço de livre acesso para o debate acadêmico por meio da publicação de ensaios teóricos relacionados à área de Administração para um público-alvo formado por professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais no Brasil e no exterior.